As manifestações de violência dentro dos estádios de futebol

  • 1

Segundo Aristóteles, o homem é um animal político e gregário. Como tal, portanto, carrega a política e reflete a sociedade em qualquer situação, inclusive na prática esportiva. Nesse sentido, ao se analisar as manifestações de violência dentro dos estádios de futebol, cabe levar em consideração as ideias do filósofo e reconhecer o caráter estrutural dessas ações, a fim de possibilitar soluções para tal problemática.
Em primeiro lugar, como exemplo dessas práticas, torna-se válido considerar os crimes de violência moral, como racismo, homofobia e sexismo. De acordo com estudos da ciência neuropsicológica, a personalidade dos seres humanos é construída tanto por fatores internos como por fatores externos. Desse modo, infere-se que tais violências são reflexos de questões sociais, necessitando, portanto, de atos punitivos e conscientizadores para seu fim.
Em segundo lugar, é preciso identificar a influência da presença de torcidas organizadas sobre os números de violência já divulgados. De acordo com estatísticas, grande parte desses grupos são compostos por indivíduos relacionados ao tráfico de drogas e outros delitos anteriores. Essa presença, ao se adicionar a precariedade do sistema de segurança em estádios e o apoio de clubes à participação dessas torcidas, contribui enormemente para a constância de brigas e outros crimes nesses eventos.
Fica claro, portanto, que as práticas de violência em estádios de futebol refletem fatores estruturais e são influenciados pela incapacidade do complexo de segurança nessas ocasiões. Assim, faz-se necessário, a partir da União e dos estados federativos junto à órgãos privados e à gerência dos clubes, a intensificação e aumento do corpo policial nesses eventos e a divulgação de campanhas que combatam crimes de racismo, homofobia e sexismo por meio de, por exemplo, a perda de pontos do clube caso ocorram essas práticas, a fim de extinguir, enfim, o paradigma em análise.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite. A apresentação de um fato externo e o emprego dele como embasamento enriquece muito o texto, e seu primeiro parágrafo alcançou isso com maestria. O uso da norma padrão e a dinâmica entre os argumentos é clara, porém a proposta de intervenção, no ponto do agente, me pareceu muito ampla. No geral, me pareceu que você tinha muito a discorrer e não coube tudo no texto. Ainda assim, o texto é bem rico e detalhado. Excelente uso dos argumentos, sua tese se apresenta firmemente embasada e o raciocínio é bem sólido. Parabéns pela redação.

    • 1
  2. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (180)
    COESÃO -TERMO DE EXPLICAÇÃO (COMO TAL, (…))
    TEMPO VERBAL JÁ MARCADO (E OUTROS DELITOS.)
    SUJEITO PASSIVO (AS PRÁTICAS (…) SÃO REFLETIDAS POR (…))
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (180)
    DICA: MANTENHA A BOA ESTRUTURAÇÃO DO GÊNERO SOLICITADO
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (160)
    DICA: MANTENHA O PONTO DE VISTA CONSOLIDADO DO INÍCIO AO FIM DO TEXTO
    REFORCE O DETALHAMENTO NOS ARGUMENTOS (DE ONDE SÃO OS DADOS, DE QUEM SÃO OS ESTUDOS)
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (180)
    DICA: MANTENHA A BOA ADEQUAÇÃO DOS TERMOS COESIVOS
    MANTENHA A BOA ARTICULAÇÃO ENTRE O POSICIONAMENTO E OS ARGUMENTOS
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (160)
    AUMENTE A CONSOLIDAÇÃO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO DETALHAMENTO DO QUEM FARÁ O QUE (FORÇA POLICIAL – GOVERNO ESTADUAL, UNIÃO/FEDERAÇÃO – PODERES, DECRETOS)

    • 1
  3. Oiee Ana, eu corrigo as redações em bases das competências do Enem.
    Bom, adorei sua introdução, começou com uma citação, e interligou ela com sua última frase, achei clara sua tese. Seus argumentos foram bem objetivos e claro, seu primeiro parágrafo é o meu preferida você cita uma fato, e mostra que você tem um repertório na área, que não são palavras jogadas pro nada, eu queria que no segundo você mostrasse da onde vive tirou essas estática? Isso tira ponto por falta de repertório, sobretudo seu texto é nem coeso ele é objetivo, e mostra uma opinião bem definida. 790 é uma nota que eu daria.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.