Proposta por Newton a lei da inércia nos mostra que um corpo tende a continuar em seu estado natural,ou seja, repouso caso nenhuma força externa atue sobre ele. Diante disso, podemos evidenciar a estagnação social sobre o assédio sexual. Que por conseguinte, está relacionado a objetificação do corpo feminino e ao patriarcado, que ainda prercistente em nossa sociedade.
É de conhecimento geral que muitas mulheres sofrem assédio e abuso diariamente, mesmo tal prática sendo ilegal. Seus direitos e seus corpos são violados no trabalho e até em locais públicos, como nos mostra a pesquisa das jornalistas Juliana de Faria e Karin hueck, deixando evidente que 85% das mulheres que participaram já sofreram esses crimes. Em suma a objetificação do corpo feminino é uma realidades vivenciadas por muitas brasileiras.
Ademais, outro fator evidente é a persistência da cultura patriarcal que dá a muitos homens o sentimento de superioridade diante das mulheres, sendo um dos demais gatilhos para o assédio sexual no Brasil e em todo o Globo. Assim mulheres são vítimas de abuso, violência e agressão psicológica. Dessa forma medidas devem ser tomadas para que tal problema seja erradicado.
Diante de problemática, que é essa objetificação e abuso sofridas pelas mulheres, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública ministrar palestras informando as mulheres sobres seus direitos, instruindo como elas devem e pondem lutar contra esses infrator. Com auxilio da mídia que deve informar quando e onde sera os encontro, para que o máximo de mulheres sejam atigidas. Em virtude disso, sairemos da inércia.
ASSÉDIO SEXUAL AINDA PRESENTE NO SÉCULO XXI
Compartilhar
[email protected]
falta a introdução, conclusão e vc não apresentou tese na introdução.
vc tmb cometeu alguns erros de português. Sua redação ficou boa. Uma dica para a conclusão é a proposta de intervenção:
-O que precisa ser feito?
-Quem vai fazer?
-Como?
-Quais resultados esperar disso?
Procura no Youtube pelo canal “Lucas felpi” ou, se preferir, “Umberto Mannarino”. São ótimos canais para quem quer se dar bem no enem e fazer uma boa redação.
LeoGuedes
Sua redação ficou boa, gostei da ligação que fez com a introdução e conclusão, citando a inércia. Contudo seu texto apresenta excessivos conectivos “prontos”, como se você tivesse utilizando algumas conjunções propositalmente para unir o texto.
Atenção a erros “bobos” de acentuação, plural e uso da vírgula.
Paulo_Henrique
Olá.
No meu ponto de vista a redação está boa, mas deveria abordar outras áreas ou argumentos, como uma alusão histórica por exemplo “Na antiguidade prevalecia a superioridade masculina sobre a feminina.” e melhorar mais a conclusão, detalhar mais a exposição de sua ideia. mas continue praticando que cada vez mais irá melhorando.
Larissa Barroso
A redação na introdução traz uma ideia a respeito da estagnação mas do ponto inicial para essa ideia se é deixado um certo vácuo pois o tema envolve algo que permanece na sociedade, então contrapartida poderia trazer o problema por ainda existir na sociedade brasileira em pleno século XXI , a sua tese em seguida e no final do parágrafo citar o que será falado ou seja a problemática que vira no desenvolvimento . No desenvolvimento algumas frases deixa um pouco de vácuo e não de continuação. Na conclusão o ideal e trazer duas propostas de intervenção e que sejam inovadoras, de uma certa forma trouxe a mensagem de uma intervenção que seria por meio de palestras, então se vinhesse outra proposta de intervenção tornaria mais rico e firme a tua ideia de combate.
Giokb
Olá Luvas, tudo bem?
– Introdução: MEU DEUS, amei seu primeiro período da introdução, mas cuidado com a cacofonia ” estagnação social sobre o assédio sexual”, percebe? poderia colocar: “a estagnação da sociedade sobre o assédio sexual”. E, nesse seu terceiro período acredito que se você retirasse esse “que” ficaria melhor, até mesmo para evitar o “queísmo” – uso exagerado do “que” ao longo do texto.
– D1: Luvas, é preferível começar os parágrafos com conectivos para existir um melhor “link”, tudo bem? Ex.: “Diante disso, é de conhecimento geral que muitas mulheres sofrem assédio e abuso diariamente, mesmo tal prática sendo ilegal.”
– D2: Gosteei desse seu desenvolvimento, sintetiza bem e cumpre o que promete a sua introdução.
eii, só cuidado com o termo “erradicado” é algo, por vezes, utópico, entende? Talvez o termo “minimizado” seja mais conveniente.
– Conslusão: Luvas, talvez essa sua proposta já exista – apesar de não ser o mesmo órgão -, então ela não é muito considerada pelo corretor. Posto isso, é interessante fazer uma leitura mais profunda sobre o tema, tudo bem? Entretanto, ela possui os elementos necessários para a competência 5 do ENEM, mas contém alguns erros gramaticais bem visíveis, os quais fariam você perder alguns pontinhos na competência 1: “…esses infrator.”, “…sera os encontro…”.
Eii, achei proveitoso o fato de ter retomado algo posto na sua introdução.
Abraçoss <3
rosixx
Em termos da norma escrita sua redação está boa, contudo, dê mais atenção a estruturação dos parágrafos. Sua introdução, além de ser o “convite” para chamar a atenção das pessoas a lerem, é interessante que contenha a citação dos problemas que você abordará.
O desenvolvimento, em um todo, está um pouco vago, mas foi um bom uso a estatística. Sugiro que em uma reescrita ou em um próximo texto você divida mais as partes dos parágrafos de desenvolvimento, como; tópico frasal (ideia central) – ampliação e informações do tema – conclusão (sim, até os parágrafos de desenvolvimento necessitam de uma breve conclusão) .
Ao seu favor existem as opções de citar citações/argumentos de autoridade e alusões (você encontra várias em livros, filmes e até séries!)
Gostei da sua conclusão. Só lembrando que você deve continuar assim, apresentando uma proposta de intervenção que sempre responda as três perguntas básicas: Quem? Como? De que forma?
Dicas: Em todo tema a sua frente, primeiro leia e pense: Qual(is) o(s) problema(s) que isso gera na sociedade? Por que ainda não foi/foram solucionado? De que forma pode ser solucionado?
Você tem muito potencial, vou te seguir e espero poder ler mais redações suas e ver sua crescente melhora.
Mari Alice Natali
Ooi
Acho que a redação está boa, muito legal você ter citado aquela pesquisa, mas ainda poderia tentar usar o auxílio de filmes ou séries para fazer alusões.
Tem alguns errinhos bobos no texto, tente dar uma revisada nesses detalhes na próxima.
Uma dica com os parágrafos (Eu tbm tenho muita dificuldade nessa parte) mas uma menina me falou pra usar a estrutura assim: introdução, D1, D2, intervenção. Me ajudou bastante
Está indo muito bem, continue treinando:)
Maina
Olá
Bom dia
Sua redação ficou boa, porém vc não só fez a introdução e conclusão, não apresentou tese na introdução. Você pode dividir sua redação em quatro parágrafo para ficar mais organizado, não que seja uma regra.
Repetições de palavras também não é legal, procure por sinônimos.
gabrielly530@
A sua redação está boa mas pelo meu ponto de vista você poderia expor outros argumentos, vários fundamentos vai fazer com que sua redação convença mais o leitor, colocar alusões históricas e analogias vai enriquecer bastante sua redação.
Outro ponto que eles cobram muito na redação do enem é a proposta de intervenção uma dica para melhorar ela é ler bastante jornais e ver muito os noticiarios para que você tenha mais argumentos em relação a isso.