As políticas de adoção em questão no Brasil contemporâneo

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Desde 1916, o Brasil passa por várias lutas a fim de estabelecer leis que permitam a adoção de crianças e adolescentes. Atualmente, mesmo com várias conquistas, adotar continua sendo um processo bastante dificultoso. De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) há cerca de 5 mil crianças efetivamente disponíveis e mais de 46 mil pretendentes, o que leva a pensar que todos encontrariam facilmente um lar. Infelizmente essa não é uma realidade brasileira, fato esse que pode ser motivado pela exigência dos pais adotantes ou pela burocracia estatal.

A princípio, as crianças que são entregues nos abrigos não atendem ao perfil solicitado pela maioria dos pais. Pelo fato de buscarem em especial crianças novas, de pele clara, sem irmãos e completamente saudáveis, o perfilhamento se torna algo complicado. O filme “O Contador de Histórias” retrata a vida de Roberto Carlos Ramos, um garoto deixado na Febem pela mãe, que mesmo tendo um comportamento considerado irreversível pela instituição, cativa uma pedagoga que com muito amor o adota e transforma sua vida. Contrariando a ficção, são poucas as chances de haver pais que não se importem com as características exteriores dos indivíduos que irão adotar. Devido à preferência que foge da realidade da maioria das crianças, os abrigos ficam repletos de órfãos que nunca serão adotadas, restando-lhes apenas esperar atingirem a maioridade.

Além disso, há uma forte burocracia no processo de perfilhamento. São muitos que entram no sistema com condições de serem facilmente adotados, por serem crianças novas, porém o lento processo que há para os papéis ficarem prontos, fazem com que o indivíduo atinja uma idade que ninguém mais o queira acolher. Em decorrência de um procedimento altamente desgastante, os adotantes acabam desistindo. Segundo a CNJ, no estado de Belém há uma demora de mais de 1500 dias para a criança ser colocada para adoção. Por meio de acontecimentos como esse, tanto os pais são afetados como as crianças que vão perdendo a esperança de fazerem parte de uma família.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias a fim de reduzir a dificuldade no processo de adoção. Cabe ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelecer campanhas de conscientização aos adotantes, com cursos preparatórios que incentivem a adoção tardia de crianças fora de padrões sociais, mostrando-lhes a realidade social dos órfãos e a importância do amor de uma família na vida de uma criança. Assim será possível desconstruir preconceitos e preparar a sociedade para um novo padrão familiar.

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5 Correções

  1. ✔️ Gostei do seu texto e a abordagem que você faz, para tanto, vou por abaixo alguns pontos que tentaria aperfeiçoar me colocando no seu lugar e com base no que já aplico.
    👉 A introdução, bem contextualizada, porém não foi tão objetiva. Muito disso decorre do fato de que você tenta usar uma estratégia de aplicação de dados estatísticos, o que não ficou muito interessante ao meu ver e quebra um pouco da progressão textual. (3 período)
    👉 No entanto, não se engane que é algo descartável, mas você poderia melhorar a articulação do segundo e terceiro período para juntar em apenas 1. Vou por um exemplo abaixo: ”Atualmente, mesmo com várias conquistas, adotar continua sendo um processo bastante dificultoso, haja vista que o número de crianças disponíveis para a adoção é inferior a demanda de pais adotivos conforme dados da CNJ.
    👉 Veja que optei por não mostrar o dado numérico, pois deixa o texto mais enxuto e é bem difícil lembrar deles no dias da prova. Tudo bem que ”pais adotivos” pode ter ficado estranho, mas acho que vc pegou a ideia kkk
    👉 Quanto ao seu ultimo período da introdução, eu não consegui compreender muito bem a estratégia. Estava esperando que você me desse uma ideia de projeto de texto, explanando o seu percurso argumentativo.
    ✔️ Indo para a argumentação, gostei bastante da forma como tu defende teus argumentos. é de longe os pontos fortes do teu texto (mas lembre que redação ENEM tudo tem que ser ponto forte)
    👉 Vou falar algo sobre o uso de filmes para legitimar um argumento, e é extremamente pessoal. Se tratando de defender argumentos, induções lógicas ou qualquer afirmação, não vejo sentido em usa-los. Acho um pouco sem lógica pois não diz respeito a algo concreto. Um dado, uma voz de um pensador ou entidade pública, um estudo ou artigo cientifico . Entendeu ? Masssssssss, como ressalva , recomendo a você a perguntar para um professor (já que não sou um)

    👉 O segundo argumento tá perfeitinho. Gostei bastante. Só tome cuidado para que as estruturas sejam mais objetivas e enxutas. Dá pra melhorar bastante isso em todo texto. não apenas no desenvolvimento.

    ✔️ Tua intervenção tem os 5 pontos válidos de uma boa introdução , a gente , ação meio/modo, detalhamento e efeito. Não querendo entrar muito no mérito de querer detalhar mais, sempre recomendo tu reler tua intervenção e pensar ”será que ela está ligada a resolução dos problemas que criei e argumentei durante o texto” .

    ✔️ É isto, espero que tenha gostado. Não gosto muito de entrar no mérito de ficar vendo se tu repete palavras (coisa que não vi, real kkkk) e de erros gramaticais . Mas tu pode consultar professores.

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  2. Olá, boa tarde!

    Sua redação apresentou uma boa introdução, detalhou muito bem a tese.

    No desenvolvimento cabe a você investir mais acerca do assunto, para não se basear apenas em uma informação, você apresentou um repertório cultural limitado.
    Procure também investir mais em conetivos, senti falta deles em algumas partes da sua redação.

    Já na conclusão, o Enem pede que você faça uma proposta de intervenção com os seguintes elementos: agente (quem faz?), ação (o que faz?), modo/meio (como faz?), efeito/objetivo (para que faz?) e detalhamento. Em seu texto, há apenas 3 deles, então verifique quais faltaram e insira-os, construindo uma proposta completa.

    No mais, gostei muito da sua redação, você mostra estar no caminho certo, basta apenas ficar mais atenta em alguns erros bobos que cometeu, a fim de não repeti-los.

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  3. Olá Nicole, tudo bem?
    Vamos lá, sua redação em si está bem legal, você seguiu o “esqueleto” bom( referente a quantidade de parágrafos e os assuntos tratados em cada um deles – introdução, desenvolvimento e solução com uma proposta de solução para o tema. No entanto algumas coisas poderiam melhorar, como organizar de fato as problemáticas que você está trazendo e se lembrar que elas devem possuir uma possível solução ao final do texto o que você fez de forma mais generalizada e é legal explicar mais a fundo.
    Tem um repertório cultural bacana.
    – Primeiro parágrafo * Sua tese também está legal que é a dificuldade de encontrar um lar e a burocracia.

    _ Segundo parágrafo * não use a palavra NUNCA esses termos como todo mundo, nunca são muito fortes e generalizadores

    -Terceiro parágrafo * tente não repetir palavras como: ” com condições de serem facilmente adotados, por serem ” e processo ….

    _ Quarto parágrafo * Você falou que cabe ao ECA, entretanto seria interessante você colocar mais um órgão pq somente 1 para tamanha problemática ficaria difícil … Quem sabe o estado poderia criar um programa específico para esses casos ?

    enfim espero que de alguma maneira ajude
    acredito que uns 600 você tiraria
    Abraço, Lola Carrijo!

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  4. Olá, Nicole!

    Sua abordagem sobre o assunto foi muito interessante.
    Ótima introdução.
    Seguindo de um desenvolvimento bem sucedido, e uma conclusão coerente.
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    Só evita repetir palavras durante o processo e alguns detalhes para aperfeiçoar.
    Beijos!

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  5. Olá, boa tarde!

    Sua redação apresentou uma boa introdução, detalhou muito bem a tese.

    No desenvolvimento cabe a você investir mais acerca do assunto, para não se basear apenas em uma informação, você apresentou um repertório cultural limitado.
    Procure também investir mais em conetivos, senti falta deles em algumas partes da sua redação.

    Já na conclusão, o Enem pede que você faça uma proposta de intervenção com os seguintes elementos: agente (quem faz?), ação (o que faz?), modo/meio (como faz?), efeito/objetivo (para que faz?) e detalhamento. Em seu texto, há apenas 3 deles, então verifique quais faltaram e insira-os, construindo uma proposta completa.

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