TEMA: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
.
.
.
Machado de Assis, em sua fase realista, despiu a sociedade brasileira ao tecer críticas sobre comportamentos egoístas e superficiais que caracterizam essa nação. Não longe da ficção, percebem-se aspectos semelhantes no que tange à questão da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a falta de incentivos governamentais, bem como a ausência de inclusão para deficientes físicos.
Sob esse viés, conforme a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), o Brasil ocupa a oitava posição na economia mundial. Portanto, seria racional acreditar que ele possui uma organização e divisão equitativa de capital entre os membros sociais. Contudo, é justamente o oposto, como resultado desse contraste observa-se a precariedade de incentivos governamentais na propagação cultural por meio das mídias audiovisuais,nesse sentido, é possível inferir os baixos índices na visitação de cinemas pela população de baixa renda como exemplo dessa negligência.
Outro ponto relevante, é a ausência de atributos para inclusão de deficientes físicos dentro dos cinemas. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que devido à falta de atuação das autoridades, não só na garantia dos direitos dessa parcela populacional, como também em fiscalizar esses locais em busca de acessibilidade, o acesso desse público para as salas de cinema é gravemente prejudicado. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Destarte, com o intuito de mitigar os efeitos de cinemas antidemocráticos no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Ministério da Cidadania, em parceria com as instituições de arte e cultura, concretize a profissionalização de pessoas através de cursos de especialização “online”, nos quais serão ministradas aulas sobre linguagens de sinais e braille, visando capacitar esses indivíduos e posteriormente, atender de maneira acessível o público. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo desse problema e o individualismo só permanecerá na literatura de Machado de Assis.
Agradeço sua correção! :))
alineps
Olá, tudo bem? :))) Em primeiro lugar parabéns pelo seu texto, você escreveu muito bem. Então aqui algumas observações que eu pude fazer:
*Sua introdução ficou muito boa, apenas senti falta de uma problematização: me deixe claro que o tema é um problema.Acrescentaria na sua 2ª frase algo dizendo que essa questão de fato,é uma problemática.
*Algo que notei nos outros parágrafos, é que tem frases muito longas, por exemplo a sua ultima frase do D1, seria melhor dividi-la em duas. Frases muito longas fazem o leitor se perder no texto,e veja que acaba faltando elementos: seu parágrafo ficou sem fechamento.Sua ultima frase ainda é argumentação.
*Também não há tópico frasal, algo muito importante. No D1 você já inicia com a citação.
* No seu D2 você usa Pierre Bourdieu, e eu particularmente, AMO essa referência, mas notei que justamente pela frase seguinte estar muito longa, fica difícil compreender a sua contextualização.
*Sua proposta ficou muito boa, parabéns, eu só não consegui identificar a finalidade da ação: os profissionais vão ”atender de maneira acessível o público”, mas como exatamente isso vai contribuir para a democratização do cinema? tente deixar mais claro.
> Então, eu tentei ser breve kkkk, e mais uma vez parabéns, aqui uma média de notas que >eu< avaliaria:
C1 – 160
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 160
C5 – 160
Total: 760
é isso, espero ter te ajudado em algo, qualquer coisa pode comentar ou mandar mensagem.. Bons estudos :))
Daniel Barbosa
Bom dia!
Sua redação está perfeita.
Vi um erro falta de espaço mais creio que foi da digitação.
Uma observação, você deverá ser mais crítico nas conclusões dos parágrafos de desenvolvimento…
Sua conclusão ficou perfeita, só ficou faltando detalhar o agente.
C1 = 180
C2 = 180
C3 = 180
C4 = 180
C5 = 160 —————- NOTA: 880 pontos!
Jffgg
oi espero audar
introdução: ”Nesse contexto, torna-se evidente (como causas) a falta de incentivos governamentais, bem como a ausência de inclusão para deficientes físicos.” vc deveria ter colocado uma virgula depos dessas palavras para dar o sintido que vc queria.
.
Desenvolvimento 1: ”,nesse sentido” repetição de conectivos vc iria perde pontos na competência 4, tambem esse paragrafo ficou diicil, ja que vc falou no começo sobre economia. ”Portanto, seria racional acreditar que ele possui uma organização e divisão equitativa de capital entre os membros sociais.” seria bom se vc nessa frase coloca-se sobre o assunto: ”Portanto, seria racional acreditar que muitos tem acesso ao cinema”
.
Desenvolvimento 2: OK