A gordofobia é problema enraizado na sociedade brasileira, que ao decorrer dos anos só aumenta. Dito isso, é notável os problemas e dificuldades enfrentados por pessoas acima do peso. Assim sendo, é notável que os problemas da gordofobia é o preconceito, como também os problemas de saúde que tende a aparecer devido à busca pela perda de peso à aqueles que estão acima do peso. Surgindo assim, um complexo problema na contemporaneidade.
Primeiramente, vale destacar o preconceito como fator primórdio à problemática. Segundo cenas mostradas no “reality show” norte-americano, “Quilos Mortais” em mostra a realidade e dificuldades da vida de pessoas obesas e preconceito sofrido, em que muitas das vezes causam certos transtornos e o isolamento dos mesmo. Sob essa lógica, é visível que as pessoas gordas tendem a sofrer julgamentos da sociedade devido ao seu corpo, em que muitos deixam de comparecer a locais públicos, desenvolvem transtornos mentais – depressão, ansiedade, crise do pânico – acarretando ainda mais a problemática. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.
Ademais, vale destacar os problemas abrangentes de saúde desenvolvidos devido a dietas e práticas não saudáveis em busca do emagrecimento. De acordo com a música da cantora internacional, Melanie Martinez, “Mrs. Potato Head” que aborda as práticas seguidas em busca da perfeição e os perigos passados para encontrar a “perfeição”. Sob esse viés é perceptível que a sociedade brasileira gorda está se submetendo a buscas não saudáveis para se encaixar em um padrão de beleza e na sociedade. Sendo assim, medidas devem ser tomadas.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária, para isso, cabe ao Ministério da saúde em prol com psicólogos e nutricionistas para buscarem meios de intervir essa problemática, isso se dá por palestras a sociedade e escolas visando o respeito e os perigos que podem causar ao ser humano que sofre críticas e humilhações, como também o apoio e acompanhamento aqueles que passaram por situações de preconceito e a busca de emagrecimento, garantindo que preservem a saúde física e mental.
Patrick_Mandu
Olá, tudo bem?
Sua redaçao esta boa, no entanto sua introdução deixa um pouco a desejar, e por ser a apresentação do tema e o inicio do texto se deve ter uma maior atenção e clareza, uma introdução deve começar afirmando um fato/problema da sociedade e de forma breve apresenta esse tema, logo em seguida é explicado por que esse tema é um problema, usando 2 exemplos diferente de problemas que esse tema traz, para ser desenvolvido nos paragrafos de argumentação
Mari.ENEM2022.PSI
Olá! Concordo com o moço sobre a melhoria da introdução.
Você pode começar com um conceito ” de acordo com X gordofobia é Y”
Um exemplo de filme, série que mostre gordofobia (como fez nos parágrafos argumentativos)
Colocar duas causas para esse problema e desenvolver cada uma em um parágrafo argumentativo.
Achei o primeiro argumento fraco. Acho que seria melhor mostrar casos de pessoas gordas saudáveis que tiveram sua saúde questionada apenas por serem gordas. Creio que se fizer um pesquisa consegue achar filmes, livros que mostram isso já que infelizmente é uma situação frequente.
Maria Renara Rodrigues de Lima
sua redação está realmente muito boa,mas seria muito bom focar na introdução,que é onde o seu texto inicia e onde deve prender o corretor ao saber se sua redação é boa ou não. Então se você no meu caso eu trocaria a ordem dos períodos,assim ficaria um pouco mais claro o texto. E cuidado ao usar vírgulas,atente-se a isso.