Na obra “O Piano Mecânico” de Kurt Vonnegut,é retratada uma sociedade extremamente automatizada,na qual os indivíduos são categorizados por suas capacidades intelectuais e disputam os ofícios com as máquinas,que ocupam gradativamente todos os postos de trabalho.Embora seja uma ficção,a sociedade descrita por Vonnegut é comparável ao atual cenário brasileiro,uma vez que as inovações tecnológicas acentuam os índices de desempregos em meio a automatização dos mercados de trabalho.Tal problema possui raizes históricas,assim como a ausência de capacitação da população ao ingresso em novos serviços tecnológicos agravam a situação.
Em primeiro lugar,é válido salientar que a substituição do homem pelas máquinas possui raizes históricas.Assim,durante o século XIX,A Revolução Industrial emergia com a crescente implementação das máquinas nas indústrias,por serem eficientes e rápidas.Consequentemente,tal fato culminou no desemprego generalizado,pois eram contratados poucos serviços braçais,gerando revoltas dos operários às máquinas e as explorações capitalistas.Nesse contexto,é notável que a atual crescente automatização dos mercados globais possui caráter crônico,que reverbera na substituição do ser humano por meios mecânicos.Isso se evidencia no desaparecimento de empregos por serviços tecnológicos,como trocadores de ônibus e atendentes de supermercado.Assim,o problema do desemprego cresce em detrimento das novas tecnológias,assolando a população trabalhadora.
Ademais,faz-se mister para o agravamento do problema a falta de capacitação da população às novas exigências do mercado de trabalho.De acordo com o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 50% da população não possui nenhum curso preparatório para serviços digitais.Diante de tais dados,é notável que há um desnivel quanto a capacitação dos indivíduos aos novos empregos tecnológicos,dificultando o acesso ao trabalho.Desse modo,verifica-se um grave problema no eixo social que deve ser solucionado.
Contudo,torna-se necessária a adoção de medidas para reverter essa situação.Urge,portanto,que o Ministério da Educação disponibilize projetos de capacitação profissional à população,a fim de integrar os trabalhadores aos novos meios trabalhísticos.Tal ação reduzirar os índices de desemprego e adequará a sociedade as demandas do mercado de trabalho.Dessaforma,promoveremos a integridade e distanciaremo-nos da sociedade descrita por Vonnegut.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
– Sugiro que digite seu texto de forma mais clara, dê espaço após as vírgulas e respeite os parágrafos, tanto aqui quanto na folha de redação.
– Tome cuidado para não se perder nos repertórios. O da introdução, por exemplo, está bem longo, mas está muito bom.
– No desenvolvimento 1 o problema se repete: o parágrafo é muito bom, possui repertório e uma boa argumentação, porém está muito longo. Utilize apenas informações necessárias.
– O desenvolvimento 2 está coeso e melhor que o anterior.
– A conclusão está boa, mas os elementos da sua proposta de intervenção estão dispostos de maneira um pouco confusa, o que dificulta a identificação e correção.
cartola682
Depois da vírgula recomendo dar um espaço.
raizes –> *raízes*
Faltou usar mais conectivos na introdução.
Na obra “O Piano Mecânico” de Kurt Vonnegut,é retratada uma sociedade extremamente automatizada, —> não têm vírgula nesse trecho.
No restante, a introdução ficou boa, bom repertório, bem relacionado ao tema, o qual você usou para contextualizar o tema e dois eixos que você deve abordar no desenvolvimento: raízes históricas e ausência de capacitação da população.
Repetição do conectivo –> Assim
Isso se evidencia no desaparecimento de empregos por serviços tecnológicos,como —> não tem vírgula
Em relação à argumentação, acho que se delongou muito em contextualizar historicamente, poderia ter mostrado mais causas e consequências relacionadas ao desemprego.
Ademais,faz-se mister para o agravamento do problema a falta de capacitação da população às novas exigências do mercado de trabalho. –> Aqui tem um problema de incoerência, você diz “faz-se mister” como se você estivesse defendendo a falta de capacitação, cuidado.
desnivel – desnível
empregos tecnológicos, dificultando o acesso ao trabalho –> seria melhor escrever: o que dificulta. Evitar advérbios assim.
Repetição da palavra *capacitação* no mesmo parágrafo
reduzirar –> reduzirá
Contudo,torna-se necessária a adoção de medidas para reverter essa situação.Urge,portanto,que o Ministério da Educação(agente) disponibilize projetos de capacitação profissional(ação) à população,a fim de integrar(finalidade) os trabalhadores aos novos meios trabalhísticos.Tal ação reduzirar os índices de desemprego e adequará a sociedade as demandas do mercado de trabalho(detalhamento).Dessaforma,promoveremos a integridade e distanciaremo-nos da sociedade descrita por Vonnegut.
Faltou o modo/meio
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 160
760