Assédio moral no trabalho

  • 1

Na constituição brasileira, de 1988, no artigo, 5°, consta como inerente a todo cidadão o direito a segurança, sendo moral ou jurídica. No entanto, isso não tem se provado totalmente efetivo na prática ao se observar, no Brasil, o cenário contemporâneo, no qual funcionários sofrem com o assédio moral de seus patrões, que se utilizam da hierarquia. Cabe nesse sentido uma análise das causas e consequências.

A princípio é válido reconhecer como fator causador a impunidade para os patrões e superiores que se aproveitam de sua superioridade hierárquica para fazer exigências além dos limites profissionais, humilhando e prejudicando os empregados, muitos com o objetivo de que estes não subam de cargo ou até mesmo de que sejam demitidos. Deste modo nota-se a negligência do ministério do trabalho em garantir que sejam cumpridos todos os direitos trabalhistas. Assim a realidade brasileira difere das ideias de Jonh Locke em relação ao “contrato social”, teoria na qual afirma que o estado deve garantir os direitos dos cidadãos.

Consequentemente adquirem graves danos psicológicos, chegando até mesmo a não se sentirem seguros no ambiente de trabalho, assim sua autoestima e produtividade são diretamente afetadas, problemas estes que prejudicarão, se não corrigidos, toda carreira do indivíduo. Esse triste contexto é notório no fato de que doenças mentais são a terceira causa de afastamento do trabalho.

Portanto, é necessário combater o desrespeito no ambiente de trabalho. Para tanto o ministério do trabalho pode através de campanha promover uma fiscalização mais rígida com orientação e punição em caso de descumprimento da lei. Espera-se deste modo que se efetive o propósito da “magna carta”.

Compartilhar

2 Correções

  1. • Na constituição brasileira, de 1988, no artigo, 5°, consta como inerente a todo cidadão o direito a(1) segurança, sendo moral ou jurídica. No entanto, isso não tem se provado totalmente efetivo na prática ao se observar, no Brasil, o cenário contemporâneo, no qual funcionários sofrem com o assédio moral de seus patrões, que se utilizam da hierarquia. Cabe(2) nesse sentido uma análise das causas e consequências.

    • 1 – à
    • 2 – cabe, nesse sentido,

    • A princípio é válido reconhecer como fator causador a impunidade para os patrões e superiores que se aproveitam de sua superioridade hierárquica para fazer exigências além dos limites profissionais, humilhando(3) e prejudicando os empregados, muitos com o objetivo de que estes não subam de cargo ou até mesmo de que sejam demitidos. Deste modo(4) nota-se a negligência do ministério do trabalho em garantir que sejam cumpridos todos os direitos trabalhistas. Assim(5) a realidade brasileira difere das ideias de Jonh Locke em relação ao “contrato social”, teoria na qual afirma que o estado deve garantir os direitos dos cidadãos.
    3 – evitar gerúndio em excesso.
    4- Desse modo, nota-se[…]
    5 – Assim, a realidade brasileira[…]

    • Consequentemente(6) adquirem graves danos psicológicos, chegando até mesmo a não se sentirem seguros no ambiente de trabalho, assim sua autoestima e produtividade são diretamente afetadas, problemas estes que prejudicarão, se não corrigidos, toda carreira do indivíduo. Esse triste contexto é notório no fato de que doenças mentais são a terceira causa de afastamento do trabalho.

    • 6 – Consequentemente, adquirem[…]

    • Portanto, é necessário combater o desrespeito no ambiente de trabalho. Para tanto o ministério do trabalho(agente) pode(7) através (meio)de campanha promover uma fiscalização(ação) mais rígida com orientação e punição em caso de descumprimento da lei. Espera-se(8) deste modo que se efetive o propósito da “magna carta”.
    7 – pode, através de campanha, promover uma fiscalização […]
    8 – Espera-se, deste modo, que se efetive[…]

    • 1
  2. Olá,
    Tenha cuidado com o uso de vírgulas.
    Órgãos importantes como o Ministério do Trabalho devem estar com letra maiúscula.
    Repertórios importantes como a citação ao John Locke poderiam ser mais aprofundados na sua redação.
    No início do 3° parágrafo tem ”Consequentemente adquirem graves danos psicológicos”. Quem adquire esses danos? Você poderia por que consequentemente, a sociedade adquire graves danos psicológicos. Você poderia começar o seu parágrafo com um conectivo, por exemplo, Então, consequentemente… Com isso, consequentemente…
    É sempre bom começar os parágrafos com conectivos.
    Tente não abordar temas importantes na última frase do seu parágrafo.
    A sua intervenção deve sempre conter:
    Agente Social – Órgão ou Instituição responsável pela mudança.
    Ação – O que será feito pelo agente para mudar o problema.
    Modo/meio – Como o problema será resolvido (explicar a ação).
    Efeito – Como essa medida de intervenção vai refletir sobre a sociedade e qual será o efeito.
    Detalhamento – Será um ”Plus” para sua redação (seria equivalente ao termo ”Encher Linguiça”).

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.