Iniciante

Assédio por intrusão (stalking) – Modelo ENEM

  • 0

Na série estadunidense “You”, estrelado por Penn Badgley, é retratado a vida de Joe Goldberg, um homem que, se apaixona por uma garota e fica obcecado por ela, e fará de tudo para conquistá-la — usando a internet e as redes sociais para descobrir tudo sobre ela. O que poderia ser visto como paixão se transforma em uma obsessão perigosa. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, devido a internet e redes sociais de fácil acesso, há assédio por intrusão (stalking).

Em primeiro lugar, faz-se necessário mencionar que isso pode afetar a saúde mental e física de ambas as partes, afetando a vida das pessoas que estão em volta. Segundo o Stalking Resource Center – vinculado ao Centro Nacional para Vítimas de Crime -, 80% dos casos nos Estados Unidos, são homens que perseguem mulheres. Um estudo da instituição revela também que 15% das mulheres e 6% dos homens estadunidenses são vítimas de stalking em algum momento da vida. É perceptível, então, que questões históricas e culturais estão envolvidas, e muito da forma como os homens tendem a lidar com questões de sua história pessoal.

Em segundo lugar, ressalta-se que principalmente, no Brasil, é importante a criminalização do stalker. No dia 31 de março de 2021, foi sancionada uma lei que criminaliza o stalking. Agora, porém, acossar alguém, repetidas vezes e por qualquer meio, dá cadeia de seis meses a dois anos, podendo aumentar com os agravantes — além de multa. Antes da nova lei, o stalking era tratado como perturbação da tranquilidade alheia e essa lei era muito branda. Logo, é evidente a grande importância da Lei, haja vista que a falta delas aumenta o crime, já que essas pessoas acha que a internet é uma terra sem lei.

Por tudo isso, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Isto posto, cabe ao Ministério de Justiça e Segurança Pública fomentar a lei que está em vigor, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Comunicação, desenvolva projetos nas escolas e universidades, a partir de verba da união, por palestras e campanhas acerca das consequências da exposição exacerbada e como se garantir sua segurança nas redes sociais. Espera-se que com essas medidas, o assédio por intrusão seja paulatinamente erradicado.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1º parágrafo
    Na série estadunidense “You”, estrelado por Penn Badgley, é retratado( retratada) a vida de Joe Goldberg, um homem que( ficou confuso o que esse “que” se liga), se apaixona por uma garota e fica obcecado (“por ela”, poderia omitir, para não ficar repetindo “ela”), e afrá de tudo para conquistá-la — usando a internet e as redes sociais para descobrir tudo sobre ela. O que poderia ser visto como (uma, paralelismo) paixão se transforma em uma obsessão perigosa. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, devido a internet e redes sociais de fácil acesso, há assédio por intrusão (stalking).

    Em primeiro lugar, faz-se necessário mencionar que isso pode afetar a saúde mental e física de ambas as partes, afetando a vida das pessoas que estão em volta. Segundo o Stalking Resource Center – vinculado ao Centro Nacional para Vítimas de Crime -, 80% dos casos nos Estados Unidos(“,” não existe essa vírgula) são (de) homens que perseguem mulheres. Um estudo da instituição revela também que 15% das mulheres e 6% dos homens estadunidenses são vítimas de stalking em algum momento da vida. É perceptível, então, que questões históricas e culturais estão envolvidas, e muito da forma como os homens tendem a lidar com questões de sua história pessoal.

    Em segundo lugar, ressalta-se que principalmente, no Brasil, é importante a criminalização do stalker. No dia 31 de março de 2021, foi sancionada uma lei que criminaliza o stalking. Agora, porém, acossar alguém, repetidas vezes e por qualquer meio, dá cadeia de seis meses a dois anos, podendo aumentar com os agravantes — além de multa. Antes da nova lei, o stalking era tratado como perturbação da tranquilidade alheia e essa lei era muito branda. Logo, é evidente a grande importância da Lei, haja vista que a falta delas aumenta o crime, já que essas pessoas (acham) que a internet é uma terra sem lei.

    Por tudo isso, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Isto posto, cabe ao Ministério de Justiça e Segurança Pública fomentar a lei que está em vigor, o Ministério da Educação(,) em parceria com o Ministério da Comunicação, desenvolva projetos nas escolas e universidades, a partir de verba da união, por palestras e campanhas acerca das consequências da exposição exacerbada (e como se garantir sua segurança nas redes sociais), garantindo segurança nas redes sociais. Espera-se que (,)com essas medidas, o assédio por intrusão seja paulatinamente erradicado.

    • 0
  2. Correção:

    – Competência 1: 120
    – Competência 2: 120
    – Competência 3: 120
    – Competência 4: 160
    – Competência 5: 200

    Total: 720

    Notas acerca do texto: Seu repertório é bom, contudo, sinto que ele não foi usado com coerência. Os argumentos tem que seguir uma linha de raciocínio bem consolidada em prol da tese e acredito que, se os tópicos frasais dos seus parágrafos de desenvolvimento tivessem sido reformulados para caber melhor no que você expôs, isso seria alcançado com mais eficácia.
    Cuidado também com alguns desvios de português como de pontuação, concordância e repetições excessivas.
    São apenas alguns ajustes, o texto é bom. Parabéns pela elaboração!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.