Assédio sexual em questão no Brasil

  • 1

      Na série “How I met your mother”, o personagem Barney constantemente faz “piadas” sobre o seu desejo de ver os seios de sua amiga Lily, a qual em tal situação sente-se profundamente constrangida e envergonhada. Paralelamente, o assédio sexual retratado ocorre com grande frequência no Brasil, podendo ser praticado por pessoas próximas ou até desconhecidos, causando enorme incômodo e desconforto às vítimas. Seguindo essa lógica, faz-se necessária a discussão acerca dos fatores permissores do empecilho na sociedade brasileira, destacando-se a ineficácia governamental e a inércia social.
     Em primeira análise, é imperativo destacar a falha do governo como fator colaborativo para o óbice. Nesse sentido, segundo o Contrato Social criado pelo filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado a garantia do bem estar a todos, tendo como objetivo principal a paz entre os individuos. Todavia, percebe-se a quebra do contrato postulado uma vez que não existem políticas públicas capazes de abolir tamanho problema social, tendo em vista que, apesar das leis impostas, 2 em cada 3 denúncias de assédio são impunes. Assim, torna-se nítida a incúria referente a solução do problema pelo órgão de instância máxima do país.
     Outrossim, é válida a menção da falta de mobilização do corpo civil como contribuinte para o estorvo. Nessa perspectiva, tem-se a popularização da música intitulada “Ai se eu te pego” do cantor brasileiro Michel Teló, na qual se conta a história de um homem que ao chegar em um ambiente festivo, começa a falar para uma mulher desconhecida: “Delícia, assim você me mata” com o objetivo de conquistá-la. Visando o ocorrido exposto, atitudes como a relatada na canção tanto quanto diversas outras com cunho de assédio, não são somente normalizadas mas também incentivadas por meio da aceitação concebida no âmbito musical e no corpo social uma vez que não há a problematização de tais impasses. Diante dessa realidade, necessita-se sanar essa entrave.
   Evidencia-se, então, a necessidade de reverter esse cenário. Para tanto, cabe ao Poder Legislativo junto ao Judiciário a reformulação e fiscalização das leis que abrangem o assédio sexual, com a finalidade de garantir as vítimas a punidade dos assediadores e assegura-no-las da não reiteração do ocorrido, garantindo à essas a segurança devida. Em segunda instância, é dever do Ministério da Educação, responsável pelo aprendizado juvenil, a implantação da obrigatoriedade escolar de lecionar acerca do assédio e como esse é um problema pertinente na sociedade,  a fim de promover uma discussão e conscientização sobre a problemática, revertendo-se essa realidade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua redação está MUITO bem estruturada, mostra que você compreendeu bem a ideia de um texto dissertativo argumentativo, assim sendo vou te listar coisas que você agora só precisará aparar as rebarbas para sua nota crescer ainda mais
    1- Sua gramática tem alguns deslizes e como são mais de 2, ou seja, já chamam atenção, inclusive na concordância. O corretor pode te tirar muita nota disso. (gramática também é um problema pra mim kkk)
    2- Diversificar seus argumentos de autoridade: No D1 você abre com uma frase do Albert Einstein, no entanto de nada tem haver com o seu tema proposto, isso é muito MUITO importante quando se estuda redação, suas autoridades tem que ser válida, você poderia ter citado nessa questão de abuso inúmeros pilares sejam filósofos(as), autores(as) (por exemplo: Hannah Arendt com a banalidade do mal, Clarissa Pinkola Estés….)
    3- Sua Conclusão está sem força, você não pode colocar o MEC ou palestras nas escolas em sua conclusão se no seu desenvolvimento você não trata sobre essa defasagem nas escolas entende? é preciso seguir uma lógica, se você tivesse trocado o MEC pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e colocado como aliado as secretarias estaduais faria mais sentido.
    Você escreve muito bem só precisa ajustar as pontinhas que vai dar 900+ de certeza, boa sorte!

    • 1
  2. parabéns pela redação. Gostei bastante dos argumentos e da forma que se posicionou, assim como sua proposta de intervenção que citou agentes importante e por fim queria apenas corrigir o pequeno erro que consegui observar na introdução na palavra “seus” que corretamente ficaria “seios”. Também gostei da forma que mostrou saber o uso da forma culta

    • 1
  3. Ficou impecável a sua redação, porém, houve um erro ortográfico na sua introdução na palavra “seios” que foi escrita incorretamente.
    O desenvolvimento ficou explicativo em relação as causas é consequência e sua citação sobre Thomas hobbes contribui bastante para o seu argumento.
    E o uso do “outrossim” mostrou que você possui domínio da língua culta.
    E a proposta de intervenção me chamou bastante atenção, pois foi corente com o assunto que você tratou no desenvolvimento.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.