Tema: As influências das músicas na “sexualização” precoce
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. No entanto, é observado na realidade contemporânea o oposto do pensamento do autor, uma vez que a sexualização precoce das crianças dificulta a concretização dos planos de More. Nesse sentido, percebe-se que, indubitavelmente, tal antecipação é uma problemática, devido não só à irresponsabilidade familiar, mas também ao apoio da comunidade.
Em primeiro plano, evidencia-se a imprudência de parentes como fator determinante para a persistência da questão, pois esses influem sob os menores. Com isso, consoante à Constituição, é dever da família assegurar à criança e ao adolescente o direito ao respeito, à dignidade, e ainda livrá-los de qualquer forma de exploração. Todavia, muitas vezes os próprios familiares agem de forma nociva com suas crianças, estimulam-nas a ouvir músicas erotizadas, ou mesmo a produzí-las, a fim de lucrarem com isso, sem considerar os malefícios dessa precocidade. Logo, é evidente que esse meio pode ser danoso aos menores, ao tirar-se sua ingenuidade e expõ-los tão cedo à sexualização.
Igualmente, salienta-se a contribuição da população como mais uma das causas desse impasse, visto que consomem a tais canções. Sob a perspectiva do conceito de Habitus, do sociólogo Pierre Bourdieu, os indivíduos incorporam as estruturas sociais, e em seguida as reproduzem, incluindo-se padrões prejudiciais, o que reforça sua permanência na coletividade. Nesse espectro, o pensamento de Bourdieu se faz presente, uma vez que os próprios adultos reproduzem músicas com erotização de crianças, e divulgam-na ainda mais. Portanto, vê-se que enquanto a sociedade não enxergar o assunto como uma problemática, contribuirá para o seu continuísmo.
Destarte, medidas exequíveis são necessárias para conter essa adversidade. Assim, as mídias musicais, como o You Tube e Spotify, devem criar um mecanismo para a denúncia específica de sexualização infantil, a qual irá avaliar os conteúdos notificados, e caso for necessário, removê-los da plataforma. Tal ação será feita, por meio de divulgação na própria mídia, para incentivar seus usuários à denunciar tais materiais, com o intuito de que com o tempo sejam extinguidos do âmbito musical. Dessa maneira, a população estará mais perto da utopia descrita por More.
> Pode parecer grande, mas está com 30 linhas :)
Nicoli
Você escreveu bem, seu posicionamento ficou marcado na introdução, tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Também aceito algumas dicas, gostaria que você avaliasse minha redação sobre alimentação, entra no meu perfil colega.
Bruna Gomes Carneiro
Muito boa sua redação, com um tema bastante desenvolvido, porém levado ao fato de vários problemas citados, a solução foi fraca e pouco clara, na próxima foque um pouco mais no último parágrafo que é de extrema importância, ademais meus parabéns pela redação , apenas alguns detalhes que há , mais pode ser melhorado , pois afinal estamos aqui para aprender mais…
MENINA!, muito ótima sua redação, achei ela bastante explicativa e muito organizada nos fatos. Só uma breve dúvida, você pode colocar plataformas digitais com nome breve na redação do ENEM?
Achei a parte mais interessante, que de começo você pôs um autor e o nome do livro, isso chamou muito minha atenção para ler sua redação, eu li que citações são extremamente importantes para enriquecer a redação.
Continue assim, VAMOS ESTUDAR PARA PASSAR!
alineps
Muito obrigada Andreza :)) Como assim nomes breves? kkkkk não entendi, mas se você estiver falando do nome das mídias, como You Tube e Spotify, que eu coloquei, eu também tive essa dúvida kkkk na verdade, eu não sei exatamente se pode, mas na hora que estava fazendo, pesquisei e aparentemente pode sim c:
Aqui um link de uma das pesquisas que eu tinha feito que achei > http://www.mesalva.com/forum/t/citacao-redes-sociais-e-plataformas/16262 < Não sei se é isso mesmo que você me perguntou, então desculpa se entendi errado :x Me avise se caso você ache algo que diga que não pode usar :))
Thayná Dias
Bom dia!! Meu nome é Thayná.
Vamos lá!!!!
Bom, estou lendo sua redação por partes, logo na introdução percebo uma falha você disse que é um problema mas não culpabilizou ninguém isso faz com que o leitor não identifique sua tese, detalhou muito a introdução, tente deixar a sua introdução mais objetiva.
Alguns erros da competência 1 deixa o seu texto totalmente solto, você fala na introdução sobre o apoio da família e comunidade sob tal ato, seria interessante colocar citações para enriquecer seu texto.
Ok!
No primeiro parágrafo você começou com o conector “Em primeiro plano”, já no segundo parágrafo você começa com a palavra “Igualmente” dessa forma que você fez da uma ideia de texto desorganizado um texto solto, seria legal se você colocasse “Em segundo plano”.
Achei muito bem detalhado o seu desenvolvimento mas mesmo assim ainda confundiu minha cabeça um pouco, desse modo o seu texto não está totalmente objetivo.
A conclusão aparentemente é fraca, tente melhora-lá.
O seu texto é bom kkk enorme também, mostra que vc tem muito argumento só falta um pouquinho de atenção na hora de organizar as idéias, você está no caminho certo!
Boa sorte!