As mídias sociais como impulsionadoras na busca pela perfeição. NOTA PFVR <3

  • 2

Na Grécia Antiga, o conceito de beleza ideal era representado através do desenvolvimento das artes, especialmente retratado nas pinturas e esculturas. Porém, as mídias sociais hoje em dia, mostra uma realidade que apenas digitais influencias vivem. Isso se torna um problema, pois as pessoas buscam seguir o mesmo estilo de vida por insatisfação do estereótipo corporal e se iludem por uma “realidade falsa”, a maioria dos “bloguers” mostra apenas os momentos bons, deixando seus problemas escondidos.

Diante de tal cenário, é válido ressaltar, em primeiro plano que a busca pelo corpo perfeito trás frustrações, pois esse ideal na realidade, não existe. Em 2016, a blogueira Gabrieli Pugliesi disse nas suas redes sociais que para ter o corpo que deseja, você pode comer qualquer coisa, depois é só ir no banheiro e vomitar, o que pode causar sérios problemas tanto físicos quanto mentais. É notório que cada pessoa tem seu estilo, entretanto, há mudanças necessárias e desnecessárias, como ir à academia para ganho de massa corporal, dietas que não precisam agredir fortemente sua saúde.

Ademais, todo ser humano, das classes altas até as baixas têm problemas, porém poucos mostram essa realidade, como no caso da Bianca Andrade que por meio de seus “storys” do instagram, disse que conseguiu emagrecer apenas fazendo dieta, e em uma entrevista acabou falando que fez uma lipo. Nesse sentido, fica claro que as pessoas que se inspiraram na blogueira se frustraram com a mentira contada por ela, e podem até ter desistido de algo que faria bem para o corpo por isso. A realidade nas mídias sociais é pouco falada.

Portanto, as mídias sociais pode ser tanto um problema, quanto uma fonte de inspiração para algumas pessoas e, assim, é preciso cuidado ao navegar por esse mundo digital. Cabe as digitais influencias mostrar a realidade da vida e influenciar outras pessoas a fazerem coisas boas por meio de suas redes sociais e programas de TV que são meios mais acessados, e cabe ao Ministério da Saúde promover políticas públicas de amparo psicológico às vítimas por meio de profissionais especializados em psicologia comportamental das mídias sociais, construindo um corpo social mais empático.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá Ana, tudo bem ?

    Farei a correção por competências, fique a vontade para discordar daquilo que vc não entender de forma clara.

    C1- 120

    Tome cuidado com a concordância de número ( plural e singular ) de sujeito, verbo e complemento.

    Evite usar a palavra através para expressar “por meio de…”, procure o significado de através e verá o que estou dizendo, preze sempre a escrita formal da língua.

    “Porém, no Brasil hodierno, as mídias sociais mostraM uma realidade que apenas influências digitais vivem” * Eu reescreveria desta forma….

    as mídias sociais podeM*

    Traz*

    depois é só ir Ao banheiro e vomitar*, Concordância: quem vai, vai A algum lugar… no caso, o banheiro. Preposição+ artigo.

    “instagram” * deve vir também entre aspas.

    Influências *

    C2- 160

    Vc abordou de forma completa o tema, mas daria para ter sido mais clara na apresentação do mesmo, assim como na apresentação das teses… Dúvidas que surgem no corretor ao longo da correção do seu texto, podem descontar uma boa quantia de pontos, não de espaço para que isso ocorra. SEJA CLARA!

    Os repertórios que vc utilizou são pertinentes ao tema e tem legitimidade, porém vc não fez uso produtivo deles, por exemplo: o conceito de beleza ideal na Grécia era difundido por meio de esculturas, blz. Agr na atualidade é difundido por meio das redes sociais, televisão, e afins… qual a relação desses dois fatos ? o que eles tem em comum OU em que eles divergem ? como os dois influenciavam/ influeciam a vidas das pesoas ? Seria válido dizer que ambos cometem o mesmo tipo de repressão- visual e psicológica- Pensa comigo, Vc poderia ter relacionado esses dois fatos dizendo que assim como na Grécia antiga, o ideal de beleza universal é uma imposição ainda vigente na atualidade, que em diversas ocasiões acabam degradando a saúde física e mental dos cidadãos que buscam incansávelmente alcançar a perfeição difundida pelas redes.

    C3- 120

    Argumentação ainda está falha. Falta um melhor planejamento de texto, para organizar as ideias e decidir quais são mais e menos relevantes. Marca de autoria precária e o texto tende a ter fortes traços de uma produção expositiva e não argumentativa.

    mostra uma realidade que apenas digitais influencias vivem — qual realidade seria essa ? não está claro no texto.

    mostra apenas os momentos bons, — quais momentos ?

    em primeiro plano que a busca pelo corpo perfeito trás frustrações— quais tipos de frustrações ? como elas interferem na vida das pessoas que sofrem com elas ?

    C4- 200

    Fez uma boa distribuição dos conectivos ao longo do texto. Entretanto, atente-se ao uso em excesso, como no D1, não há ncessidade de dois conectivos juntos, apenas um( nesse início de parágrafo) já garante nota máxima nessa competência.

    E outra, vc não fez uma relação direta do repertório da introdução com o tema, eu usário aqui, em vez de “porém” um conectivo de analogia, como: de forma análoga, analogamente, Indo de encontro àrealidade brasileira… Existem vários

    C5- 160

    Sua proposta de intervenção mais completa apresenta 4 dos 5 elementos exigidos. Contudo, recomendo que vc melhore na sua finalidade, traga algo direto, sem muita enrolação. E procure detalhar melhor sua proposta, não ficou claro o detalhamento das suas intervenções.

    E tente retomar o repertório que vc usou na introdução na conclusão , isso deixa o texto mais cíclico e coerente. Mas claro, não é algo cobrado pelo Enem, faça apenas se tiver espaço ( grande parte das redações nota mil retomam o repertório, Fica a dica :) )

    Espero que te ajude, beijos !!

    Continue assim, a prática leva a perfeição! BOA SORTE

    • 1
  2. Olá! É um prazer corrigir sua redação, espero que goste!

    Introdução

    Gostei da alusão histórica citada. Parabéns! Sugiro você trocar “digitais influencias” por influenciadores digitais, de modo que fique mais claro ao leitor o que você quer expressar. Ademais, seria interessante você introduzir suas teses logo na introdução, você apresenta o problema mas não cita a causa ou a consequência do mesmo.

    Desenvolvimento 1

    Gostei do seu desenvolvimento, principalmente do conectivo que você utilizou e o exemplo sobre a Pugliesi. O último período entretanto, dificulta o leitor de entender se os métodos que você citou se referem as mudanças necessárias OU as desnecessárias que você citou anteriormente.

    Desenvolvimento 2

    Apesar do seu desenvolvimento ter sido bom, fala sobre a mesma problemática com praticamente o mesmo exemplo do primeiro. Na sua próxima redação tente abordar desenvolvimentos que apresentem causas/consequências distintas entre si mas que ao mesmo tempo, se complementem.

    Conclusão

    Por mais que o que você disso no início seja verdade é bom você destacar mais o lado ruim do problema, já que é isso que você vai tentar combater com a proposta de intervenção.

    A sua proposta de intervenção foi interessante, porém ficaria melhor com a adição de um complemento. No final do parágrafo você poderia retomar a alusão sobre a Grécia, citada anteriormente na introdução deixando o seu texto mais esteticamente agradável e coerente com os fatos durante ele citado.

    Competência I: Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Nota: 120
    Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Nota: 120
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 80
    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 80
    Competência 5: Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
    Nota: 120

    TOTAL: 520

    • 1
  3. c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
    c2;160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    c3;120 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    limitados e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    c4;160 Articula as partes do texto com poucas inadequações e
    apresenta repertório diversificado de recursos coesivos
    c5;160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto.
    trabalhe melhor uma ação mais concreta
    nota;760

    • 0
  4. Olá! Tudo bem? Sou uma estudante mas gostaria de oferecer minha correção pra sua redação, ok?!
    No primeiro parágrafo, seria interessante trocar “as” por “nas mídias sociais”. E uma dica! Em vez de usar expressões como hoje em dia para indicar atualidade, use conectivos como: na contemporaneidade, no contexto atual, entre outras. Eu reformularia a tese dizendo o seguinte: “A problemática se encontra no estilo de vida imposto pelos chamados “digital influencers”, que como o nome diz, são pessoas que influenciam em meio digital, um padrão de vida quase inalcançável.” Lembrando que é só minha visão, você pode não concordar….
    No segundo parágrafo, você utilizou 2 conectivos: diante de tal cenário e em primeiro plano, eu aconselharia você utilizar apenas 1.
    Trás é sinônimo de atrás, traz é sinônimo de trazer ;)
    Achei ótimo o segundo parágrafo do desenvolvimento!
    Nota: 900

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.