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As Mídias Sociais como Impulsionadoras da Busca pela Perfeição

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Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. Essa visão encaixa-se no tema pois o conceito de “modernidade líquida” é relacionado a vida com superficialidade, status social e consumo.

De acordo com uma pesquisa da ONG inglesa “Girlguiding”, uma em cada três meninas relatou que sua maior preocupação online era comparar a sua vida com a de outras pessoas através das redes sociais. Esses dados reforçam a visão de Bauman pois expõe um indivíduo que se preocupa com seu status social em meio a um mar de superficialidade com um estilo de vida baseada na cultura de consumo.

Em segundo plano, uma pesquisa realidade pela Royal Society for Public Health indica que os britânicos de 14 a 24 anos acreditam que as redes sociais têm efeitos prejudiciais sobre o seu bem-estar. Esses dados revelam que embora o indivíduo esteja extremamente conectado, uma boa parte possui consciência dos malefícios porém precisam de ajuda para se libertarem dessas correntes psicológicas.

Portando, é papel dos pais que dialoguem com seus filhos à respeito dos malefícios das redes sociais e compete ao Ministério da Saúde que tem como função social garantir uma qualidade de vida para todos, oferecer programas de psicólogos gratuitos em parceria com os seus respectivos estados, com o objetivo de auxiliar esses jovens a manter um estilo de vida saudável em relação as redes sociais.

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5 Correções

  1. As Mídias Sociais como Impulsionadoras da Busca pela Perfeição
    (1)Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. Essa visão encaixa-se no tema pois o conceito de “modernidade líquida” é relacionado a vida com superficialidade, status social e consumo.
    (2)De acordo com uma pesquisa da ONG inglesa “Girlguiding”, uma em cada três meninas relatou que sua maior preocupação online era comparar a sua vida com a de outras pessoas através das redes sociais. Esses dados reforçam a (3)visão de Bauman pois expõe um indivíduo que se preocupa com seu status social em meio a um mar de superficialidade com um estilo de vida baseada na cultura de consumo.
    (4)Em segundo plano, uma pesquisa realidade pela Royal Society for Public Health indica que os britânicos de 14 a 24 anos acreditam que as redes sociais têm efeitos prejudiciais sobre o seu bem-estar. Esses dados revelam que embora o indivíduo esteja extremamente conectado, uma boa parte possui consciência dos malefícios (5)porém precisam de ajuda para se libertarem dessas correntes psicológicas.
    (6)Portando, é papel dos pais que dialoguem com seus filhos à respeito dos malefícios das redes sociais e compete ao Ministério da Saúde que tem como função social garantir uma qualidade de vida para todos, oferecer programas de psicólogos gratuitos em parceria com os seus respectivos estados, com o objetivo de auxiliar esses jovens a manter um estilo de vida saudável em relação (7)as redes sociais.
    COMENTÁRIOS
    (1) Muito bom você iniciar seu texto fazendo referência ao estudo do sociólogo Zygmund Bauman isso te dá pontos na competência 2 da Redação do Enem. No entanto, acredito que faltou você contextualizar essa citação ao tema em questão, ou seja, relacioná-lo à temática. Interessante que você coloque conectivos que inter-relacione a sua tese ancorada à proposta analisada pelo sociólogo. Seria interessante você inserir as causas que contribuem para a continuidade do problema a fim de mostrar para o corretor que existe a presença de projeto de texto, o que faz pontuar na competência 3 da Redação do Enem. Na introdução não notei nenhum erro de gramática, desse modo acredito que não seria penalizado na competência 1.
    (2) Interessante você colocar uma pesquisa divulgada por um órgão reconhecido pela comunidade mundial, a ONU é uma das instituições mais respeitadas do planeta, portanto, referenciá-la enriquece seu texto. Acredito que tenha faltado você relacionar essa pesquisa ao tema mediante uso de conectivos que comprovem o seu ponto de vista ao tema. Você terá uma boa pontuação nas competências de número 2 e 3, porém pela falta de contextualização, acredito que você seria penalizada na competência 4. Não senti erros de gramática e isso poderia te beneficiar na competência 1.
    (3) Excelente você citar o sociólogo novamente pra mostrar pro corretor que seu texto integra as partes, inter-relacionando os parágrafos com uma única ideia de seu texto com vista a defender seu ponto de vista.
    (4) Diferente dos outros parágrafos eu sentir que esse ficou um pouco mais contextualizado e você explicou bem o motivo pelo qual citou a pesquisa, relacionando-o ao tema abordado (pontos para a competência 3 que pede projeto de texto e organização textual)
    (5) Seria interessante você fazer uma pausa mediante ponto continuado e uso de conectivo a fim de dar maior fluidez ao seu texto e, de certa forma, causar boa impressão para o corretor. Isso não causa cansaço de leitura por parte do corretor. Nesse parágrafo também não identifiquei erros gramaticais, neste sentido, acredito que sua nota na competência 1 até agora no texto te renderá uma boa pontuação.
    (6) No último parágrafo do texto, o corretor espera que você responda as 5 perguntas exigidas: Agente, Ação, Modo (como fazer), Finalidade e detalhamento de algum dos quatro anteriores. Para pontuar na competência 3 e demonstrar que você tem um projeto de texto explicito na sua redação o ideal é fazer um fechamento circular de modo a tornar seu texto contínuo e fluido. Você respondeu na sua conclusão a apenas 3 perguntas, logo seria penalizada em 80 pontos dos 200 na competência 5. Assim sendo, você responde:
    1) Agente: Pais e Ministério da Saúde.
    2) Ação: ‘’dialogar com seus filhos à respeito dos malefícios das redes sociais e oferecer programas de psicólogos gratuitos em parceria com os seus respectivos estados’’, respectivamente.
    3) Modo (como deve ser feito): AUSENTE
    4) Finalidade: ‘’com o objetivo de auxiliar esses jovens a manter um estilo de vida saudável em relação as redes sociais.’’
    5) Detalhamento: AUSENTE
    (7) Em relação “às” com acento indicativo de crase. Esse foi o único erro que identifiquei em seu texto. Pode haver mais, não sou formado em leras, porém acredito que sua pontuação na competência 1 deve vir boa. Parabéns e continue assim.
    Notas:
    Competência 1- 180
    Competência 2- 180
    Competência 3- 120
    Competência 4- 120
    Competência 5- 120
    NOTA FINAL: 720
    Parabéns pelo seu esforço em continuar estudando. Estamos juntos nessa caminhada e gostaria que contribuísse com comentários em meus textos nessa comunidade.
    Muito obrigado.

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  2. Oi, tudo bem? Não sou especialista, mas espero te ajudar.
    Sua redação é muito boa e tem base sociocultural, assim como sua argumentação em geral. Mas tem uns pontos que gostaria de acrescentar pra ajudar tanto a mim quanto a você.
    Na sua introdução, senti falta de mais um período com sua opinião pra concluir o parágrafo com chave de ouro. Você fez a contextualização e a problematização de forma ótima, mas a falta da tese deixou a introdução incompleta e deu uma sensação de falta.
    Em seus parágrafos de desenvolvimento, igualmente bem escritos, o que deixou a desejar foi o fato de você não ter citado a perfeição dita no tema. Os argumentos sobre a superficialidade com a cultura de consumo, e os dados causados pelas redes sociais são bastantes pertinentes, mas você deveria ter associado, principalmente no primeiro desenvolvimento, a busca incansável pela perfeição, mencionando exatamente o que está no tema.
    Além disso, toda a sua redação está boa. Espero ter ajudado :)

    • 2
  3. Oie, tudo bem?
    Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante.
    Sua citação do autor na introdução, e retomada no desenvolvimento ficou incrível, eu te sugiro que cite as referências somente de onde você tirou a informação “De acordo com uma pesquisa da ONG inglesa “Girlguiding” “, citar o ano seria interessante para situar o leitor.
    Sua intervenção ficou muito boa, e um outro agente que também poderia utilizar, seria a escola, com palestras e rodas de conversa, o que ajudaria bastante na conscientização.
    Em suma, parabéns pela sua redação.

    • 1
  4. Olá!
    Sua redação é muito boa e tem base sociocultural, assim como sua argumentação em geral.
    No entanto, acredito que faltou você contextualizar essa citação ao tema em questão, ou seja, relacioná-lo à temática. Interessante que você coloque conectivos que inter-relacione a sua tese ancorada à proposta analisada pelo sociólogo. Seria interessante você inserir as causas que contribuem para a continuidade do problema a fim de mostrar para o corretor que existe a presença de projeto de texto, o que faz pontuar na competência 3 da Redação do Enem. Na introdução não notei nenhum erro de gramática, desse modo acredito que não seria penalizado na competência 1.
    Notas:
    Competência 1- 180
    Competência 2- 180
    Competência 3- 120
    Competência 4- 120
    Competência 5- 120
    NOTA FINAL: 720

    • 1
  5. Boa noite Thais
    Se aceita minhas ponderações.
    Notei logo quando abrir a redação que alguns parágrafos estão pequenos, mas beleza eu entendo que as vezes nois escrevemos no papel e passamos pro site ele diminuiu 1 ou 2 linhas de cada parágrafo…
    INTRODUÇÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
    A contextualização foi boa citou um filósofo muito usado no ENEM principalmente, Mas
    a sua tese tem que ser uma frase a parte da conclusão
    Para tomar menos espaço seria melhor
    ”Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman,”
    A contextualização é bom deixar claro de quem se trata o que será dito, mas o mais importante é o que será dito e o tanto de linhas que será tomada
    Ela tem que possuir ligação com a contextualização, porém tem que ser algo independente, por exemplo:
    TEMA: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição.
    A tese pra ficar claro você poderia escrever com suas palavras, por exemplo:
    TESE: Dessa forma, é notório que, as mídias sociais hodiernas são grandes influentes modernos exigindo cada vez mais o perfeccionismo na vida das pessoas.
    Isso é só um exemplo, mas poderia produzido melhor a tese que é a parte mais importante da sua redação de certa forma.
    Não teve direcionamento
    De certa forma a introdução ta muito pequena, só deixou a contextualização e a tese ta parecendo um argumento invés de uma tese, só ai já teria menos pontos nas competências.
    DESENVOLVIMENTO
    ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO DO ARGUMENTO+CONTEXTUALIZAÇÃO+DIRECIONAMENTO
    No seu texto inverteu um pouco a ordem mas blz
    NO 2 PARÁGRAFO
    Apresentou contextualização, após essa contextualização cabia um argumento que é o mais importante que o corretor quer no seu desenvolvimento e depois teve o aprofundamento
    Então faltou o Argumento e o fechamento dessa ideia
    REPETIU ”DE” 5 VEZES
    REPETIU 4 VEZES ”A”
    NO 3 PARÁGRAFO
    Cadê seu argumento? O parágrafo inteiro foi levado por uma contextualização
    Dessa forma o texto ARGUMENTATIVO-DISSERTATIVO termina onde poderia apresenta seus argumentos em relação a isso
    REPETIU ”QUE” 3 VEZES(tem outras repetidas mas to com sono kk)
    CONCLUSÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+ FECHAMENTO CIRCULAR(RETOMANDO A TESE)
    Não contextualizou com o que foi dito anteriormente
    1 Proposta faltou o porque
    A 2 proposta deveria ter uma separação ai então houve mais um erro que conta nas competências
    Não precisava argumentar o que o Ministério faz porque a conclusão é só para apresentar agentes
    A 2 proposta faltou também o porque
    e não fechou o texto retomando a tese aliás ela não foi bem estruturada
    .
    ..
    .
    ..
    .
    .
    .
    (NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM)
    COMPETÊNCIA 1: 120(REPETIÇÕES GRAMATICAIS)
    COMPETÊNCIA 2: 180(BOAS ALUSÕES)
    COMPETÊNCIA 3: 0(NÃO APRESENTOU NENHUM ARGUMENTO NOS DESENVOLVIMENTOS)
    COMPETÊNCIA 4: 80(QUEBRA DE ESTRUTURA E REPETIÇÃO DE PALAVRAS)
    COMPETÊNCIA 5: 100(FALTA FINALIDADE, CONTEXTUALIZAR E RETOMAR A TESE)
    NOTA: 480

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