As manifestações populares nos provaram ao longo da História como o povo unido em um objetivo é capaz de provocar mudanças significativas na nossa sociedade. Unida por uma causa comum, a população já foi capaz de alcançar grandes feitos por meio de protestos. Como exemplo, podemos citar o impeachment de Fernando Collor na década de 90, que se tornou o primeiro presidente da América Latina a sofrer processo de impeachment na época mencionada.
Como forma de lutar por direitos políticos, econômicos e sociais, a população encontrou como mecanismo de manifestação a presença nas ruas. Unindo vozes que juntas não podem ser silenciadas, os brasileiros já conquistaram muitos de seus direitos por meio de manifestações populares. Entre casos recentes, podemos citar a criminalização da homofobia pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2019, que foi conquistada através de muitas passeatas e mobilizações populares dos últimos anos.
Entretanto, é de suma importância frisar como a violência contra manifestantes se faz presente, tanto nos dias atuais como em épocas passadas. Em 1968, manifestações populares contra a ditadura militar no Rio de Janeiro levaram a morte de um estudante da USP e várias agressões por parte da polícia e de grupos contrários à mobilização. Décadas depois, em 2020, ocorreu no país diversos protestos em oposição à violência policial contra pessoas negras. Durante as passeatas e reivindicações pela igualdade racial, policiais armados atacaram pessoas que se posicionavam nas ruas, entre elas um senhor idoso, que foi empurrado por um policial e tendo de ser levado às pressas ao hospital. Assim, é evidente como a violência contra manifestantes é um problema que vem sendo negligenciado através do tempo.
Com o objetivo de valorizar as marchas populares e conter a violência policial, é necessário que os professores da rede pública e privada organizem aulas voltadas para a importância da liberdade de expressão e manifestações sociais, a fim de conscientizar os jovens a respeitar o ponto de vista do próximo e não usar da violência para reprimir a liberdade do outro. Além disso, é de suma importância a revisão de políticas de segurança pública, onde deve ficar constatado penas mais severas àqueles que usam de métodos violentos para conter manifestações sociais.
matteus
Olá!
Não compreendi muito bem qual estratégia você usou para distribuir seus argumentos, você fez o primeiro parágrafo argumentativo quase sem nenhum argumento (e você não concluiu ele), está parecendo uma continuação da introdução. Entretanto, o segundo parágrafo argumentativo está excepcional. Ao meu ver, você apenas organizou de forma errada as suas idéias. Na introdução você deveria ter destacado as idéias que seriam abordadas nos parágrafos seguintes; citar o 1° e 2° parágrafo argumentativo. O texto seria mais coeso se você fizesse essa mudança na introdução e abordasse outra problemática deste tema (As Manifestações Populares No Brasil) no 1° parágrafo argumentativo. Exemplo: a população mal intencionada que se aproveita de manifestações para cometer crimes (furto, assalto, agressão, vandalismo, etc).
Beatriz2510
parabens, sua redacao esta otima
………………………………………………………………………,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………
0Comentar Compartilhar