Iniciante

As novas formas de amizade no século XXI

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“A música Canção da América, composta por Milton Nascimento e Fernando Brandt, fala daquela amizade capaz de resistir à distância e ao tempo, característica de uma época em que o contato físico entre amigos era a forma mais usual de aproximação. Era um tempo em que se valorizavam os poucos e verdadeiros amigos. Atualmente, com a conectividade das redes sociais, a realidade é outra. Hoje é possível manter-se em contato contínuo com pessoas que estejam em qualquer lugar do planeta, o que permite multiplicar de modo expressivo o número de amizades. Paradoxalmente, o apego ao mundo virtual parece estar promovendo um outro tipo de distanciamento, já que não é incomum, hoje em dia, ver amigos reunidos em um mesmo ambiente físico, mas isolados uns dos outros pela força atrativa dos tablets e dos smartphones.”     

ESSE FOI O TEXTO BASE. SEGUE ABAIXO MINHA REDAÇÃO:

 

Com o advento da Revolução Industrial, a tecnologia avançou e invadiu várias áreas da sociedade, como a comunicação. Com essa mudança, as relações humanas foram alteradas pelas redes sociais, tornando-se muito mais instáveis e frágeis, incitando um maior individualismo nos cidadãos. Assim, faz-se necessária a tomada de decisões para atenuar o problema.

 

Em primeira análise, é fundamental observar que as novas formas de se relacionar vêm causando uma fragilidade nas amizades. Segundo a teoria da Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman, importante sociólogo polonês, as interações humanas da atualidade são instáveis e feitas para não durar. Nessa perspectiva, percebe-se que amizades formadas nas redes sociais são muito curtas, levando o indivíduo a considerar a única relação realmente importante apenas aquela consigo mesmo.

 

Nessa mesma perspectiva, percebe-se que tal inconstância fomenta um individualismo exacerbado dos usuários das redes, que são os maiores sujeitos das novas formas de amizade. O famoso cientista Albert Einstein, afirmou em uma de suas frases que a tecnologia ultrapassou a humanidade. Nesse sentido, toda a sociedade do século XXI foi marcada pelo uso em massa da internet, que, através da modificação de interações, incitou o egocentrismo, uma vez que cada usuário sente-se o centro das relações, podendo rapidamente desfazê-las quando se sentir minimamente insatisfeito, sem grandes consequências em sua vida, mesmo que implique pontos negativos na vida do outro.

 

Em suma, é crucial que as novas formas de amizade sejam repensadas e quiçá modificadas. Assim, o Ministério da Educação deve providenciar aulas de cidadania digital nas escolas, com o fito de educar a todos sobre uma vida on-line saudável, executando a ação por meio de recrutamento e treinamento dos próprios professores. Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações deve criar e divulgar campanhas sobre o uso consciente das redes sociais, mediante o uso da internet e da televisão, com o objetivo de tornar seus usuários cada vez mais críticos e educados tecnologicamente. Destarte, as inovações difundidas na Revolução Industrial podem ser melhor utilizadas.

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4 Correções

  1. Excelente redação. Retratou muito bem toda a tese, trazendo vários pontos importantes. A introdução traz logo de início o tema e o seu ponto de vista. O desenvolvimento deixa bem explícito os fatores essenciais. A conclusão traz em si uma ótima solução, a campanha para tornar usuários críticos e é educados tecnologicamente é um ponto crucial na resolução desse tema.

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  2. Oi Livia!
    Você fez uma ótima redação.
    Procure explorar mais a sua argumentação nos parágrafos de desenvolvimento;
    Lembre-se de apontar os motivos q corroboram para a problematica ainda na introdução,de forma explícita;
    Não se esqueça de colocar o efeito do efeito na proposta de intervenção;
    Busque criar uma proposta o mais relevante e pertinente o possivel, você não falou sobre escola durante seu texto,mas incluiu isso no final,não é bom acrescentar novas coisas ja no final.
    Lembre-se que todos os parágrafos precisam de inicio,meio e fim.
    C1-160
    C2-160
    C3-200
    C4-160
    C5-160
    N=840

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  3. Olá. Ótimo texto. A seguir segue a minha correção por parágrafo:
    (Lembrando que sou só uma aluna e estou apenas dando minha opinião.)
    Introdução
    Senti falta dos dois núcleos no final do parágrafo.
    Desenvolvimento 2
    Seu parágrafo ficou muito curto e a ideia dele acabou não sendo desenvolvida adequadamente.
    Desenvolvimento 3
    Esse parágrafo foi bem desenvolvido em comparação ao primeiro, mas faltou uma frase para fechá-lo. É importante lembrar que CADA DESENVOLVIMENTO é uma redação: precisa de início (tópico frasal), desenvolvimento e conclusão.
    Conclusão
    Faltou o detalhamento nas propostas.
    C1 – 200
    C2 – 160
    C3 – 160
    C4 – 200
    C5 – 160
    Nota: 880

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  4. Oi !
    Gostei da forma que você pautou sua introdução na Revolução Industrial. So achei que faltou você deixar suas teses que serão desenvolvidas no D1 D2 mais explícitas.
    A sua argumentação está bem legal, gostei dos seus argumentos, estão fortes, o D1 que eu achei que talvez você pudesse ter problematizado mais. Tome cuidado também com a oralidade.
    Na proposta de intervenção você fez 2, a primeira está incompleta e a segunda, acho que você pecou um pouco no detalhamento, um corretor chato pode descontar ponto. Por causa do espaço, talvez fragmentar a redação não seja uma boa opção, pois a proposta inacaba não é avalida e você pode usar essas linhas extras pra fortalecer ainda mais sua argumentação. Já que não é necessário resolver todos os problemas apresentados.
    C1- 160
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 160(fui chato xD)
    Notas dadas de 40 em 40 como no Enem

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