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TEMA: Consumo e sustentabilidade: como evitar o desequilíbrio?

 

No filme “Clube da luta”, o corpo social recebe críticas sobre comportamentos egoístas e superficiais que caracterizam o modelo consumista. Como dito pelo protagonista, vivemos em um ambiente descartável, no qual tudo é efêmero, até as  amizades são descartáveis. Não longe da ficção, percebem-se aspectos semelhantes no que tange à questão do desequilíbrio existente entre o alto consumo e a baixa sustentabilidade. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a falta de responsabilidade social, bem como a influência midiática.

 

Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução, a ausência de responsabilidade social. Nessa lógica, o imperativo categórico de Kant, preconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. No entanto, no que tange à questão do desequilíbrio no consumo, há uma lacuna no dever moral quanto ao exercício da sustentabilidade, contribuindo para desequilíbrios nas esferas ambientais, seja na biosfera, atmosfera ou nos solos. Dessa maneira, as raízes e os frutos dessa problemática persistem.

 

Ademais, outro ponto relevante é a influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo opressão. Nessa perspectiva, pode -se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema. Isso, acontece através da “mão invisível”, conceito de Adam Smith, no qual as propagandas divulgam mensagens subconscientes para a população com o intuito de induzir, exacerbadamente, um possível consumo. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura de forma urgente.

 

Destarte, com o intuito de mitigar os efeitos do desequilíbrio consumista, necessita-se, urgentemente, que as mídias audiovisuais em parceria com as instituições ambientais mundiais concretizem o ensinamento de pessoas através de palestras “online”,  nas quais serão ministrados conteúdos sobre sustentabilidade e reciclagem, visando despertar a prática da responsabilidade individual e coletiva,  e posteriormente, diminuir os impactos ambientais em âmbito mundial. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo desse problema e a sociedade do descartável só permanecerá na distopia do filme.

 

Agradeço sua correção!!!!

 

:))

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3 Correções

  1. muito boa sua redação, assim como as demais que você escreve!!!
    A introdução está correta, sabe usar bem os conectivos!!
    C1: 200, sabe usar muito bem as palavras e conectivos na hora certa.
    C2:200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200
    continue praticando, a prática leva a perfeição, boas alusões colocou no texto, enfim ótima redação!!!

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  2. ●Introdução:
    •Ficaria melhor um “e” entre as duas teses.
    •”ate as amizades” não seria tão relevante colocar, já que não entra no tema, mas foi bom que deu um pouco de intensidade no problema criticado no repertório.
    Não é nada que faça você perder ponto, só observações mesmo, sua introdução está ótima.
    ●D1 (falta de responsabilidade social)
    •No d1 você não argumentou em torno da sua causa, você argumentou mais sobre o tema em si. E mesmo argumentando em torno do tema, a argumentação foi fraca, pois parece que voce procurou mais encaixar as palavras do que usar elas para se expressar.
    ●D2 (influência midiática)
    •”Mecanismo opressão” creio que tá errado
    ●Conclusão
    Tá ótima
    Pontuação: C1:200 (não tirei ponto de alguns erros pois não foram constantes e pq foram pouquíssimos)
    C2:200
    C3:160 – Acredito que poderia perder mais, por não ter argumentado diretamente sobre a causa1 no D1, pq quando acontece um erro assim, vc perde uma boa parte do parágrafo.
    C4:200
    C5:200
    Nota : 960
    Observação: pra ler teu texto tive que ler com um dicionário em mãos kkkkklkk. Parece que você está escrevendo para um juiz.Porém, se você escreve assim normalmente não há problemas, mas se não, não precisa escrever nesse nível, você só vai tá dificultando a leitura do corretor. Quanto mais fácil de entender a leitura, melhor vai ser. No entanto, se essa for sua escrita natural não precisa mudar.
    Parabéns pelo texto!!!

    • 1
  3. oiee!!!
    sua redação está muito boa, noto apenas uma leve dificuldade em compreender o final de alguns periódos do texto
    seguem as notas segundo a correção da banca do Enem,segundo minha pespectiva
    C1;160 pontos
    C2:160 pontos
    C3:180 pontos
    C4:180 pontos
    C5:180 pontos
    TOTAL:860 pontos
    espero ter ajudado !!!!!

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