Iniciante

As manifestações populares no Brasil como ferramenta de mudança social

  • 0

      As manifestações populares vem ganhando cada vez mais força, seja através de atos diretos ou por meio das redes sociais. Nas primícias, o movimento estudantil “Caras pintadas” ocorrido em 1922, pelo impeachment do presidente Collor, marcou a história dos brasileiros, o que, como cantado por Cazuza “eu vejo o futuro repetir o passado”, ocorreu em 2016, quando a população ocupou as ruas pedindo o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Diante desses fatos, questiona-se: a política representativa de fato nos representa?

       A união da população em defesa de causas sociais tornou-se cada vez mais comum, tendo em vista as insatisfações governamentais, que não são hodiernas. Para exemplo disso temos a Parada do Orgulhoso LGBTQI+, que ocorre desde 1997, para alcançar visibilidade, respeito e a criminalização da homofobia (aprovada em 2019, decorrentes de 22 anos de luta e de vidas inocentes perdidas). Logo, observa-se o quanto esses movimentos são cruciais para que a população alcance os direitos que são inviabilizados pelos seus representantes, visto que, um país mudo não muda.

      Outrossim, vinculado aos meios midiáticos, pode-se citar a hashtag que viralizou pelas redes sociais. As atrocidades acometidas para com a população negra não são atuais, mas ao decorrer no tempo vem ganhando mais visibilidade. E foi assim que a população, mesmo num cenário de pandemia, que os impossibilitaram de ir às ruas, se manifestaram através da #blacklivesmetter (vidas negras importam). Assim, nota-se que a sociedade, vem buscando estratégias para mobilizar, conscientizar e atingir cada vez mais pessoas, que não mais se recatam ao ver os seus direitos são feridos, pois se o povo for passivo a corrupção será ainda mais ativa.

      Portanto, diante de toda conjuntura brasileira decorrente, se evidência a insatisfação da população como também a necessidade de mudanças. Por conseguinte nota-se a importância de realizações de palestras educativas, para que assim o respeito e igualdade possam vingar na sociedade; como também, que o Estado assegure os direitos de todos os cidadãos mediante a Constituição, além de estar atento aos acontecimentos sociais, para que o descontentamento populacional seja cada vez menor, e assim todos possam viver em harmonia.

Peço que a correção seja feita seguindo os critérios do ENEM, atribuindo nota as competências!!!

Compartilhar

3 Correções

  1. olá, anjo.
    D1: 200.
    Há domínio da norma padrão de maneira que as características da língua portuguesa escrita e da norma culta foram mantidas.
    D2: 200
    Houve compreenção da proposta apresentada e um uso muito rico dos elementos socioculturais.
    D3: 160.
    eu não vi muita marca de opinião no texto.
    D4: 200
    D5: 160
    Sempre lembre do AGENTE, MODO, MEIO – COM DETALHAMENTO – E FINALIDADE para conseguir conquistar os 200 pontos dessa competência.

    • 1
  2. Oi Nattatanan! Em geral, seu texto está bem escrito. Meus parabéns!! No entanto, tenho algumas observações:
    1. Seu repertório sociocultural foi muito bem explorado. Contudo, evite utilizar muitas informações em um mesmo parágrafo, como você fez na introdução. Tente escolher um exemplo e detalhá-lo bem.
    2. No modelo ENEM, priorize, ao final da introdução, explicitar seus tópicos frasais, ou seja, deixar claro os assuntos a serem abordados nos parágrafos seguintes. Seria possível escrever, por exemplo, “Evidencia-se, assim, que as manifestações populares derivam de insatisfações governamentais e são, muitas vezes, organizadas por meio de redes sociais”.
    3. A maioria das redações que recebem nota 1000 utilizam a seguinte estrutura: “A priori ,é importante perceber que…” e suas variantes. Desse modo, talvez você devesse considerar sua adoção, já que o ENEM prioriza o uso de conectivos entre parágrafos.
    4. No segundo parágrafo, seria interessante adicionar uma frase que remeta ao seu tópico frasal antes da menção à hashtag. Dessa forma, seria melhor escrever, por exemplo, ”Outrossim, é determinante destacar que as redes sociais agem como propagadores de reivindicações populares por meio de sua visibilização.”
    5. Sua proposta de intervenção ainda carece de alguns elementos: o agente, o modo e o detalhamento. Escolha uma única ação e a desenvolva bem detalhadamente. Depois, se julgar necessário, aborde uma outra superficialmente.
    7. É importante retomar a sua figura da introdução, o movimento “Caras Pintadas”, no seu encerramento, mais especificamente, na última oração do seu texto.
    Nota: 800
    Critério 1: 200
    Critério 2: 160
    Critério 3: 160
    Critério 4: 200
    Critério 5: 80
    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
    E não se desanime! A prática leva a perfeição ;)

    • 1
  3. Olá, sua redação ficou muito boa! No entanto acredito que algumas onservações possam ser feitas:
    1- sua introdução ficou um pouco confusa com a introdução de mais de um repertório sociocultural (as manifestações “caras pintadas”, a música do Cazuza e o impeachment da Dilma). Recomendo que use apenas uma.
    2- seu desenvolvimento está coerente com o tema mas acredito que ele possa ser mellhor desenvolvido com o uso, por exemplo, de dados confiáveis.
    3- sua conclusão está boa e apresenta a solução para a problemática apresentada no decorrer do texto, mas poderia ter sido mais detalhada, lembrando sempre dos critérios: agente, como e por que.
    As notas para os critérios são:
    1) 200
    2) 180
    3) 180
    4) 200
    5) 180

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.