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ASSEDIO SEXUAL NO BRASIL

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A lei de 10.224 de 15 de maio de 2001 define crime de importunação sexual como o de;” constranger alguém com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”, a mesma completou 20 anos em maio de 2021. Neste contexto, e evidente que mesmo com fonte que tem o intuito de proteger a vitima o Assedio no Brasil e um problema que continua  a persistir, quadro inadmissível, visto que maior parte das agredidas são mulheres . Diante disso,  e inaceitável que em pleno século XXI , com os antepassados de lutas por direitos a mesmas tenham os mesmos violados ,assim ,ações são primordiais para solucionar  o agravamento da questão ,que se dar em consequência das ideologias machistas e a desigualdade de gênero nos ambientes de trabalho.

 E necessário , destacar em primeira instancia que, a cultura machista e  passeada na ideia de submissão e obediência  da mulher ao homem , esta visão foi se ampliando de forma mais agressiva com tempo, contribuindo diretamente no aumento da problemática. Pensamento esse , que teve inicio deste o primórdio  da historia humana , na estratificação social  relacionado ao sexo do indivíduos, onde o sexo feminino nao tinha permissão de participar de outras atividades somente na manutenção do lar. Dessa maneira , esta ideia preconceituosa de obediência permanece ate hoje , fazendo com os indivíduos homens se achem no direito de violar a mulher, um grande exemplo disso são as abordagens abusivas nas ruas, por intermédio de aproximação física ou verbal. Diante o exposto , se faz substancial  ações que protejam a mesmas que passam por estas situações  constrangedoras.

Além disso, a desigualdade de gênero no meio profissional e um realidade que passa despercebida , sendo muitos casos de assedio são vivenciados  neste lugares pelo fato de pouco ser suspeitado. No filme ;” Cinquenta tons de cinza”, em uma das cenas destaca o cenário já citado , quando Anastasia Stelle e assediada pelo seu patrão Jack e logo em seguida ele tenta estupra-la. Desta forma , e visível que acontecimentos assim  são retratados diversas vezes pelas vitimas,  independindo as mesmas  evoluírem  no ramo profissional , portanto , medidas interventivas emergenciais e substancial para solucionar a questão.

Levando-se em consideração esses aspectos e notório que o Governo Federal decrete uma lei para puni severamente o assediador , causando certo medo ao opressor de ser punido. Ademias , cabe ao Ministério da Educação educar e conscientizar a população por meio de palestras e gincanas nas escolas trabalhando com os alunos e pais no combate dessa pratica , e importante também a divulgação dos órgão de apoio a mulher , para isso, e imprescindível o  o apoio dos programas de  televisão . Só assim a temática seria minimizada com foco que ,em um futuro próximo a liberdade feminina seja conquistada de vez.         

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5 Correções

  1. Olá, Suenia96!
    Vou organizar a correção por parágrafos e períodos, tudo bem?

    Parágrafo 1.

    Período 1:
    – O ponto e vírgula soa irregular nesse período, pois, o “de” antes dele nos passa uma ideia de explicação e “;” só é utilizado para explicações quando for acompanhado de enumerações;
    -Exemplo:
    – Lista de compras:
    – Banana;
    – Maçã;
    – Laranja.
    Compreende?
    – A concordância do primeiro período me pareceu irregular também, como se faltasse algo para integrar o “a mesma” na frase.

    Período 2:
    – Atente-se aos acentos agudos! O verbo ser possui acento no presente do indicativo (é), vítima e assédio também possuem;
    – Faltaram vírgulas em certas partes do período, como em “visto que”, por exemplo. A falta dessas vírgulas fazem o período muito grande e desagradável para a leitura. Observe como fica melhor:
    “Neste contexto, é evidente que mesmo com fonte que tem o intuito de proteger a vitima, o Assédio no Brasil é um problema que continua a persistir, quadro inadmissível, visto que, maior parte das agredidas são mulheres .”

    Período 3:
    – Novamente não há o acento no verbo ser;
    – Após “direitos” seria necessário uma vírgula para fechar a sua explicação;
    – No trecho “a mesmas tenham os mesmos violados” a concordância está errada, a violação aparenta se referir a direitos, logo, o artigo deveria ser masculino. A frase ficaria: os mesmos tenham sido violados;
    – “Assim” deveria vir após um ponto final, entre vírgulas o seu período ficou muito grande, e isso desconta pontos. Aproveitando esse tema, quero destacar que a vírgula não fica junta do segundo termo, pelo contrário, fica afastada dele e junto com o primeiro termo;
    – O verbo dar é irregular, portanto, não o use no infinitivo, ele deve ser conjugado. Neste caso ele ficaria como “dá”, no indicativo.

    Parágrafo 2.

    Período 1:
    – O verbo ser novamente!
    – Posicione melhor suas vírgulas no início, estude mais sobre como elas funcionam, ok?
    – Instância possui acento;
    – Passeada está fora do contexto, não seria baseada?
    – “Problemática” ficou incrível, mas seria interessante complementá-la. Soou vago demais.

    Período 2:
    – “Deste” não cabe nesse contexto, mas “desde” sim;
    – Estratificação torna o termo “relacionado” feminino, ou seja, se torna “relacionada”;
    – Faltou o acento de “não” e de “história”;
    – Vírgula antes de “somente”.

    Período 3
    – ” fazendo com os indivíduos homens se achem no direito de violar a mulher” falta algo nessa frase, vou deixar que pense sobre o que é;
    – Atenção com o posicionamento das vírgulas como disse anteriormente, e também com o uso desses conectivos, eles têm funções específicas e cada um deve ser usado num parágrafo – não é um sorteio.

    Parágrafo 3.

    Período 1:
    – “É uma realidade”, sua concordância foi errada, e novamente o verbo ser está sem acento;
    – “sendo muitos casos de assedio são vivenciados neste lugares pelo fato de pouco ser suspeitado”, por favor, se atente aos termos do que você escreve, eles precisam concordar. E, novamente, assédio é acentuado.

    Período 2:
    – Verbo ser no presente do indicativo;
    – Está certa do uso de “;” depois de filme?
    – Esse período ficou confuso em estrutura, há pontos a melhorar.

    Período 3
    – O verbo ser, mais uma vez;
    – “Independindo” não existe, o correto é impedindo;
    – “medidas interventivas emergenciais e substancial para solucionar a questão”, atenção para a concordância;
    – Atenção para os acentos!

    Parágrafo 4.

    Período 1:
    – Vírgula após aspectos, e ACENTO no verbo SER;
    – Notório não foi uma boa escolha, necessário se encaixaria melhor;
    – O verbo punir não está na forma verbal correta;
    – “causando certo medo o opressor de ser punido”, estruture melhor a conclusão do período.

    Período 2:
    – “Ademais”;
    – Prática possui acento, e o VERBO SER TAMBÉM;
    – ” educar e conscientizar a população por meio de palestras e gincanas nas escolas trabalhando com os alunos e pais no combate dessa pratica , e importante também a divulgação dos órgão de apoio a mulher , para isso, e imprescindível o o apoio dos programas de televisão “, nesse momento, um ponto final ajudaria a estruturar melhor, e, organizar suas ideias seria bom para tornar o período mais legível.

    Período 3:
    – Estruturar melhor, organize as ideias antes de escrever.

    Recomendações gerais:
    – Preste atenção na conjugação verbal e na acentuação das palavras. No ENEM, isso será avaliado;
    – Pense e faça rascunhos antes de escrever um texto completo, pense se a conjunção, preposição e até mesmo se o próprio termo está fazendo sentido para quem lê;
    – Recomendo que estude um pouco sobre os sinais de pontuação, e junte repertório sociocultural para tornar o texto mais rico e leve para leitura.

    Espero ter ajudado;
    Beijos.

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  2. Nota: 640
    INTRODUÇÃO
    – Leia redações nota 1000
    – Varias palavras sem acento
    – Você deu espaço demais em alguns pontos e vírgulas

    D1
    – Traga dados em seu texto
    – Varias palavras sem acento

    D2
    – Várias palavras com uma letra faltando ou sem acento
    – Muitos espaços em pontos e vírgulas

    CONCLUSÃO
    – Cuidado com o uso do conscientizar! Os órgãos devem agir e fazer a população mudar!
    – Palavras com escritas erradas
    – Deveria ser ”um futuro próximo à liberdade feminina”
    – Palavras sem acentos
    – Uma proposta boa
    D2
    CONCLUSÃO

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  3. Olá, bom dia!

    Competência 1 – Atende ao que é pedido e tem domínio sobre a norma culta, só deve se atentar mais quanto a pontuação das palavras, pois pode parecer algo simples mas que faz perder ponto.
    Pontuação: 160

    Competência 2 – Os repertórios são bons se tornam um pouco confusos no decorrer do parágrafo. Lembrando em se atentar a acentuação das palavras.
    Pontuação: 120

    Competência 3 – Tem uma ótima abordagem, mas precisa ser mais clara quando sua posição na argumentação.
    Pontuação: 120

    Competência 4 – Melhorando as demais competências a coesão da sua redação irá melhorar. Procure interligar os parágrafos trazendo o leitor chegar a uma conclusão lógica linear, sem dar muitas voltas ao objetivo do seu argumento.
    Pontuação: 100

    Competência 5 – Falta de conectivo no início do parágrafo, quanto as demais informações atende ao pedido da proposta de intervenção.
    Pontuação: 160

    Pntuação Final: 660

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  4. Olá, Suenia.
    CORREÇÃO PADRÃO ENEM
    C1: 120
    Encontrei muitos erros ortográficos, por exemplo, a falta da acentuação em “Neste contexto, e evidente”, ou seja, “Nesse contexto, é evidente”. Bom, tenha cuidado com esses casos, pois prejudicam bastante a competência um.
    Acho melhor não usar ponto e vírgula, então, use apenas vírgula
    C2: 200
    Eu achei seus repertórios um pouco confuso, embora tenha gostado da abordagem do repertório no desenvolvimento dois, pois ele é legítimo, pertinente e produtivo, por isso você fecha a competência dois. Parabéns.
    C3: 160
    Sua argumentação precisa ser melhorada, no entanto, você tem uma estrutura legal, apenas precisa ser mais clara no que vai dizer.
    C4: 120
    Sempre comece o os parágrafos com conectivos, por exemplo, D1 –> Diante desse cenário, D2 –> Ademais, Além disso, Outrossim ( percebi que você já iniciou esse parágrafo corretamente), Conclusão –> Portanto e Destarte. No mais diversifique seus conectivos dentro do texto, sempre coloque um conectivo depois do ponto final, mas percebi que você já está fazendo isso, então, continue.
    C5: 200
    Sua proposta de intervenção está completa, mas cuidado, pois alguns elementos não estão muito visíveis para o corretor, como o detalhamento.

    TOTAL: 800

    Enfim, continue praticando e tenho certeza que a cada texto feito haverá uma melhora significativa, espero ter ajudado.

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  5. Boa tarde, ótima redação. Não sou nenhuma especialista, mas tenho alguns pontos para destacar.
    Bom, as palavras inadmissível, inaceitável… Tornam o seu texto um pouco lírico.

    PRIMEIRA COMPETÊNCIA: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA: 120

    SEGUNDA COMPETÊNCIA: COMPREENDER A PROPOSTA: Vc trouxe alguns tópicos bons, mas se perdeu nos próprios pontos levantados: 160

    TERCEIRA COMPETÊNCIA: SELECIONAR, RELACIONAR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES EM DEFESA DE SEUS ARGUMENTOS: 120

    QUARTA COMPETÊNCIA: MECANISMOS LINGUÍSTICOS: 80

    QUINTA COMPETÊNCIA: ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO: 160

    TOTAL: 640

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