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Ascensão e queda da classe média brasileira no século XXI (corrigir com as 5 competências)

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A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) assegura, no artigo 1°, o direito à liberdade e igualdade em direitos e em dignidade. Entretanto, ao se analisar a atual situação econômica do Brasil, percebe-se que tal preceito não é plenamente seguido, uma vez que a ascensão e queda da classe média durante o século hodierno provoca não só a instabilidade social, mas também a desigualdade entre os cidadãos. Desse modo, a falta de igualdade no que tange às oportunidades de melhorias econômicas e o analfabetismo financeiro se tornam aspectos relevantes para a problemática.

Primeiramente, é valido destacar que a desigualdade de possibilidades financeiras corrobora para a temática. Sob esse viés, segundo a frase do escritor George Orwel, “Todos são iguais, mas uns são mais que os outros”. A partir disso, constata-se que a realidade atual da sociedade brasileira comprova a frase do escritor, visto que os cidadãos de classe média não possuem oportunidades de evolução iguais às da classe alta para desenvolver sua evolução econômica, o que acarreta a desigualdade social crescente no país. A exemplo disso, segundo matéria publicada no G1, em 2021, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo contendo uma discrepância extrema entre os níveis sociais. Diante disso, os padrões de vida de cidadãos de classe média sofrerão um processo de imobilidade ou queda, o que se torna um agravante da instabilidade econômica do território brasileiro.

Ademais, a ausência de uma educação financeira nas escolas contribui para a mazela. Nesse sentido, segundo o livro “Pedagogia da Autonomia” do autor Paulo Freire, é dever das escolas abordarem assuntos que preparem os discentes para o convívio social. No entanto, as atuais instituições de ensino não fornecem uma formação acadêmica adequada sobre finanças, o que gera brasileiros despreparados para lidarem com gastos inesperados ou crescimento de renda. Dessa maneira, enquanto as autoridades forem inertes em relação ao problema, mais pessoas sofrerão com questões econômicas no Brasil.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, cabe ao Ministério da Economia juntamente ao Ministério da Educação – principais órgãos responsáveis por gerenciar a economia e educação – implementar uma disciplina voltada à formação financeira nas escolas, por intermédio de uma reforma na Base Nacional Comum Curricular com a finalidade de proporcionar o saber e, consequentemente, oportunidades melhores para pessoas de classe média. Quiçá, nessa via, o artigo 1° da DUDH será cumprido e a desigualdade entre as classes será atenuada.

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2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Espero que sim, vamos lá:
    Introdução: ótima introdução, esta bem estruturada. Apresenta citação coerente ao tema e tese bem marcada facilitando o entendimento sobre o que o texto tratará.
    Desenvolvimento: D1- parágrafo bem escrito. É composto por tópico frasal, ampliação desse tópico (explicando o porquê de tal situaçã) e fundamentação com o repertório. Ao meu ver só a primeira citação já estava ótima, mas com a outra ficou ainda mais completo o seu desenvolvimento.
    D2- Também achei muito organizado esse desenvolvimento. Possui tópico frasal, explicação da situação e repertório pertinente. Além disso, gostei bastante do fato de você ter utilizado o conectivo de contraposição (“no entanto”), usando ele para mostrar que a realidade que vivemos é diferente da expectativa mostrada no livro.
    Conclusão: a sua conclusão esta completa. É composta por: agente+ ação+ meio+ efeito+ detalhamento
    Comp. 1- Gramática: não encontrei erros recorrentes que afetem a sua nota. (obs: não sou muito boa com gramática)200
    Comp. 2- Repertório: utiliza ótimos repertórios, todos pertinentes ao tema e com uso produtivo.200
    Comp. 3- Projeto de texto: seu projeto de texto é muito bom, esta bem escrito e muito bem estruturado. 200
    Comp. 4- Coerência: possui a presença de elementos coesivos tanto dentro quanto fora dos parágrafos. 160
    Comp. 5- Proposta de intervenção: a sua proposta de intervenção esta completa, ou seja, com os cinco elementos válidos.200
    Total: 960
    Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, não sou profissional! Você possui um grande potencial, continue assim! :)
    Espero ter ajudado e bons estudos!!!

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  2. Olá, Tudo bem?
    Não sou profissional na área de correção, mas entendo um pouco sobre.

    Introdução:
    -Repertório: OK, relacionou muito bem com o tema.
    – Tese: OK
    – 2 fatores: OK

    Desenvolvimentos 1 e 2: utilizou tópicos frasais em cada, trouxe repertórios e argumentou bem.

    Conclusão:
    -Agente: OK
    – Ação: OK
    – Meio: OK
    – Objetivo: OK
    – Detalhamento: não consegui observar

    C1: 200 (não achei nenhum erro gramatical)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160

    Total: 960

    Espero ter ajudado!

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