As mídias sociais como impulsionadora da busca pela perfeição

  • 1

No filme “Meninas Malvadas” retrata bem a obsessão de jovens com sua imagem corporal: até mesmo a abelha-rainha Regina George e suas amigas sofrem com a imagem de seus corpos no espelho. Um episódio marcante é quando Candy, para atacar Regina entrega barras de proteína á colega para que ela ganhe peso. Fora das telas, é fato que a busca pela perfeição tem como impulsionador as mídias sociais, que são responsáveis por dilatar padrões estéticos inalcançáveis e contribuindo para exclusão para exclusão social.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a exposição nos meios virtuais, retratam sempre uma vida perfeita e feliz: estão sempre em harmonia, com um corpo perfeito e dentro dos padrões sociais, as conquistas profissionais são admiráveis. No livro “Ditadura da beleza”, escrito por Agust Cury retrata na obra o cotidiano de mulheres que sofrem as consequências da ditadura da beleza , que são influenciadas pela mídia social e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões estéticos. Paralelamente, percebe-se que, essas pessoas regem suas vidas em busca das melhores postagens e de maior número de aprovações ,num ritmo constante e insaciável, sendo assim, a constante insatisfação com nível de fama adquirida, pode levar a um desprazer com a vida.

Além disso, a necessidade de comentários positivos em seus posts sobre sua beleza física promove um vício em busca da perfeição. Segundo o Carlos Heitor, jornalista brasileiro, ” A internet é poluidora, não no sentido ecológico , mas sim espiritual. Assim, parte da população em que não se tem essa realidade perfeita que não se  enquadram no perfil perfeito, tendem a se sentir inadequados, e imperfeitos e se afastam da sociedade o que é característico da exclusão social.

Portanto é preciso, que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para promover a reflexão do jovem sobre a importância de identidade social externa aos meios virtuais, urge que o MEC faça a inclusão na base curricular escolar, na disciplina de Sociologia, o estudo de Mídias sociais e seus impactos por meio de aulas em que trabalhem a conscientização sobre a dependência da perfeição. Somente assim, será possível alcançar uma sociedade de espirito mais puro.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá. Vou apontar alguns erros que encontrei.

    No filme “Meninas Malvadas” retrata bem a obsessão de jovens com sua imagem corporal: até mesmo a abelha-rainha Regina George e suas amigas sofrem com a imagem de seus corpos no espelho. Um episódio marcante é quando Candy, para atacar Regina(1) entrega barras de proteína á colega para que ela ganhe peso. Fora das telas, é fato que a busca pela perfeição tem como impulsionador as mídias sociais, que são responsáveis por dilatar padrões estéticos inalcançáveis e contribuindo para exclusão para exclusão social.(2)
    (1) Vírgula.
    (2) Certeza que aqui foi erro de digitação.

    Em primeiro lugar, é importante destacar que a exposição nos meios virtuais,(1) retratam sempre uma vida perfeita e feliz: estão sempre em harmonia, com um corpo perfeito e dentro dos padrões sociais, as conquistas profissionais são admiráveis. No livro “Ditadura da beleza”, escrito por Agust Cury(2) retrata na obra(3) o cotidiano de mulheres que sofrem as consequências da ditadura da beleza , que são influenciadas pela mídia social e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões estéticos. Paralelamente, percebe-se que, essas pessoas regem suas vidas em busca das melhores postagens e de maior número de aprovações ,num ritmo constante e insaciável,(4) sendo assim, a constante insatisfação com (5)nível de fama adquirida,(6) pode levar a um desprazer com a vida.
    (1) Vírgula indevida.
    (2) Augusto Cury.
    (3) Essa frase ficou um pouco estranha. Seria melhor “no livro “Ditadura da Beleza”, Augusto Cury retrata…”. Sem o “escrito por” ali
    (4) Ponto final.
    (5) Artigo. “O”.
    (6) Adquirido.
    *Desenvolvimento bom e coerente com o que você trouxe na introdução. Esses errinhos tirariam sua nota, que deveria ser 200 nesse D1.

    Além disso, a necessidade de comentários positivos em seus posts sobre sua beleza física promove um vício em busca da perfeição. Segundo o Carlos Heitor, jornalista brasileiro, ” A internet é poluidora, não no sentido ecológico , mas sim espiritual(1). Assim, parte da população em que não se tem essa realidade perfeita (2)que não se enquadram no perfil perfeito, tendem a se sentir inadequados,(3) e imperfeitos(4) e(5) se afastam da sociedade(6) o que é característico da exclusão social.
    (1) Faltou as aspas final.
    (2) E que.
    (3) Vírgula indevida.
    (4) Aqui seria melhor um ponto final.
    (5) Conectivo. Exemplo: “Consequentemente, se afastam da sociedade…”
    (6) Vírgula.

    Portanto(1) é preciso,(2) que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para promover a reflexão do jovem sobre a importância de(3) identidade social externa aos meios virtuais, urge que o MEC faça a inclusão na base curricular escolar, na disciplina de Sociologia, o estudo de Mídias sociais e seus impactos por meio de aulas em que trabalhem a conscientização sobre a dependência da perfeição. Somente assim, será possível alcançar uma sociedade de espirito mais puro.
    (1) Vírgula aqui.
    (2) Vírgula indevida.
    (3) Da.
    *Achei sua proposta muito boa, aqui você tiraria 200, já que a competência só avalia se possui os 5 elementos que o ENEM pede.

    Bastante errinho de pontuação e alguns de concordância. Minha dica é óbvia: dê uma estudada nesses assuntos que você irá evoluir bastante.
    Pelo jeito você já entendeu o modelo de redação que o ENEM está pedindo, o que é ótimo.

    Uma outra observação minha: o seu D2 ficou bem curto em comparação com o 1. Cuidado com isso, já que parece que um argumento possui mais importância que o outro, o que pode tirar nota.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 1
  2. Redação coerente. Vi poucos erros de pontuação. Falta uma marca pessoal ,senti que li um texto pronto, muito parecido com o do menino Felpi, exceção entre milhões. Talvez na hora da prova não se tenha tantas informações ou lembranças para tantas citações, exemplos e frases prontas. Mas é um bom texto, muito interessante, gostei muito. Não se esqueça de reler o texto para não cometer repetições.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.