As novas relações de trabalho na era tecnológica

  • 0

Se possível corrigir de acordo com as competências do Enem e dar nota
Há cerca de cem anos, o Brasil era um país totalmente agrário tendo as fazendas cafeeiras como uma das riquezas mais importantes da época. Passado o tempo, a era industrial foi se alastrando pelo mundo, fundindo a nova era de tecnologia e computação, havendo como maior percursor, no Brasil, o ex-presidente, Getúlio Vargas. Nos dias que correm, é notório o destaque da internet na sociedade contemporânea, e a forma como ela muda as relações modernas no âmbito da comunicação e trabalho.

A partir dos anos noventa, foi possível perceber as modificações feitas pelas técnicas modernas, como exemplo, o e-mail que substituiu as formas de comunicação. Dessa maneira, surgiu também o comércio eletrônico, sendo possível fazer compras sem ao menos sair de casa. Consequentemente, uma pesquisa feita pela ManpowerGroup revelou que, cerca de 90% dos entrevistados apontaram que a digitalização afetaria suas empresas, além da tecnologia disruptiva – ruptura com os padrões de organização profissional.

O funcionamento de uma empresa é igual ao de uma máquina; se for moderna e as engrenagens estiverem ajustadas, o seu funcionamento será bem sucedido, mas se as engrenagens não estiverem dentro dos ‘padrões’ contemporâneos o funcionamento será prejudicado assim como, o seu lucro. Segundo Edson Moraes, coach executivo, os profissionais deverão se qualificar ainda mais, uma vez que vão ocupar uma função estratégica e menos braçal.

Por conseguinte, para se preparar para um cenário de novas mudanças, é preciso o aprimoramento da mão de obra e investimentos nos setores das empresas. Assim como, os empregadores e os empregados devem analisar novas áreas de atuação e vislumbrar novas oportunidades, bem como, a firma deve incentivar os funcionários a conseguirem formações robustas a fim de, melhorar o seu desempenho trabalhista.

 

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua introdução está excelente!
    E o segundo parágrafo também. Porém o terceiro e a conclusão deixaram a desejar!
    Faltou mais argumentos persuasivos…
    E na sua conclusão faltou você dizer quem vai fazer, como vai fazer, de que forma vai ser feita a solução proposta.
    Comp. 1- 200
    Comp. 2- 120
    Comp. 3-160
    Comp. 4- 160
    Comp. 5- 120
    Nota: 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.