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As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

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(Por favor, corrijam no modelo do ENEM)

A Grécia antiga – uma das civilizações mais importantes já existentes – tinha como uns dos pilares sociais a constante busca pela perfeição, pois a mesma os levaria a uma proximidade aos Deuses e indicaria uma alma perfeita. Hodiernamente, no Brasil, é possível traçar um paralelo com essa realidade, onde as pessoas estão obcecadas pelo corpo e vida perfeita. Isso ocorre pela transmissão de uma falsa realidade impulsionada pelas mídias sociais, o que acarreta um olhar social supérfluo e obstinada por futilidade. Sob esse viés, essa realidade configura um desafio a ser mediado baseado em dois entraves: os padrões sociais e a democratização da comunicação.

Primeiramente, vale-se ressaltar que os padrões sociais participam diretamente para a conjuntura do impasse. Segundo Vinícius de Moraes, poeta brasileiro, “que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental”. Sob essa análise, tal pensamento reflete as ações dos principais veículos de entretenimento que, em busca de lucro e consumidores, utilizam de pessoas com características fora da média. Assim sendo, o público, ao usufruir de filmes, séries e propagandas, passam a acreditar que existe um modelo corporal a ser seguido e se sentem inseguras quanto ao próprio corpo. Logo, os padrões sociais enraizados nos meios de entretenimento contribuem ativamente no comportamento mental dos indivíduos.

Outrossim, a democratização da comunicação – proveniente do surgimento da “internet” – é um fator agravante do problema, uma vez que as pessoas estão mais expostas e passíveis de serem influenciadas negativamente. Segundo Confúcio, filósofo chinês, “tudo tem sua beleza, mas nem todos conseguem enxergá-lo”. Sob tal ótica, as pessoas iludidas pelas mídias sociais ignoram suas qualidades e recorrem a inúmeras pesquisas e medicamentos para conseguirem o corpo perfeito, o que acarreta problemas, como: ansiedade, depressão e isolamento social. Portanto, meios sociais – Facebook, Twitter, Instagram – são exemplos de recursos que facilitam a propagação dos padrões sociais, haja visto que os cidadãos estão as utilizando frequentemente para o ócio.

Dessarte, medidas são necessárias para a resolução do impasse. O Governo Federal e o Ministério da Saúde, em parceria, através de recursos públicos e iniciativas privadas, devem elaborar campanhas e palestras de auto ajudas com a finalidade de auxiliar as pessoas a descobrirem suas próprias perfeições, e assim valorizá-las. Ademais, cabe aos principais meios sociais promoverem inciativas para inserir uma maior diversidade de características em suas obras a fim de atenuar a presença de grupos específicos em seus produtos. Só assim será possível o desvio do olhar da população para questões internas e não focadas externamente como na Grécia antiga.

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3 Correções

  1. A Grécia antiga – uma das civilizações mais importantes já existentes – tinha como uns(3)dos pilares sociais a constante busca pela perfeição, pois a mesma os levaria a uma proximidade aos Deuses e indicaria uma alma perfeita. Hodiernamente, no Brasil, é possível traçar um paralelo com essa realidade, onde as pessoas estão obcecadas pelo corpo e vida perfeita. Isso ocorre pela transmissão de uma falsa realidade impulsionada pelas mídias sociais(2), o que acarreta um olhar social supérfluo e obstinada(1) por futilidade. Sob esse viés,(4) essa realidade configura um desafio a ser mediado baseado em dois entraves: os padrões sociais e a democratização da comunicação.(2)

    Evitar repetição de palavras: perfeita, realidade.

    1 – obstinado
    3 – um
    2 – precisa abordar no desenvolvimento(competência 3)
    4 – 1 conectivo intraparagrafo. Suficiente por enquanto.

    Primeiramente, vale-se ressaltar que os padrões sociais participam diretamente para a conjuntura do impasse. Segundo Vinícius de Moraes, poeta brasileiro, “que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental”. Sob essa análise, tal pensamento reflete as ações dos principais veículos de entretenimento que, em busca de lucro e consumidores, utilizam de pessoas com características fora da média. Assim sendo(6), o público, ao usufruir de filmes, séries e propagandas, passam a acreditar que existe um modelo corporal a ser seguido e se (5) sentem inseguras quanto ao próprio corpo. Logo, os padrões sociais enraizados nos meios de entretenimento contribuem ativamente no comportamento mental dos indivíduos.

    5 – sentem-se
    6 – conectivo intraparágrafo

    Evitar repetições de palavras: padrões sociais,

    Outrossim(7), a democratização da comunicação – proveniente do surgimento da “internet” – é um fator agravante do problema, uma vez que as pessoas estão mais expostas e passíveis de serem influenciadas negativamente. Segundo Confúcio, filósofo chinês, “tudo tem sua beleza, mas nem todos conseguem enxergá-lo”. Sob tal ótica, as pessoas iludidas pelas mídias sociais ignoram suas qualidades e recorrem a inúmeras pesquisas e medicamentos para conseguirem o corpo perfeito, o que acarreta problemas, como: ansiedade, depressão e isolamento social(8). Portanto, meios sociais – Facebook, Twitter, Instagram – são exemplos de recursos que facilitam a propagação dos padrões sociais, haja visto que os cidadãos estão as utilizando frequentemente para o ócio.

    7 – conectivo interparagrafo
    8 – o que isso tem a ver com democratização da comunicação?

    Parágrafo desorganizado: começa falando de democratização do acesso à comunicação, depois vai para incapacidade de enxergar a beleza e por último fala de padrões sociais.

    Dessarte(9), medidas são necessárias para a resolução do impasse. O Governo Federal e o Ministério da Saúde(agente), em parceria, através de recursos públicos e iniciativas privadas(meio), devem elaborar(ação) campanhas e palestras de auto ajudas(11) com a finalidade de auxiliar(objetivo) as pessoas a descobrirem suas próprias perfeições, e assim valorizá-las. Ademais, cabe aos principais meios sociais(13) promoverem inciativas para inserir uma maior diversidade de características em suas obras a fim de atenuar(finalidade) a presença de grupos específicos em seus produtos.(12) Só assim será possível o desvio do olhar da população para questões internas e não focadas externamente como na Grécia antiga.

    9 – conectivo inter paragrafo
    11 – autoajudas
    13 – quais meios?
    12 – quais grupos específicos? Aprofunde as ideias
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160

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  2. 1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa
    ótimo uso da norma culta = 200
    2) Compreensão da proposta de redação
    Atendeu a tipologia da redação: dissertação argumentativa-expositiva e não fugiu do tema =200
    3) Seleção e organização das informações
    Não vi mencionado na conclusão a sua tese inicial, tem que colocar. Na introdução seu tema está inserido, porém não claramente. 50
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
    ideias bem articuladas, organizadas por meio de parágrafos bem construídos. =200
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. ok 200
    total 850

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  3. Excelente redação! Você apresenta ótimo domínio da norma culta e grande repertório sociocultural, além da argumentação consistente e convincente. No entanto, senti falta de detalhamento maior da intervenção, por exemplo, onde serão noticiadas as campanhas? qual público-alvo? Ainda, seria interessante a busca por outro conectivo além do “sob” para não ficar muito repetitivo.
    C1 200
    C2 200
    C3 200
    C4 160
    C5 120
    Nota final: 880

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