Iniciante

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

  • 0

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o assédio moral no ambiente de trabalho. dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o assédio moral no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é inadmissível que aja quaisquer tipos de assédios ou violência contra um cidadão em seu local de trabalho. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a ausência de leis como impulsionador do assédio moral dentro do ambiente de trabalho no Brasil. Segundo o (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, cerca de 17% dos trabalhadores disseram que já sofreram assédio moral no trabalho. Diante de tal exposto é evidente que as leis atuais não são suficientes para conter os assédios. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o MEC Juntamente com o Ministério da Segurança deve desenvolver palestras para jovens e adultos, por meio de agregar educação às vítimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser divulgadas nas redes sociais dos ministérios com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o assédio moral no ambiente de trabalho e atingir um público cada vez maior.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Antes de mais nada, admito que adorei sua redação, a organização e a clareza do que foi exposto. É perceptível que você compreende muito bem a proposta e a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo, e isso pode te render um notão! Sobre sua introdução, eu gostaria de dizer que logo no início aparenta ser uma daquelas redações coringas e não tem nada de mal nisso, desde que tome cuidado pois tem muitas pessoas que encaixam uma redação coringa num determinado tema de forma equivocada, mas vc não comete esse erro. Outra coisa, na redação inteira só encontrei um único erro, que é sobre gerúndio… evite começar um período com gerúndio (palavras com finais ando, endo ou indo), como vc faz com o “dificultando”; nesse caso você poderia colocar: “Desse modo, é dificultado a universalização desse direito social tão importante.”
    A sua redação é bem clara, objetiva, sucinta e tem excelente estrutura… Com certeza vc conseguiu ou conseguirá uma nota altíssima, acima de 900!! Boa sorte e sucesso!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.