As novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas

  • 1

No filme “O Sorriso de Monalisa” a personagem Katherine Watson é uma professora de artes numa escola liberal e um dos seus maiores desafios é fazer com que suas alunas assumam o papel de pessoas de direito e não apenas futuras esposas, pensando com criticidade e reavaliando o ensino tradicional. Fora da ficção, no Brasil, a educação também enfrenta desafios de desapegar das práticas tradicionais quando a proposta é o uso das novas tecnologias para o ensino-aprendizagem, como a resistência por parte dos professores e a falta de recursos para este fim.

Para começar é importante notar a resistência que alguns educadores apresentam quando o assunto é tecnologias da informação e comunicação. Sob esse viés, destaca-se a angústia de vários professores no período da pandemia mundial de COVID-19, em que estes e diversos outros profissionais tiveram que adaptar seus trabalhos de forma digital. Ainda no cenário atual, muitos professores não aderiram as ferramentas conquistadas no período pandêmico. Diante disso, fica evidente a necessidade de incentivo e formação à esses profissionais.

Vale destacar, ainda, que muitas escolas públicas não possuem em seu patrimônio recursos digitais. Diante do exposto, o cenário vai de contramão ao que prevê o artigo 205 da Constituição Nacional, o qual visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Por conseguinte, para exercer a cidadania nos tempos atuais e futuros e garantir o previsto na Lei Maior é preciso investimento financeiro na aquisição de recursos tecnológicos para as escolas.

Portanto, muitos desafios ainda estão presentes quando se almeja a presença das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e os Sistemas de Ensino, promover capacitação aos profissionais da educação, ao passo que, é preciso garantir a aquisição de recursos como tablets, notebooks, internet de boa qualidade e outros recursos digitais em todas as escolas públicas. Desse modo, muitos professores poderão sentir-se motivados a superar e redefinir hábitos tradicionais, assim como a professora Katherine no filme “O Sorriso de Monalisa”.

Compartilhar

6 Correções

  1. Oie tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
    Introdução: gostei bastante da sua introdução, bem completa! A tese esta clara e coerente ao tema, bons pontos a serem discutidos.
    Desenvolvimento: D1- bem escrito. O fato de ter citado a pandemia ajudou bastante a contextualizar e fundamentar o seu tópico frasal. Um ponto a ser ressaltado achei um pouco confusa a última frase, (pode ter sido erro de digitação) na palavra “formação”, talvez poderia ser “informação”? Mas se for a palavra “formação” mesmo, na minha interpretação ficou um pouco confuso, seria “formação” de que?
    D2- Esse parágrafo tem bom repertório, mais fiquei sentindo falta de mais alguns argumentos sabe?! Poderia ter argumentado mais sobre o assunto que foi discutido nesse desenvolvimento.
    Conclusão: a sua conclusão está ótima. Possui todos os elementos cobrados. Agente+ ação+ meio+ efeito+ detalhamento
    Comp.1- Escrita: 160
    Comp.2- Repertório: 200
    Comp.3- Projeto de texto: 160
    Comp. 4- Coerência: 160
    Comp.5- Conclusão: 200
    Total: 880
    Você possui um grande potencial, continue escrevendo!
    Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, não sou profissional :)
    Espero ter ajudado e bons estudos !!!

    • 1
  2. Introdução:
    No filme “O Sorriso de Monalisa”, a personagem Katherine Watson é uma professora de artes numa[…]
    A vírgula tem que está presente aqui. Isso porque é a estratégia de abertura e a oração é subordinada à outra. Falta legitimar o repertório. Diga quem criou o filme.
    Desenvolvimento 1:
    ***Para começar, é importante notar a resistência que[…]
    A vírgula é obrigatória após qualquer operadorinterparágrafo. Considere usar: (É relevante abordar, primeiramente, …)
    Crase:
    ** Não aderiram (a quê?) -> (as ferramentas)
    Logo, (Não aderiram às ferramentas). Tem crase.
    Formação(a quem?) -> (esses)
    **formação a esses profissionais. Não tem crase.
    PRONOME ESSES NÃO ACEITA O (a) Artigo definido.
    Lembre-se de tentar começar uma frase com o (a) artigo definido se tiver dúvidas se vai crase ou não.
    Se não fizer sentido, não vai crase.
    Exemplo: (A esses profissionais.) <— não faz sentido.
    Desenvolvimento 2:
    Tudo nos conformes.
    Conclusão:
    ***Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e os Sistemas de Ensino, promover capacitação aos profissionais da educação, ao passo que, é preciso garantir a aquisição de recursos como tablets, notebooks, internet de boa qualidade e outros recursos digitais em todas as escolas públicas. 
    NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO:
    CORRETO:
    Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e os Sistemas de Ensino promover capacitação aos profissionais da educação, ao passo que é preciso garantir a aquisição de recursos como tablets, notebooks, internet de boa qualidade e outros recursos digitais em todas as escolas públicas.
    ISOLAR PALAVRAS ENTRE DUAS VÍRGULAS SÓ PARA APOSTOS. O MEMSO VALE PARA PARÊNTESES E TRAVESSÕES.
    FECHAMENTO CÍCLICO:
    TUDO OK. PARABÉNS!
    Desse modo, muitos professores poderão sentir-se motivados a superar e redefinir hábitos tradicionais, assim como a professora Katherine no filme “O Sorriso de Monalisa”.

    • 1
  3. Introdução: ótima contextualização e ligação com o tema, para melhorar poderia acrescentar mais uma frase, uma introdução com apenas duas frases depaupera o texto
    eu costumo separar em: 1 frase = contextualizar // 2 frase = expor o tema // 3 frase: tese

    Desenv 1: ótimo desenvolvimento. algumas observações: não se usa crase antes de pronome masculino

    Desenv 2: ótimo desenvolvimento e repertorio

    Conclusão: ótima conclusão!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.