No filme “O Sorriso de Monalisa” a personagem Katherine Watson é uma professora de artes numa escola liberal e um dos seus maiores desafios é fazer com que suas alunas assumam o papel de pessoas de direito e não apenas futuras esposas, pensando com criticidade e reavaliando o ensino tradicional. Fora da ficção, no Brasil, a educação também enfrenta desafios de desapegar das práticas tradicionais quando a proposta é o uso das novas tecnologias para o ensino-aprendizagem, como a resistência por parte dos professores e a falta de recursos para este fim.
Para começar é importante notar a resistência que alguns educadores apresentam quando o assunto é tecnologias da informação e comunicação. Sob esse viés, destaca-se a angústia de vários professores no período da pandemia mundial de COVID-19, em que estes e diversos outros profissionais tiveram que adaptar seus trabalhos de forma digital. Ainda no cenário atual, muitos professores não aderiram as ferramentas conquistadas no período pandêmico. Diante disso, fica evidente a necessidade de incentivo e formação à esses profissionais.
Vale destacar, ainda, que muitas escolas públicas não possuem em seu patrimônio recursos digitais. Diante do exposto, o cenário vai de contramão ao que prevê o artigo 205 da Constituição Nacional, o qual visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Por conseguinte, para exercer a cidadania nos tempos atuais e futuros e garantir o previsto na Lei Maior é preciso investimento financeiro na aquisição de recursos tecnológicos para as escolas.
Portanto, muitos desafios ainda estão presentes quando se almeja a presença das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e os Sistemas de Ensino, promover capacitação aos profissionais da educação, ao passo que, é preciso garantir a aquisição de recursos como tablets, notebooks, internet de boa qualidade e outros recursos digitais em todas as escolas públicas. Desse modo, muitos professores poderão sentir-se motivados a superar e redefinir hábitos tradicionais, assim como a professora Katherine no filme “O Sorriso de Monalisa”.
Marya@37
Oie tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
Introdução: gostei bastante da sua introdução, bem completa! A tese esta clara e coerente ao tema, bons pontos a serem discutidos.
Desenvolvimento: D1- bem escrito. O fato de ter citado a pandemia ajudou bastante a contextualizar e fundamentar o seu tópico frasal. Um ponto a ser ressaltado achei um pouco confusa a última frase, (pode ter sido erro de digitação) na palavra “formação”, talvez poderia ser “informação”? Mas se for a palavra “formação” mesmo, na minha interpretação ficou um pouco confuso, seria “formação” de que?
D2- Esse parágrafo tem bom repertório, mais fiquei sentindo falta de mais alguns argumentos sabe?! Poderia ter argumentado mais sobre o assunto que foi discutido nesse desenvolvimento.
Conclusão: a sua conclusão está ótima. Possui todos os elementos cobrados. Agente+ ação+ meio+ efeito+ detalhamento
Comp.1- Escrita: 160
Comp.2- Repertório: 200
Comp.3- Projeto de texto: 160
Comp. 4- Coerência: 160
Comp.5- Conclusão: 200
Total: 880
Você possui um grande potencial, continue escrevendo!
Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, não sou profissional :)
Espero ter ajudado e bons estudos !!!
ericatonon123
Olá, Marya, obrigada por corrigir minha redação, suas correções são sempre muito boas!
Na parte em que você questionou a palavra “formação” percebi que faltou um complemento, pois a palavra refere-se a uma formação pedagógica que busca ampliar habilidades necessárias para o fazer docente. Tipo como se fosse um “curso”.
Não havia percebido que realmente faltou mais algum argumento no D2, realmente faltou.
Obrigada por tudo.
Marcos Bruno da Rocha Correia Lima
Introdução:
No filme “O Sorriso de Monalisa”, a personagem Katherine Watson é uma professora de artes numa[…]
A vírgula tem que está presente aqui. Isso porque é a estratégia de abertura e a oração é subordinada à outra. Falta legitimar o repertório. Diga quem criou o filme.
Desenvolvimento 1:
***Para começar, é importante notar a resistência que[…]
A vírgula é obrigatória após qualquer operadorinterparágrafo. Considere usar: (É relevante abordar, primeiramente, …)
Crase:
** Não aderiram (a quê?) -> (as ferramentas)
Logo, (Não aderiram às ferramentas). Tem crase.
Formação(a quem?) -> (esses)
**formação a esses profissionais. Não tem crase.
PRONOME ESSES NÃO ACEITA O (a) Artigo definido.
Lembre-se de tentar começar uma frase com o (a) artigo definido se tiver dúvidas se vai crase ou não.
Se não fizer sentido, não vai crase.
Exemplo: (A esses profissionais.) <— não faz sentido.
Desenvolvimento 2:
Tudo nos conformes.
Conclusão:
***Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e os Sistemas de Ensino, promover capacitação aos profissionais da educação, ao passo que, é preciso garantir a aquisição de recursos como tablets, notebooks, internet de boa qualidade e outros recursos digitais em todas as escolas públicas.
NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO:
CORRETO:
Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e os Sistemas de Ensino promover capacitação aos profissionais da educação, ao passo que é preciso garantir a aquisição de recursos como tablets, notebooks, internet de boa qualidade e outros recursos digitais em todas as escolas públicas.
ISOLAR PALAVRAS ENTRE DUAS VÍRGULAS SÓ PARA APOSTOS. O MEMSO VALE PARA PARÊNTESES E TRAVESSÕES.
FECHAMENTO CÍCLICO:
TUDO OK. PARABÉNS!
Desse modo, muitos professores poderão sentir-se motivados a superar e redefinir hábitos tradicionais, assim como a professora Katherine no filme “O Sorriso de Monalisa”.
ericatonon123
Olá marcos.
À priori, gostaria de agradecer pela sua excelente correção, me ajudou bastante em vários sentidos.
Outrossim, para citar filmes é preciso dizer quem criou? ou seria só um complemento para “enriquecer” a redação? todas as redações que leio não dizem quem criou o filme.
Agradeço pelos esclarecimentos acerca do uso da crase, ficou muito claro.
vitoriarodriguesssss
Introdução: ótima contextualização e ligação com o tema, para melhorar poderia acrescentar mais uma frase, uma introdução com apenas duas frases depaupera o texto
eu costumo separar em: 1 frase = contextualizar // 2 frase = expor o tema // 3 frase: tese
Desenv 1: ótimo desenvolvimento. algumas observações: não se usa crase antes de pronome masculino
Desenv 2: ótimo desenvolvimento e repertorio
Conclusão: ótima conclusão!
ericatonon123
Olá Vitória. Obrigada pela sua correção.
Gostei muito das suas dicas, principalmente para dividir o parágrafo da introdução, irei adotar esse método.
até a próxima!