Atualmente, o meio ambiente está se enfraquecendo cada vez mais, sendo a principal causa o Efeito Estufa e a poluição – tanto do ar quanto dos mares e rios -. O Efeito Estufa está muito presente nos dias de hoje, pois é ele que está causando a maioria dos problemas presentes no planeta. Com as emissões de gases como o dióxido e monóxido de carbono, metano etc – que são liberados de automóveis e fábricas-, a Amazônia não está sendo capaz de eliminar esses gases da atmosfera.
A maior floresta do mundo contribuí para as mudanças climáticas de todo o planeta pois a Amazônia é rica em CO2 e normalmente retira esses gases do ar e estoca em seu solo, entretanto não está sendo possível por conta das queimadas e do desmatamento. Dessa forma, isso faz com que até a Antártica seja afetada. Nos tempos de hoje, a Antártica que era considerada o continente mais frio do mundo atingiu 20ºc em 2020 e essa situação se dá pelo Aquecimento Global. Portanto esse quesito poderá ser restaurado, um relógio Metronome, na Union Square mostra o tempo em que ainda dá tempo de lutar contra o aquecimento global e só restam 7 anos porém com o estilo de vida da humanidade atual será dificilmente mudado.
Assim sendo, as questões ambientais estão muito precárias, futuramente grandes problemas aparecerão e com a situação da Amazônia e da Antártica, o oxigênio ficará pobre e o nível do mar aumentará e grandes cidades desaparecerão. A humanidade ainda pode mudar seus hábitos para que haja um equilíbrio ambiental.
Matheus Mello
Introdução: explicou o tema. Faltou apresentar um repertório na explicação e deixar a tese clara. Nunca comece um texto com “atualmente”, corretores não gostam disso.
Desenvolvimento: o mais comum no Enem é apresentar dois parágrafos de desenvolvimento envolvendo a sua tese. Desenvolveu a ideia, mas faltou a utilização de repertórios para dar base aos seus argumentos. Faltou também apresentar a ideia antes de seu desenvolvimento (tópico frasal).
Conclusão: é eminente a apresentação da proposta de intervenção, ela compõe 200 pontos (competência 5) na sua redação.
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 40
Nota: 600
Sugiro que você estude o texto dissertativo argumentativo. Espero que tenha ajudado você a melhorar!!
Kareningridduarte
Acredito que afim de tentar apresentar várias teses o texto se destaca em diversos pontos, inclusive cabe lembrar a necessidade de revisar todo o conteúdo, para que você possa realmente entender o que está sendo citado. É interessante e cabível que você use com mais frequência referências e citações para que o texto tem como base fundamentos concretos.
Estou iniciando hoje, mais espero ter ajudado!!
AnaClaudia04
Bom, o seu texto ta um pouco confuso. Logo ao se observar pela estética dele, normalmente no texto dissertativo-argumentativo se tem dois parágrafos de desenvolvimento. Tente estudar um pouco sobre conectivos e tópicos frasais. Não consegui identificar a tese, uma contextualização. E na conclusão se falta mais detalhamentos. Você consegue!
IsaGonçalves
Amei os argumentos, porém, seria interessante utilizar conectivos mais “ricos”. Você pode substituir “pois” por “visto que”, representam o mesmo significado, contudo deixa o seu texto mais formal. Sua conclusão pode melhorar, é necessário detalhamento como: ação, efeito na sociedade, agente, modo… Acredito na sua capacidade, foco. Espero ter ajudado, beijos!
jorge_guilhermee
O seu texto precisa ser revisado. Primeiramente, é necessário apresentar o tema, fazer a contextualização e, posteriormente, apresentar duas teses que serão usadas como base da discussão no seu texto dissertativo-argumentativo. O que eu pude notar, são frases soltas, sem nenhum tipo de coesão, além da falta de pontuação, o que pode prejudicar sua nota na competência 1. Outro ponto importante, é usar conectivos, são eles que fazem sua argumentação ficar mais bem desenvolvida e melhoram a leitura. Por fim, você precisa, no final do texto, retomar suas teses e apresentar uma proposta de intervençaõ para elas, respondendo as seguintes peguntas:
Ação (o que?)
Agente (quem?)
Modo (como?)
Efeito (para quê?)
Detalhamento (explicação e exemplos)