O gênero de ficção científica Cyberpunk descreve um futuro com uma realidade social bastante robotizada e evoluída tecnologicamente. Essa realidade, embora fictícia, reflete nas transformações existentes no mundo atual a partir das novas tecnologias. O que abrange o campo de trabalho, e influencia os jovens contemporâneos a pensar sobre as novas profissões à surgir. Entretanto, é questionável refletir a cerca das formas de trabalho do futuro, como devem ser feitas e a exclusão do homem por máquinas.
É importante citar que diversas áreas de emprego tende a surgir a cada dia que passa, pois o ser humano está em constante evolução. Segundo dados levantados pela Linkedln sobre os diversos empregos que podem chegar futuramente no Brasil, 86% dessas profissões estão relacionadas aos setores de tecnologia da informação e internet. Muito são pensadas novas formas de trabalho, como por exemplo, o e-business, que é o negócio digital. E tem muito por evoluir, ainda mais no âmbito do colapso da covid-19—pandemia que que fez com que diversos campos de trabalho parassem de funcionar.
Diante do que foi dito, é interessante falar sobre as ideias do CEO e cofundador da Semantix, Leonardo Santos, que refletiu sobre o futuro das áreas de trabalho, e pensou numa previsão drástica da substituição dos humanos por máquinas, pensamento esse que pode ser lembrado na 1° Revolução Industrial. Não por completo, mas possivelmente pessoas perderão cargos para inteligências artificiais, ou trabalharão em conjunto. É importante reiterar que, não só pessoas mas os próprios serviços podem ser excluídos por tecnologias, como os robôs de cozinha querem tomar o lugar de cozinheiros humanos.
Portanto, a partir dessas reflexões sobre a demanda de novos empregos do futuro, devem ser feitas políticas de adaptação. Não só no Brasil mas no mundo, o governo deve sancionar práticas de uso de aparelhos modernos na sala de aula, para que assim todos os jovens estejam familiarizados com as tecnologias que surgem. E para que não haja segregação de alguns serviços, o Estado em prol dos direitos do trabalhador, deve readaptar esses serviços junto com as tecnologias para que não possa haver desemprego para o homem futuramente.
Vhgujkjkh
Olá,na introdução você deve marcar melhor sua tese,utilizando as palavras-chave da proposta e problematizando.
Use conectivos no início dos parágrafos,de preferência no D1,de conformidade;e no D2 de soma,e dentro do parágrafo também ,o uso de conectivos é de suma importância
diversas áreas de emprego tende a surgir-o verbo tender precisa concordar com o sujeito diversas áreas,portanto,deve estar no plural
Na proposta de intervenção falta a finalidade e o modo-meio.
Mas suas ideias estão boas
Mahsayuri_
A redação foi bem escrita, porém com o uso de conectivos ela estaria menos cansativa e pouparia espaço , levando em consideração o número de linhas nos vestibulares . A nota seria por volta dos 800, relevando tbm que faltou o nome dos órgãos que praticariam a proposta, entretanto as ideias da mesma estão excelentes.
laurawsilva
seu texto está muitooo bom! Mas recomendaria você por somente 3 períodos em cada paragrafo em vez de 4, tira uns pontinhos com isso. Fora isso, gostei muito, norma culta plausível, coesão e coerência presentes, enfim… tá ótimo! Parabéns pela redação! Eu te daria uns 900 até 980 ;D. Bons estudos!