Iniciante

Atual cenário da Leitura no Brasil

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Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante a todos, o direito a democratização e desenvolvimento da leitura e ao bem- estar social. Conquanto, é notório que, a relação com que a sociedade brasileira tem com a literatura e leitura, mostra que não ocorre o desenvolvimento do mesmo, impossibilitando então, que esta parcela da população desfrute deste direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é o fator principal no Desenvolvimento de País. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na taxa baixa com relação aos desdobramento da leitura de livros, artigos e outros meios da literatura. Segundo o Instituto Pró- livro, o Brasil em 2011, consta que os Brasileiros lê apenas “1,8” de algum tipo de livro por ano. Diante do exporto é notório ainda que o país ocupa a vigésima oitava posição mundial, com relação ao desenvolvimento da leitura na sociedade, sendo constatado pelos dados que não é uma atividade praticada por estudantes ou crianças que estão iniciando sua vida estudantil.
Faz-se mister ainda, salientar que segundo a mesma pesquisa, foi mostrado que ocorreu o aumento da prática do uso das redes sociais, por exemplo sendo então como impulsionador da troca de livros por celulares e computadores. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações politicas e econômicas é a característica da “modernidade liquida” vivida no seculo XXI. Diante de tal contexto, foi-se ainda comparado que em 2007 para 2011 a leitura apresentou uma baixa de 35% para 28% como forma de lazer.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem a construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Tribunal de contas da União direcione capital, que por intermédio do Ministério da educação, será revertido da criação de um plano de comunicação por meio de propagandas e ações comunitárias, através dos veículos governamentais, postos de saúde e convívio comunitário, Centro Regionais de Assistência Social (CRAS), como o objetivo de intensificar a doação de livros e a leitura, visando os benefícios que proporciona com o hábito. Dessa forma, podendo ser superado a má relação no qual a sociedade brasileira tem com a leitura.

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2 Correções

  1. Bom dia Jacieli, vou (tentar) corrgir sua redação por parágrafos
    P1: Sua introdução apresentou bem o tema, mas fiquei um pouco confusa quanto as vírgulas, tem duas em específico que estão erradas em “…Direitos Humanos, garante a todos, o direito a democratização…) e deveria ser “Direitos Humanos garante a todos o direito a democratização”. Também tive dúvidas quanto á retomada ” esta parcela da população”, pois deixa o leitor confuso sem saber exatamente a quem você se refere, visto que (acredito eu) se referia á “sociedade brasileira”, que não apresenta ideia de ser apenas uma parcela da população. Cuidado com as vírgulas e retomadas (estas tem que estar explícito a quem está se referindo).
    P2- Está escrito “aos desdobramento”, deveria ser “aos desdobramentos”. Houve a apresentação e defesa do seu ponto de vista no tópico frasal (primeira frase), o que é uma coisa que te daria pontos. Mas há uma frase que contém mais de um erro de concordância mais adiante: “Segundo o Instituto Pró- livro, o Brasil em 2011, consta que os Brasileiros lê apenas “1,8” de algum tipo de livro por ano.”, a palavra “consta” aparenta estar relacionada à “instituto”, mas devido à quebra que se fez com as vírgulas, o trecho ficou bem confuso. Também há o erro de concordância “lê” se referindo aos “brasileiros” (que está em letra maiúscula, quando não deveria), sendo assim deveria ser “leem” (no plural, e não no singular). Outro erro de ambiguidade é quando se fala “o Brasil em 2011” e depois se fala “consta que os brasileiros leem”, deixando o leitor confuso, pois a marca temporal sugere que a pesquisa vale para 2011, mas logo depois você afirma coisas no presente. Isso deixa dúvidas se o tempo verbal que você usou está errado ou se apenas não deveria ter colocado o “em 2011”. O período correto deveria ser (exemplo): “Segundo o Instituto Pró- livro (pesquisa feita em 2011), no Brasil, consta-se que os brasileiros leem apenas 1,8 de algum tipo de livro por ano.”
    P3- O terceiro parágrafo de desenvolvimento apresenta alguns erros. A frase “por exemplo sendo então como impulsionador da troca de livros por celulares e computadores. ” está errada, o “Por exemplo” não fez sentido com o todo, e a palavra “impulsionador” instiga o leitor a saber quem é este impulsionador que faz o fenômeno da troca de livros pela tecnologia acontecer, e você não explicita bem quem é. Deveria ser ” sendo então o impulsionador…” ou “por sendo então como impulsionador da troca de livros os celulares e computadores. “. Há também o erro de você não ter feito ligação da frase de Bauman com o tema. Só colocar a frase sem correlacioná-la com o tema a faria perder pontos.
    P4- Outro erro de concordância, na frase “será revertido da criação de um plano de comunicação”, quando deveria ser “será revertido à criação de um plano de comunicação”. Seu parágrafo ficou bom e sua proposta de intervenção também.
    Notas:
    C1- 120 pontos; (muitos erros da norma culta)
    C2- 160 pontos (fez alusões e não fugiu ao tema, mas as alusões não foram devidamente relacionadas ao tema).
    C3- 120 (não houve ligação clara entre os parágrafos, houve erros nos argumentos que os deixam confusos e o excesso deles sem um desenvolvimento maior também foi prejudicial.)
    C4- 160 (Houve alguns erros de retomadas e poucos elementos conectivos entre os períodos)
    c5- 200 (ótimo! parabéns!)
    Total: 760
    Dicas: Estude o uso da vírgula, da crase e do plural e singular. Estude também os conectivos e pronomes de ligação.
    Você vai longe, acredite em você e que Deus te abençoe pra você conquistar seus sonhos, beijosss

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  2. Irei corrigir sua redação de acordo com as competências do ENEM.
    Comentários:
    C1: Na 1ª linha do 1º parágrafo você colocou vírgula após “humanos”, isso não deve acontecer haja vista que separa o sujeito com vírgula do restante da oração, assim como deve retirar a vírgula após a palavra “todos” para não interromper o fluxo de leitura. “a democratização” deve ter o “a” com acento indicativo de crase, visto que a palavra “democratização” configura o gênero feminino. Nunca use “o mesmo” para se referir a algum termo citado antes, pois esse uso geralmente não soa bem. Atenção quanto ao uso dos pronomes “desse” e “deste”, pesquise um pouco sobre o uso correto dessas palavras. “baixa taxa”. “a construção” deve ter o “a” craseado.
    C2: você soube compreender a proposta de redação e desenvolveu o tema com eficiência, além de recorrer a outras fontes de conhecimento. Entretanto, deve-se atentar à modalidade do texto dissertativo-argumentativo no que tange à marca de autoria, não podendo apenas colocar informações sem discuti-las plenamente.
    C3: o texto apresentou informações relevantes, além inseri-las de forma a manter o desenvolvimento dentro do contexto estabelecido.
    C4: No texto, não foram utilizados tantos recursos coesivos como seria a forma adequada. Esses recursos podem ser, por exemplo, “contudo, porém, no entanto, além disso, ademais, outrossim, destarte, logo etc.” utilizados tanto entre parágrafos quanto dentro dos próprios parágrafos.
    C5: A proposta de intervenção apresenta todos os elementos necessários (Agente, ação, meio/modo, detalhamento, finalidade).
    Notas por competência:
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 200
    C4: 120
    C5: 200
    Nota final: 800

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