Aprendiz

As perspectivas do trabalho no Brasil na era digital

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No episódio “Versão de testes”, da série britânica “Black Mirror”, a constante mudança no mercado de jogos eletrônicos motiva um desenvolvedor a buscar por qualificação. Assim como na ficção, as novas tecnologias modificam as perspectivas de trabalho na era digital. Visto isso, o Brasil passa por dificuldades no que se refere a essa situação, seja pela falta de conhecimento da mão de obra, seja pela ausência de incentivo do governo.
A princípio, vai ressaltar que, embora o avanço científico resulte em novos postos de trabalho, a população brasileira não está preparada para assumí-los. Conforme o político sulafricano Nelson Mandela, a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar a sociedade. Nesse sentido, para que seja possível superar o déficit de profissionais qualificados, é necessário investir em ensino de base e profissional e permitir que os indivíduos tenham fácil acesso a esses investimentos.
Além disso, cabe lembrar que o poder público não promove, suficientemente, a admissão de jovens no modelo de contrato de aprendiz. Segundo o filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, o Estado tem a função de prover melhorias ao seu povo e garantir seus direitos. Desse modo, nota-se que incentivar oportunidades de trabalho que não requisitem alta capacitação é imprescindível, pois possibilita o acesso ao emprego sem necessidade de experiências prévias, e, consequentemente, a aquisição de conhecimento.
Depreende-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para suprir à iminente demanda por profissionais qualificados. Destarte, urge que o Governo Federal crie programas sociais que visem a qualificação profissional, através de isenção de taxas e impostos para empresas que facilitarem cursos de capacitação, a fim de treinar, principalmente, jovens de baixa renda e, logo, satisfazer as necessidades do mercado de trabalho nacional.

 

Por favor, detalhar os erros. Desde já, obrigado S2

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2 Correções

  1. Irei corrigir sua redação de acordo com as competências do ENEM.
    Comentários:
    C1: De forma direta, o texto não apresenta erros gramaticais, de pontuação ou qualquer outro que pudesse ser penalizado pela banca do ENEM (aliás, parabéns boa escrita). No entanto, de acordo com alguns professores experientes quanto à correção de redações, como Romulo Bolivar, a banca do ENEM, hoje, tem cobrado dos candidatos o uso de orações intercaladas e invertidas para dar a pontuação máxima nessa competência, ou seja, mesmo o texto não apresentando erros supérfluos, talvez não alcançasse a pontuação máxima. Contudo, desconsiderando esse fato, a C1 do texto vale a nota máxima.
    C2: O candidato soube compreender a proposta do texto, além de desenvolvê-lo dentro dos padrões estruturais do texto dissertativo-argumentativo e atribuindo fatos e informações pertinentes.
    C3: As marcas de autoria estão presentes nos parágrafos, entretanto, faltou discutir um pouco mais o 1º parágrafo de desenvolvimento do texto.
    C4: No texto percebe-se o uso frequente dos conectivos e termos coesivos, importantes para fluidez do texto.
    C5: A proposta de intervenção apresenta quase todos os elementos necessários, faltou detalhar um pouco mais como seria o processo de qualificação profissional desses indivíduos.
    Notas por competência:
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    Nota final: 920

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  2. Boa noite. Parabéns pela escrita, acredito que todos os critérios devem alcançar no mínimo uma porcentagem de uns 80% dos pontos. Foi citado referências relevantes, dados sobre a sociedade brasileira e muito bem organizado nos parágrafos.
    O seu posicionamento ficou bem claro e é o mais importante, por isso acho que não haveria nada para corrigir ( Só saberia melhor se eu fosse profissional hahaha).
    Parabéns novamente, e continue assim!!

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