No livro “O Cortiço” de Aluísio Azevedo é retratado o cotidiano das lavadeiras, mulheres que faziam trabalhos tradicionalmente femininos sem garantia dos seus direitos. Paralelamente à obra, encontra-se a realidade vivida no Brasil, uma vez que muitas mulheres ainda seguem fazendo trabalhos domésticos sem a devida garantia dos seus benefícios. Desse modo, o preconceito enraizado na sociedade brasileira e a fragilidade dos marcos legais se tornam aspectos relevantes para a problemática.
Primeiramente, é válido destacar que o machismo contribui para a temática. Sob esse viés, a série “Anne With An E” aborda a cultura primitiva de que mulheres só podem fazer trabalhos domésticos. Nesse sentido, a realidade brasileira é análoga à ficção supracitada, visto que o mercado de trabalho é, predominantemente, masculino, sobrando assim, o emprego doméstico para as mulheres ganharem o seu sustento. Logo, o preconceito causado pela desigualdade de gênero fere a dignidade das brasileiras.
Ademais, a ineficácia jurídica no cumprimento de leis referentes ao coletivo corrobora para a problemática. Diante disso, segundo a antropóloga Lilia Schwarcz há a prática de uma política de eufemismo, ou seja, determinados problemas tendem serem suavizados. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade contemporânea brasileira confirma tal pensamento, haja vista o descaso governamental em assegurar os direitos das empregadas domésticas que consequentemente promove abusos sexuais, mentais e financeiros à essas trabalhadoras. Dessa forma, a atenção dada aos fatores supracitados poderá contribuir de maneira qualitativa e quantitativa na vida das cidadãs brasileiras.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Poder Judiciário garantir o cumprimento das leis por meio de vistorias em locais que tenha empregados doméstico com a finalidade de investigar e punir suspeitas de criminalidades contra esses trabalhadores, além disso, o Ministério da Educação tem que erradicar pensamentos semelhantes ao “isso é trabalho de mulher” por intermédio de ações com os dois gêneros no âmbito escolar. Quiçá, nessa via, o Brasil não reproduzirá mais o cenário visto na obra de Aluísio Azevedo e assegurará os direitos aos trabalhadores domésticos.
BiancaMatosFreire
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Não tenho experiências com corretores, mas irei dizer o que achei ao meu ver.
No livro “O Cortiço” de Aluísio Azevedo é retratado o cotidiano das lavadeiras, mulheres que faziam trabalhos tradicionalmente femininos sem garantia dos seus direitos. Paralelamente à obra, encontra-se a realidade vivida no Brasil, uma vez que muitas mulheres ainda seguem fazendo trabalhos domésticos sem a devida garantia dos seus benefícios. Desse modo, o preconceito enraizado na sociedade brasileira e a fragilidade dos marcos legais se tornam aspectos relevantes para a problemática.
INTRODUÇÃO
>> Achei muito interessante a ligação por pontos, e a cada nova frase você retomava o que tinha sido escrito dessa forma facilita o entendimento e a leitura.
Primeiramente, é válido destacar que o machismo contribui para a temática. Sob esse viés, a série “Anne With An E” aborda a cultura primitiva de que mulheres só podem fazer trabalhos domésticos. Nesse sentido, a realidade brasileira é análoga à ficção supracitada, visto que o mercado de trabalho é, predominantemente, masculino, sobrando assim, o emprego doméstico para as mulheres ganharem o seu sustento. Logo, o preconceito causado pela desigualdade de gênero fere a dignidade das brasileiras.
D1>>>>> Muito bem escrito, com um repertório para embasamento coerente, e uma crítica bem formulada.
Ademais, a ineficácia jurídica no cumprimento de leis referentes ao coletivo corrobora para a problemática. Diante disso, segundo a antropóloga Lilia Schwarcz há a prática de uma política de eufemismo, ou seja, determinados problemas tendem serem suavizados. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade contemporânea brasileira confirma tal pensamento, haja vista o descaso governamental em assegurar os direitos das empregadas domésticas que consequentemente promove abusos sexuais, mentais e financeiros à essas trabalhadoras. Dessa forma, a atenção dada aos fatores supracitados poderá contribuir de maneira qualitativa e quantitativa na vida das cidadãs brasileiras.
D2>>>> Muito bem retomada a tese, cada parte dividida com (.) o que é muito interessante.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Poder Judiciário garantir o cumprimento das leis por meio de vistorias em locais que tenha empregados doméstico com a finalidade de investigar e punir suspeitas de criminalidades contra esses trabalhadores, além disso, o Ministério da Educação tem que erradicar pensamentos semelhantes ao “isso é trabalho de mulher” por intermédio de ações com os dois gêneros no âmbito escolar. Quiçá, nessa via, o Brasil não reproduzirá mais o cenário visto na obra de Aluísio Azevedo e assegurará os direitos aos trabalhadores domésticos.
CONCLUSÃO>>>> Demonstrou domínio de conteúdo, apresentou corretamente – Agente, ação, intuíto, e detalhamento. Apenas o ”meio” que não identifiquei.. Mas apresentou intervenções tanto quanto para a tese 1, quanto para a tese 2.
Adorei a leitura, parabens!!!!!!!!!!!!!!!!
raisscavalcantii
Gostei MUITO da sua redação. Parabéns pelo texto. É notório que você possui o domínio do conteúdo, expondo em citações que enriquecem o seu texto. Acho que, como já citado, os pequenos erros são de ambiguidade e pontuação. Continue treinando e tenho certeza que você consegue chegar a pontuação máxima.
luiz_laina04
Olá Nayana irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
NIVEL 4/160 PONTOS : Demonstrou bom domínio da modalidade de escrita, porém seu texto apresenta alguns erros de colocação de vírgula e ambiguidade.
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
NÍVEL 5/200 PONTOS: Desenvolveu o tema por completo através da argumentação consistente , com repertório sociocultural pertinente, COM USO PRODUTIVO
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
NIVEL 4/160 PONTOS: Apresentou fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. PROJETO DE TEXTO COM POUCAS FALHAS
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
NIVEL 5/200 PONTOS: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificados de recursos coesivos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
NIVEL 5/200 PONTOS: Elabora muito bem proposta de intervenção com 5 elementos efetivos
Nayana seu texto ficou muito bom, atingiu 920 pontos na minha correção, possui alguns erros na estrutura sintática e ambiguidades que dificultam ligeiramente o entendimento, tirando isso seu repertório foi muito bem pontuado e a conclusão com dois agentes foi completa e sucinta.
LeticiaBF
Olá, ótimo texto.
Somente uma dica, na frase “Desse modo, o preconceito enraizado na sociedade brasileira e a fragilidade dos marcos legais se tornam aspectos relevantes para a problemática.”, como você coloca no tópico frasal do segundo parágrafo o machismo poderia trocar a palavra preconceito da introdução, pois ela abre uma interpretação para outros preconceitos.
Gostei dos seus repertórios e acho que sua conclusão contém todos os itens necessários. Único ponto que ficou meio confuso foi o D2, que poderia estar melhor escrito.
Parabéns e continue treinando.
Ester Flores
Olá Nayana irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
NIVEL 4/160 PONTOS : Demonstrou bom domínio da modalidade de escrita, porém seu texto apresenta alguns erros de colocação de vírgula e ambiguidade.
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
NÍVEL 5/200 PONTOS: Desenvolveu o tema por completo através da argumentação consistente , com repertório sociocultural pertinente, COM USO PRODUTIVO
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
NIVEL 4/160 PONTOS: Apresentou fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. PROJETO DE TEXTO COM POUCAS FALHAS
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
NIVEL 5/200 PONTOS: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificados de recursos coesivos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
NIVEL 5/200 PONTOS: Elabora muito bem proposta de intervenção com 5 elementos efetivos
Nayana seu texto ficou muito bom, atingiu 920 pontos na minha correção, possui alguns erros na estrutura sintática e ambiguidades que dificultam ligeiramente o entendimento, tirando isso seu repertório foi muito bem pontuado e a conclusão com dois agentes foi completa e sucinta.