Nos países do norte da Europa, como a Finlândia, o uso das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) está cada vez mais presente nos ambientes escolares. Em relação a isso, a implementação de novas disciplinas, como robótica, está auxiliando estes países na conciliação entre o avanço tecnológico e os processos pedagógicos. No Brasil, no entanto, essa realidade é bastante diferente. O baixo investimento na aplicação de novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem, bem como a ausência de capacitação para os professores frente a essa possível realidade têm se mostrado empecilhos para a formação da educação no país.
Em primeira análise, é de suma importância apresentar quais os impactos que a ausência de investimentos em tecnologia no cenário pedagógico tem sobre a educação brasileira. Acerca dessa temática, o baixo interesse dos alunos, a ineficiência na aprendizagem, além da não adaptação do ambiente escolar aos novos cenários sociais trazidos pelas TIC’s são consequências diretas dessa realidade, fato esse que torna o processo educacional mais deficiente, pois, assim como o educador brasileiro Paulo Freire já argumentava, a educação deve ser readequada de acordo com o contexto vivenciado pelos estudantes. Sendo assim, depreende-se que algumas mudanças são necessárias a fim de reverter esse infeliz panorama.
Outrossim, é importante se discutir sobre o papel do setor docente na elaboração de uma educação cada vez mais aliada à tecnologia. No que tange a essa questão, no Brasil, a falta de medidas públicas na capacitação de professores tem sido um dos grandes entraves para a imersão das TIC’s no contexto escolar, uma vez que os educadores não se sentem confortáveis com uma mudança tão radical do processo pedagógico.
Portanto, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC) invista fortemente na implementação de tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem nas escolas públicas e privadas brasileiras. No que concerne a essa medida, faz-se necessário a elaboração de novas disciplinas associadas as TIC’s, além de fortalecer o uso da informática. Ademais, é essencial que as instituições federais de ensino busquem auxiliar os professores na sua capacitação em lidar com a nova realidade nos ambientes escolares com o intuito de tornar o ensino mais efetivo e garantindo a plenitude do processo educacional brasileiro.
[email protected]
uma boa progressao textual, a redaçao tem uma otima estrutura , otimos pontos de desenvolvimento , porem faltaram alguns fatores essenciais para a proposta de intervençao , isso ficou em falta , esta uma proposta otima na qual esta de acordo com o tema abordado , contudo esta faltando elementos , so foi colocado o a gente e a açao , faltando o modo , detalhamento e finalidade , mas a redaçao tem uma boa proposta. A nota na minha opiniao seria 890.
Eduarda.
A redação consisti em um excelente domínio da estrutura da redação. O repertório foi produtivo. Tenha cuidado com os elementos da proposta de intervenção (agente, ação, por meio ou modo, finalidade e detalhamento). A proposta está de acordo com o tema proposto, mas, está faltando três elementos. Você colocou somente o agente e ação. Todavia, a redação está boa. Eu daria a nota 880.
Competência: 1- 200. 2- 200. 3- 200. 4- 160. 5- 120. Continue a persistir.