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As redes sociais e a Insegurança na Web

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Desde o início da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como etapa informacional”, percebe-se um número cada dia maior de tecnologias decorrentes de importantes inovações. Um dos principais exemplos dos avanços percebidos ao longo do último século e meio é a ascensão das chamadas redes sociais. Nesse sentido, destacam-se o uso dos dados de seus usuários e a aparente sensação de segurança como principais efeitos dessa importância dos meios de comunicação.

 

Em primeiro lugar, é visível a utilização de informações recolhidas pelos servidores para entregar aos clientes digitais a melhor experiência personalizada e individual. Tendo como base o pensamento do renomado sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vemos que “redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha”. Dessa forma, vê-se como nociva a ideia de grandes empresas que usam esses dados a fim de buscar mais pessoas aos seus serviços de maneira incorreta, comprometendo, assim, o direito de escolha através de uma falsa percepção de autonomia e liberdade aos utilizadores.

 

Além disso, sabe-se que raras vezes os dados publicados em vias digitais são totalmente protegidos de ataques, o que gera a possibilidade de acesso aos falhos sistemas de segurança e inúmeros problemas. Tais fatos corroboram com a fala do filósofo Bauman, além de irem contra o direito à privacidade garantido através da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sendo assim, é inaceitável que o Brasil, país democrático e signatário desse relevante documento mundial, seja incapaz de garantir aos seus cidadãos a qualidade e a certeza de uma vida particular saudável nas mídias sociais.

 

Portanto, para que o acesso a websites e redes públicas seja feito de maneira mais segura, ações mais eficazes precisam ser postas em prática. Logo, o governo deve promover campanhas de conscientização sobre a navegação “on-line”, por meio de palestras, oficinas e rodas de conversa com profissionais das principais áreas relatas correlatas, em especial aos mais jovens. Espera-se, com isso, que a web se torne um espaço mais saudável e com menores preocupações para todos.

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1 Correção

  1. Oii, Sabrina, tudo bem? Vou corrigir sua redação por parágrafos, pode ser? Não sou especialista, então qualquer incoerência/irregularidade, peço que me corrija, assim, todo mundo aprende! :)

    |INTRO|
    -faltou a aspas no antes de ‘etapa’, você colocou apenas no final, mas acredito que tenha sido apenas errinho de digitação
    -ausência de vírgula: “do último século e meio, é a…”

    !…! sua introdução está ótima, você iniciou muito bem citando a 3° Rev. Industrial, apresentou sua tese de forma clara e objetiva, além de deixar as 2 problemáticas bem especificadas. A única observação é que não seria necessário o uso do pronome possessivo em “uso dos dados de seus usuários” por causar um sentido vago, ‘usuários de quem?’ bastava colocar “dos usuários”, limpo e seco. Em geral, sua introdução está muito bem desenvolvida e se encaixa, corretamente, no padrão enem.

    D1 (uso dos dados dos usuários)
    -uso de 1° pessoa do plural: “…vemos que…”
    -uso incorreto de “através”, haja vista que significa ‘atrassar algo’/algo que atravessa’ e não deve ser utilizado com sentido de por meio de/por intermédio de
    -sem erros de pontuação

    !…! Seu D1 ficou muito bom, bem argumentado e objetivo. Entretanto, percebe-se uma contradição nas suas ideias, visto que você começa falando algo positivo da internet “é visível a utilização de informações recolhidas pelos servidores para entregar aos clientes digitais a melhor experiência personalizada e individual.”, logo após você cita Bauman, alegando que, embora seja boa, causa malefícios. Não está errado, afinal, sabemos que a internet tem suas vantagens e desvantagens, mas ficou um pouco fora de sentido por conta da ausência de um conectivo de contraposição. Fazendo uma simples alteração, sua ideia entra no eixo do contexto de seu parágrafo:

    “…personalizada e individual. Entretanto/Porém/Todavia, apesar (ideia positiva), grandes empresas usam esses dados a fim de buscar mais pessoas aos seus serviços de maneira incorreta. Nesse viés, consta-se o pensamento do renomado sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o qual revela que “redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha”. Dessa forma, torna-se nociva a ideia do direito de escolha, haja vista que há uma falsa percepção de autonomia e liberdade aos utilizadores.”

    D2 (aparente sensação de segurança)
    -novamente, uso indevido de ‘através’
    -evite expressões como “inaceitável” é pernóstica
    -sem erros gramaticais

    !…! Parágrafo bem estruturado e muito bem desenvolvido. Ficou muito bom que você encerrou o seu D1 ja introduzindo a ideia ao D2, o que formou uma linha de raciocínio. Sua argumentação está pertinente e muito bem contextualizada, além de você ter feito um otimo uso de repertório, puxando ao D1, o que reforçou sua ideia e argumentação.

    CONCLUSÃO
    -toda vez que você for citar uma palavra que não está no nosso idioma, você coloca ela entre aspas, por ser estrangeirismo: “websites”
    -Governo com inicial maiuscula -> Governo Federal

    5 critérios cobrados (o que/quem/como/pra que/descrição)
    ação: promover campanhas de conscientização sobre a navegação “on-line”
    agente: Governo
    meio/modo: por meio de palestras, oficinas e rodas de conversa com profissionais
    finalidade: ?
    detalhamento: ?

    !…! Na sua conclusão, acredito que você poderia ter falado mais detalhes, ficou branda. Evite associar a resolução dos problemas apenas ao Governo, os corretores do enem não gostam. Sempre envolve 2 setores da sociedade: ONGs, sociedade, escola, ministérios, 3 poderes… Quando vc for fazer sua proposta, va respondendo os 5 criterios mentalmente, a fim de não esquecer nenhum. Uma dica, no seu fechamento “Espera-se, com isso, que a web se torne um espaço mais saudável e com menores preocupações para todos.” retome a ideias ja faladas ao decorrer do texto, o normal é retomar a introdução, mas não tem problema citar partes dos desenvolvimentos.

    C1: 180
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 860

    Parabéns pelo texto, gostei muito em como você trabalhou a temática, demonstrou muita aptidão!! Qualquer dúvidas, só chamar. =)

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