A série “House” acompanha médicos e suas relações intersociais entre si e os pacientes. Além disso, muitas vezes a solidariedade é abordada sendo frequente cenas em que os personagens criam vínculos, porém, se opondo à isso, há também a quebra por meio da toxicidade , antipatia ou superficialidade das pessoas. Com isso em mente, no mundo atual, a decorrência de tais problemas vem sendo alimentadas por meio das consequências da pandemia e do aumento da violência e má fé da sociedade do século XIX.
Em primeiro lugar, os efeitos da pandemia nas relações da sociedade não podem passar despercebidos. A solidão, retratada por filósofos como Friedrich Nietzsche, é mentalmente prejudicial e muitas vezes retratada como o “abismo”, uma ideia que pode gerar depressão, frieza e apatia. Sendo assim, o isolamento social culminou para uma coarctação da solidariedade e um aumento do descaso social.
Outrem os efeitos de aumento de crimes como estelionato e falsidade ideológica no século atual. Segundo Zygmunt Baudman, filósofo contemporâneo, o mundo se encontra numa sociedade líquida em que as relações se tornam rasas, fruto do imediatismo e da falta de moral das pessoas que tentam cada vez mais tirar vantagens uns dos outros. Pensando nisso, a perda da integridade somada as rasas interações fazem com que sentimentos como o de ser solidário já não sejam tão desejados.
Portanto é imprescindível uma intervenção, mediada pelo Estado por meio de políticas públicas a fim de conscientizar a população. Psicólogos públicos poderiam ser implementados, para ajudar as vítimas da pandemia de Covid-19, maior incentivo da implementação de aulas de ética no ensino e aumento de campanhas solidárias em prol dos mais necessitados ajudariam a aumentar a solidariedade entre as pessoas . Por fim, a partir de tais ações, o Brasil mostraria a importância das relações sociais, culminando numa nação mais unida e empática.
As relações sociais por meio da solidariedade
Compartilhar
Esther;/
A começar pela introdução, o repertório trazido foi muito interessante e pertinente, principalmente se levado em conta a personalidade ambígua do protagonista! Contudo a forma como você ligou a estrutura da série ao comportamento humano ficou um pouco confusa, demorei um pouco para entender. Poderíamos alter para algo como ” A solidariedade em momentos de calamidade mostrados na série acaba por ressaltar um mal que acompanha a sociedadde, em que a antipatia e supercialidade humana deturpam as relações sociais” e encaixar de forma que contemplasse o tema.
Seu desenvolvimento 1 ficou ótimo, a contextualização de um sentimento que foi sentido durante toda a pandemia com Nietzsche encaixou bem.
Apenas uma correção, no desenvolvimento 2, outrem é uma palavra utilizada para “outra pessoa” então não faz sentido colocála no início. Pela ideia do seu parágrafo poderia substituir por “Em consequência disso”, “Desta forma”.
A conclusão tem ação, o agente, forma, o porquê e o detalhamento! Muito bem feito!
Nota : ~880