Como já dizia no trecho da música de Gabriel o Pensador, “não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta”. Tal excerto tem semelhança com o que tem acontecido forte nos últimos anos, as chamadas manifestações populares, e que tem se tornado uma forma de busca de direitos no Brasil. Porém, muitos acreditam que essas atitudes não são benéficas, e é muitas vezes vista como atos de rebeldia. Entretanto, é possível provar o contrário, e que esses movimentos são uma grande ferramenta na luta tanto pela democracia, como de ações discrepantes, do Estado.
Em primeira lugar, é de suma importância analisar sobre o poder das manifestações na busca pela democracia. Em referência a isso tem-se, o movimento conhecido como “caras pintadas”, que reuniu diversos jovens e adultos na luta pelo impeachment do presidente da época, Fernando Collor, o que acabou acontecendo. Exemplo esse que só reforça a ideia de que essas ações podem fazer mudanças sociais, e independente de partidos, a sociedade deve se unir na busca pelo bem comum.
Outrossim é a atitude dos governos que divergem da vontade do povo. Já dizia então o filósofo Aristóteles, que o Estado deve trabalhar e ajudar o homem a chegar na felicidade. No entanto, no Brasil, muitas vezes ações de governantes estão obstantes disso, o que gera revolta, como as Manifestações de 2013, ocorridas pelo aumento da passagem de transportes públicos– entre outros –, tendo diversos protestos contrários a essa atitude. O que de fato deu certo; o governo voltou atrás da proposta.
Diante o que foi dito, é quase indubitável que as manifestações são de grande importância na luta em prol da democracia e de direitos, portanto, ações como essa devem ser estimuladas. Para isso, ONGs, em parceria com a mídia, devem instruir a sociedade na busca de direitos, através de propagandas em redes sociais e em televisores, para que a população possa agir se for necessário. Ademais o MEC deve promover palestras com especialistas no assunto em instituições de ensino, provocando o senso crítico dos mais jovens. Assim, esses possam cada vez mais fazer política e possam lutar por um país melhor.
samuel200
BOA NOITE!
primeiramente parabéns pela escolha do tema extremamente atual na sociedade brasileira.
CORREÇÃO: Na introdução senti a falta da organização e problematização do tema a ser argumentado no começo percebe-se a citação, “Como já dizia no trecho da música de Gabriel o Pensador, “não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta” foi uma boa ideia por que passar ao avaliador conhecimentos em geral mas dificultou um pouco o entendimento já que não se complementou bem ao fim da introdução já que não ficou claro os temas que serão argumentados na redação como nesse trecho: “Entretanto, é possível provar o contrário, e que esses movimentos são uma grande ferramenta na luta tanto pela democracia, como de ações discrepantes, do Estado”. não ficou claro o sub tema das manifestações populares, também houve graves erros de virgula e gramatica;
Na conclusão não fica claro quais seriam os resultados dessa solução proposta no trecho: “Ademais o MEC deve promover palestras com especialistas no assunto em instituições de ensino, provocando o senso crítico dos mais jovens. Assim, esses possam cada vez mais fazer política e possam lutar por um país melhor”. isso fica exposto ja que fugiu do tema dos parágrafos anteriores. espero ter ajudado!
NOTA DAS COMPETÊNCIAS ABAIXO:
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 80
Competência 4: 80
Competência 5: 160
TOTAL: 600
Isabelamelosilva
Boa noite!
Introdução: “Como já dizia no trecho da música de Gabriel o Pensador, “não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta. ” Ficaria melhor assim: “Não adianta olhar para o céu com muito fé e pouca luta”. No trecho da música do rapper Gabriel Pensador..” após expor seu repertório, adeque ele ao tema! Contextualize e apresente sua tese. O parágrafo poderia ficar bom, mas ficou um pouco confuso. Alguns erros no uso da vírgula.
D1: boa ideia do seu parágrafo. Mas você poderia ter contextualizado um pouco mais. Use seu conhecimento a seu favor, argumente de maneira clara.
D2:boa ideia do seu parágrafo. Mas você poderia ter contextualizado um pouco mais. Use seu conhecimento a seu favor, argumente de maneira clara.
Achei seus argumentos pequenos, senti falta de mais conectivos para suas ideias se ligarem. Também encontrei alguns erro em relação à vírgula.
Proposta de Intervenção: faltou detalhamento. Talvez se você tivesse deixado só uma proposta e tivesse detalhado a mesma, ficaria melhor.
Competência 1: 120
Competência 2: 120
Competência 3: 80
Competência 4: 80
Competência 5:120
TOTAL: 520