Ascensão da figura feminina no campo.

  • 1

Desde do desenvolvimento da agricultura até os dias atuais, fomos capazes de presenciar uma grande evolução na função das mulheres no cultivo de culturas.De coletoras, algo visto até hoje em diversas comunidades indígenas, até grandes produtoras de alimentos envolvidas na crescente do agronegócio, as mulheres precisam ter a sua importância devidamente reconhecida.

Inicialmente, é importante entender o porque da mulher, mesmo sendo fundamental, não ter recebido um justo reconhecimento pelo desenvolvimento das técnicas de cultivo.Desde o início dos tempos, o homem, muitas vezes devido a sua força física, sempre se viu como o responsável por guiar a civilização à glória.Mesmo sendo as mulheres as responsáveis pela coleta dos alimentos, e, devido ao seu maior contato com os vegetais, flores e frutos, as mais prováveis de terem desenvolvido a agricultura, elas não recebem tantos créditos, pois são os homens da comunidade os responsáveis pela lavoura, ou seja, os responsáveis pelo preparo da terra, responsáveis pela fertilidade do solo, e consequentemente, responsáveis pela produção.

Apesar disso, com o passar dos séculos, sendo mais específico, na metade do século XX, o papel da mulher nas mais diversas esferas sociais vem evoluindo, inclusive no importante setor da agricultura.Com base em dados da CEPEA, é possível ver que, cada vez mais, a mulher se encontra inclusa no agronegócio, com um aumento de 8,3% de 2004 até 2015.Entretanto, é importante entender que esse aumento poderia ser maior, caso, ainda, não existisse em nossa sociedade um grande preconceito em relação a atuação de mulheres em cargos que, antes, eram ocupados por homens.

Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para a resolução desse problema.Para isso, o Ministério da Cultura, por meio de verbas governamentais, deve investir em propagandas, de modo a conscientizar a população em relação a importância da mulher na nossa sociedade.Só assim para que no futuro as mulheres possam dispor do reconhecimento e prestígio que as suas contribuições vão ser responsáveis por trazer.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, Oliver, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo texto, está muito bem construído. Gostaria de falar apenas de alguns desvios gramaticais que ocorreram (a falta de acentuação e vírgulas em lugares errados ou desnecessárias). Além disso, em relação ao tema, é um tema que pode trazer diversas outras boas discussões com ele, a questão do machismo está implícita. Acredito que você poderia ter utilizado essa linha de raciocínio. Ainda assim, é um bom texto.
    —– CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA —–
    👉 Competência 1 (domínio da escrita): 180
    👉 • como disse, apresenta apenas alguns poucos desvios gramaticais
    👉 Competência 2 (compreensão do tema): 200
    👉 • você entende o tema e segue, por todo o seu texto, fiel a ele através de argumentos consistentes
    👉 Competência 3 (selecionar e organizar argumentos e opiniões): 160
    👉 • você organiza muito bem sua linha de pensamento e defende seu ponto de vista mas não foge muito do comum
    👉 Competência 4 (coesão e coerência do texto): 200
    👉 • você faz um bom uso de conectivos e consegue dar fluidez ao seu texto
    👉 Competência 5 (proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos): 200
    👉 • sua proposta de intervenção está bem construída e respeita os direitos humanos
    ✔️ Total: 940
    📣 Uma dica final e ótima é seguir o Instagram do EscreverOnline (https://www.instagram.com/escreveronline/), lá eles sempre postam dicas e tiram dúvidas sobre redação.
    📣 Dá uma olhada como é feita a correção do Enem: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    Parabéns pela redação, bons estudos e até mais!

    • 3
  2. olá, primeiramente, boa noite. Na primeira linha, não é “desde do” e, sim, “desde o”.
    Na nona linha, não há aquele ponto, já que você conclui a ideia logo após, por isso, ponha uma vírgula.
    Na décima linha, retire a vírgula após a palavra “alimentos” e coloque um ponto, pois o período está sendo muito extendido. cumprindo essas orientações, o período depois desse novo ponto que você irá colocar ficará um pouco sem sentindo sozinho, por isso, faça as devidas adequações, para que o mesmo possa permanecer sozinho.
    Na última linha ainda do mesmo parágrafo, o
    Na primeira linha do seu terceiro parágrafo, veja que você usou um verbo em primeira pessoa, o que deve ser evitado (a questão não é poder ou não e, sim, evitar). Devido a isso, caso deseje, tente trocar, por exemplo, “sendo mais específico” por “com mais exatidão”, o que não alterará o sentido.
    Na terceira linha do mesmo parágrafo, você citou a “CEPEA” (sigla) sem especificar o que era, somente colocando a sigle. Nesses casos, vc deverá colocar o nome completo primeiro e depois a sigla entre parênteses e, só assim, poderá retomar o nome somente pela sigla. Por exemplo, “a Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC)… A FBC consta com, aproximadamente…”.
    Na última linha deste mesmo parágrafo, o “a” depois de “relação” deve ser craseado. No último parágrafo foi cometido o mesmo erro.
    Espero que tenha ajudado, fera. Sou aluno do Colégio Militar de Salvador e posso te ajudar no que precisar. Meu Whatsapp – 71 98708-5320.
    Deus abençoe sua caminhada!!

    • 1
  3. O texto poderia ficar mais rico se fosse aprofundado sobre uma civilização em específico. Falar em escala mundial deixa o texto por vezes superficial e com muita margem para generalizações.
    O desenvolvimento precisa apresentar uma tese mais bem justificada para que o desfecho tenha mais embasamento. Por que será que as mulheres não tiveram o seu lugar reconhecido? A apresentação dessa tese, ajuda a conduzir para um desfecho melhor elaborado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.