Iniciante

AS QUESTÕES SUSCITADAS PELAS DOENÇAS MENTAIS NO UNIVERSO DE TRABALHO ( CAUSAS,CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES)

  • 0

A obra “O Grito”, do pintor norueguês Eduard Munch, retrata uma figura em momento de desespero e preocupação. De maneira análoga à obra, tal situação desconfortável ocorre no atual cenário brasileiro, já que parte do tecido social sofre com as questões suscitadas pelas doenças mentais no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é lícito afirmar que o descaso governamental e a mentalidade capitalista das empresas contribuem para a perpetuação desse panorama negativo.

Sob esse viés, é imperioso postular a falta de ação governamental efetiva como impulsionadora desse revés. Para entender essa lógica, alude-se o pensamento contratualista de John Locke, o qual afirmou que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis aos indivíduos. Ao observar, no entanto, o minúsculo investimento do Governo na área de saúde, bem como o mínimo exercício de ações que busquem abrandar as questões criadas pelas doenças mentais no ambiente de trabalho, nota-se um rompimento com o pacto estabelecido pelo filósofo. Dessa forma, o universo do trabalho torna-se, muitas vezes, palco de tragédias, como suicídios.

Ademais, a irrefutável influência da mentalidade capitalista de algumas empresas na problemática é um fator que dificulta a sua resolução. Nesse cenário, de acordo com pesquisa do site UOL, no Brasil, apenas 3 a cada 10 empresas possuem apoio de psicólogos para seus funcionários. Tal dado evidencia, sobretudo, a disparidade entre a importância dada para a produtividade e para a saúde mental dos empregados. Assim, fica explícita a postura maléfica dos empresários, na qual os funcionários são vistos somente como “máquinas de fazer dinheiro”.

Sem dúvida, medidas são necessárias para resolver o impasse. Desse modo, o Tribunal de Contas da União deve, por meio do Ministério da Saúde, destinar capital que será revertido na criação de projeto que busque, através de palestras e atividades dinâmicas, diminuir os efeitos das doenças mentais perante o ambiente de trabalho e ressocialize pessoas acometidas por tais enfermidades, com o fito de tornar o ambiente de trabalho um local saudável e seguro. Além disso, o Poder Legislativo deve intensificar , no âmbito jurídico, os dispositivos legais que obriguem as empresas a prestar apoio psicológico aos funcionários. Com isso, será possível frear as questões suscitadas pelas doenças mentais no universo do trabalho.

Compartilhar

1 Correção

  1. Nota 1000, ótimo domínio de todas as competência!
    C1: Houve nenhum erro que penalize nessa competência, ótimo domínio da escrita formal.
    C2: Apresentou um excelente domínio da compreensão do tema.
    C3: Argumentou de forma coerente.
    C4: Apresentou diversos conectivos e de forma correta.
    C: Apresentou : agente, modo, meio, ação e detalhamento.
    Impecável!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.