Iniciante

As leis trabalhistas em relação às empregadas domésticas

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No livro “O Cortiço” de Aluísio Azevedo é retratado o cotidiano das lavadeiras, mulheres que faziam trabalhos tradicionalmente femininos sem garantia dos seus direitos. Paralelamente à obra, encontra-se a realidade vivida no Brasil, uma vez que muitas mulheres ainda seguem fazendo trabalhos domésticos sem a devida garantia dos seus benefícios. Desse modo, o preconceito enraizado na sociedade brasileira e a fragilidade dos marcos legais se tornam aspectos relevantes para a problemática.

Primeiramente, é válido destacar que o machismo contribui para a temática. Sob esse viés, a série “Anne With An E” aborda a cultura primitiva de que mulheres só podem fazer trabalhos domésticos. Nesse sentido, a realidade brasileira é análoga à ficção supracitada, visto que o mercado de trabalho é, predominantemente, masculino, sobrando assim, o emprego doméstico para as mulheres ganharem o seu sustento. Logo, o preconceito causado pela desigualdade de gênero fere a dignidade das brasileiras.

Ademais, a ineficácia jurídica no cumprimento de leis referentes ao coletivo corrobora para a problemática. Diante disso, segundo a antropóloga Lilia Schwarcz há a prática de uma política de eufemismo, ou seja, determinados problemas tendem serem suavizados. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade contemporânea brasileira confirma tal pensamento, haja vista o descaso governamental em assegurar os direitos das empregadas domésticas que consequentemente promove abusos sexuais, mentais e financeiros à essas trabalhadoras. Dessa forma, a atenção dada aos fatores supracitados poderá contribuir de maneira qualitativa e quantitativa na vida das cidadãs brasileiras.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Poder Judiciário garantir o cumprimento das leis por meio de vistorias em locais que tenha empregados doméstico com a finalidade de investigar e punir suspeitas de criminalidades contra esses trabalhadores, além disso, o Ministério da Educação tem que erradicar pensamentos semelhantes ao “isso é trabalho de mulher” por intermédio de ações com os dois gêneros no âmbito escolar. Quiçá, nessa via, o Brasil não reproduzirá mais o cenário visto na obra de Aluísio Azevedo e assegurará os direitos aos trabalhadores domésticos.

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5 Correções

  1. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Não tenho experiências com corretores, mas irei dizer o que achei ao meu ver.

    No livro “O Cortiço” de Aluísio Azevedo é retratado o cotidiano das lavadeiras, mulheres que faziam trabalhos tradicionalmente femininos sem garantia dos seus direitos. Paralelamente à obra, encontra-se a realidade vivida no Brasil, uma vez que muitas mulheres ainda seguem fazendo trabalhos domésticos sem a devida garantia dos seus benefícios. Desse modo, o preconceito enraizado na sociedade brasileira e a fragilidade dos marcos legais se tornam aspectos relevantes para a problemática.
    INTRODUÇÃO
    >> Achei muito interessante a ligação por pontos, e a cada nova frase você retomava o que tinha sido escrito dessa forma facilita o entendimento e a leitura.

    Primeiramente, é válido destacar que o machismo contribui para a temática. Sob esse viés, a série “Anne With An E” aborda a cultura primitiva de que mulheres só podem fazer trabalhos domésticos. Nesse sentido, a realidade brasileira é análoga à ficção supracitada, visto que o mercado de trabalho é, predominantemente, masculino, sobrando assim, o emprego doméstico para as mulheres ganharem o seu sustento. Logo, o preconceito causado pela desigualdade de gênero fere a dignidade das brasileiras.
    D1>>>>> Muito bem escrito, com um repertório para embasamento coerente, e uma crítica bem formulada.

    Ademais, a ineficácia jurídica no cumprimento de leis referentes ao coletivo corrobora para a problemática. Diante disso, segundo a antropóloga Lilia Schwarcz há a prática de uma política de eufemismo, ou seja, determinados problemas tendem serem suavizados. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade contemporânea brasileira confirma tal pensamento, haja vista o descaso governamental em assegurar os direitos das empregadas domésticas que consequentemente promove abusos sexuais, mentais e financeiros à essas trabalhadoras. Dessa forma, a atenção dada aos fatores supracitados poderá contribuir de maneira qualitativa e quantitativa na vida das cidadãs brasileiras.

    D2>>>> Muito bem retomada a tese, cada parte dividida com (.) o que é muito interessante.

    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Poder Judiciário garantir o cumprimento das leis por meio de vistorias em locais que tenha empregados doméstico com a finalidade de investigar e punir suspeitas de criminalidades contra esses trabalhadores, além disso, o Ministério da Educação tem que erradicar pensamentos semelhantes ao “isso é trabalho de mulher” por intermédio de ações com os dois gêneros no âmbito escolar. Quiçá, nessa via, o Brasil não reproduzirá mais o cenário visto na obra de Aluísio Azevedo e assegurará os direitos aos trabalhadores domésticos.

    CONCLUSÃO>>>> Demonstrou domínio de conteúdo, apresentou corretamente – Agente, ação, intuíto, e detalhamento. Apenas o ”meio” que não identifiquei.. Mas apresentou intervenções tanto quanto para a tese 1, quanto para a tese 2.
    Adorei a leitura, parabens!!!!!!!!!!!!!!!!

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  2. Gostei MUITO da sua redação. Parabéns pelo texto. É notório que você possui o domínio do conteúdo, expondo em citações que enriquecem o seu texto. Acho que, como já citado, os pequenos erros são de ambiguidade e pontuação. Continue treinando e tenho certeza que você consegue chegar a pontuação máxima.

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  3. Olá Nayana irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.

    Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.

    Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa

    NIVEL 4/160 PONTOS : Demonstrou bom domínio da modalidade de escrita, porém seu texto apresenta alguns erros de colocação de vírgula e ambiguidade.

    Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo

    NÍVEL 5/200 PONTOS: Desenvolveu o tema por completo através da argumentação consistente , com repertório sociocultural pertinente, COM USO PRODUTIVO

    Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista

    NIVEL 4/160 PONTOS: Apresentou fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. PROJETO DE TEXTO COM POUCAS FALHAS

    Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)

    NIVEL 5/200 PONTOS: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificados de recursos coesivos.

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )

    NIVEL 5/200 PONTOS: Elabora muito bem proposta de intervenção com 5 elementos efetivos

    Nayana seu texto ficou muito bom, atingiu 920 pontos na minha correção, possui alguns erros na estrutura sintática e ambiguidades que dificultam ligeiramente o entendimento, tirando isso seu repertório foi muito bem pontuado e a conclusão com dois agentes foi completa e sucinta.

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  4. Olá, ótimo texto.
    Somente uma dica, na frase “Desse modo, o preconceito enraizado na sociedade brasileira e a fragilidade dos marcos legais se tornam aspectos relevantes para a problemática.”, como você coloca no tópico frasal do segundo parágrafo o machismo poderia trocar a palavra preconceito da introdução, pois ela abre uma interpretação para outros preconceitos.
    Gostei dos seus repertórios e acho que sua conclusão contém todos os itens necessários. Único ponto que ficou meio confuso foi o D2, que poderia estar melhor escrito.
    Parabéns e continue treinando.

    • 1
  5. Olá Nayana irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.

    Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.

    Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa

    NIVEL 4/160 PONTOS : Demonstrou bom domínio da modalidade de escrita, porém seu texto apresenta alguns erros de colocação de vírgula e ambiguidade.

    Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo

    NÍVEL 5/200 PONTOS: Desenvolveu o tema por completo através da argumentação consistente , com repertório sociocultural pertinente, COM USO PRODUTIVO

    Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista

    NIVEL 4/160 PONTOS: Apresentou fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. PROJETO DE TEXTO COM POUCAS FALHAS

    Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)

    NIVEL 5/200 PONTOS: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificados de recursos coesivos.

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )

    NIVEL 5/200 PONTOS: Elabora muito bem proposta de intervenção com 5 elementos efetivos

    Nayana seu texto ficou muito bom, atingiu 920 pontos na minha correção, possui alguns erros na estrutura sintática e ambiguidades que dificultam ligeiramente o entendimento, tirando isso seu repertório foi muito bem pontuado e a conclusão com dois agentes foi completa e sucinta.

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