Iniciante

As novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas.

  • 0

O filósofo Gustave Flaubert afirma: “A vida deve ser uma constante educação”, tal afirmação permite inferir que, não importa o quadro vivenciado, a educação deve continuar. Paralelamente, no Brasil, após a pandemia da COVID-19, os meios tecnológicos passaram a ser usados para substituir o ensino presencial, contudo, esta forma de aprendizado não está 100% adaptada. Nesse sentido, isso se deve ao fato de que professores e alunos não estão adaptados, o que resulta em um sistema de ensino de baixa qualidade.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os conjuntos docente e discente não estão totalmente preparados para controlar essa forma de aprendizagem. Nessa perspectiva, cabe mencionar o caso reportado no jornal “Fantástico”, no qual uma aula virtual foi invadida e o invasor compartilhou vídeos ilícitos, interrompendo a professora e o aprendizado dos alunos. Dessa forma, é possível observar que as aulas online não estão seguras para o ensinamento do professor, e essa falta de segurança prejudica no aprendizado dos estudantes, já que para conseguir aprender, terão que estudar por conta própria, o que é mais difícil.

Consequentemente, o sistema de ensino, além de perigoso, torna-se uma forma de aprendizagem de baixa qualidade. Sob esse viés, segundo Ministério da Educação(MEC), de todos os alunos que concluem um curso de faculdade à distância, 75% deles tiram abaixo da pontuação 50 no Enade(Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em uma escala de 0 a 100. Logo, infere-se que por causa da falta de interatividade entre professor e aluno, além das distrações, seja em casa, seja nas redes sociais ou plataformas de lazer, o aprendizado é menor, podendo ser prejudicial para a futura geração de profissionais.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom), em parceria com o Ministério da Educação, deve criar uma plataforma de vídeo chamada segura com funções que auxiliem tanto o professor como o aluno, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que tal aplicativo deve ser disponibilizado gratuitamente e que poderá ser executado em qualquer dispositivo, seja ele recente ou não. Assim, tal ação terá a finalidade de adaptar os alunos a um ensino a distância de qualidade.

 

Por favor, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

Compartilhar

3 Correções

  1. O filósofo Gustave Flaubert afirma: “A vida deve ser uma constante educação”, tal afirmação permite inferir que, não importa o quadro vivenciado, a educação deve continuar(1). Paralelamente, no Brasil, após a pandemia da COVID-19, os meios tecnológicos passaram a ser usados para substituir o ensino presencial, contudo, esta forma de aprendizado não está 100% adaptada. Nesse sentido, isso se deve ao fato de que professores e alunos não estão adaptados, o que resulta em um sistema de ensino de baixa qualidade.(2)
    1 – Ficou um pouco aberto esse conceito de ‘educação’, seriam as aulas nas escolas? Ou a educação familiar?

    2 – tese

    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os conjuntos docente e discente não estão totalmente preparados para controlar essa forma de aprendizagem. Nessa perspectiva, cabe mencionar o caso reportado no jornal “Fantástico”, no qual uma aula virtual foi invadida e o invasor compartilhou vídeos ilícitos, interrompendo a professora e o aprendizado dos alunos. Dessa forma, é possível observar que as aulas online não estão seguras para o ensinamento do professor, e essa falta de segurança prejudica no aprendizado dos estudantes, já que(3) para conseguir aprender, terão que estudar por conta própria, o que é mais difícil.(4)
    3 – vírgula
    4 – Achei um pouco estranha a argumentação, pois você relacionou a falta de preparo à falta de segurança, o que não é muito visível, visto que o aprendizado em casa tende a ser mais seguro que nas escolas públicas.
    Consequentemente, o sistema de ensino, além de perigoso, torna-se uma forma de aprendizagem de baixa qualidade. Sob esse viés, segundo Ministério da Educação(MEC), de todos os alunos que concluem um curso de faculdade à distância, 75% deles tiram abaixo da pontuação 50 no Enade(Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em uma escala de 0 a 100. Logo, infere-se que por causa da falta de interatividade entre professor e aluno, além das distrações, seja em casa, seja nas redes sociais ou plataformas de lazer, o aprendizado é menor, podendo ser prejudicial para a futura geração de profissionais.(5)

    5 – Aqui sua argumentação melhorou. Você relacionou os problemas do ensino a distância à distração, devido às redes sociais e plataformas de lazer, e ainda usou uma fonte que comprovou bem a tese. Muito bem!
    Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom) (agente), em parceria com o Ministério da Educação, deve criar uma plataforma(ação) de vídeo chamada(6) segura com funções que auxiliem tanto o professor como o aluno, por meio(meio) de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que tal aplicativo deve ser disponibilizado gratuitamente e que poderá ser executado em qualquer dispositivo(detalhamento), seja ele recente ou não. Assim, tal ação terá a finalidade de adaptar os alunos a um ensino a distância de qualidade(finalidade).

    C1:200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

    Parabéns!
    6 – videochamada

    • 1
  2. Olá, tua redação está bem detalhada
    Realmente nenhuma minha chega a aos pés da tua ksks
    Os parágrafos todos perfeito, a contextualização está impecável, cada argumento sem erro algum, as teses maravilhosas,tu entendeu bem do assunto
    Eu não entende bem dessas coisas mas tua redação realmente me prendeu

    Minha nota:980

    • 1
  3. oi eu sou a Livia lembrando que eu nao sei como corigir corretamente as redações entao eu vou apenas dar minha opniao, eu achei muito bem escrita, gostei da sua introduçao e da sitaçao do filosofo Gutavo flaubert, eu tambem gostei do seu desenvolvimento achei bem exoplicado, ja a sua conclusao eu nao gostei muito achei que faltou algo

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.