Iniciante

As inacessibilidade do EAD como método de ensino (deixem nota pfv, e não corrijam com modelo pronto pfv)

  • 1

No filme estadunidense, “Astroboy” é retratada uma realidade utópica na qual o sistema de ensino possui total conexão com o meio digital, dessa forma, oferecendo um ensino de altíssima qualidade a toda população. Em contradição à este cenário, está o atual contexto do meio educacional brasileiro. Nesse viés, em que a deficiente estrutura de educação pública somada a inacessibilidade dos meios digitais, acabam por fomentar um panorama que o sistema EAD não oferece a devida inclusão digital a todos os alunos, formando, assim, um meio extremamente ineficaz, no que concerne ao oferecimento de uma igualitária qualidade de ensino.

Em primeiro plano, evidencia-se que o descaso estatal é um dos fatores que perpetuam o problema. Conforme o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da Justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recurso financeiro a todos os setores, promovendo uma igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Seguindo essa lógica, nota-se que o atual comportamento do estado brasileiro se contrapõe a ética afirmada por Rawls, sob a ótica que, devido à falta de investimentos estatais no corpo educacional, este não oferece a devida instrução ao corpo docente a lidar com o meio digital, além de não ter condições de adquirir os aparatos tecnológicos necessários para o oferecimento de um método de ensino on-line eficiente e democrático ao âmbito estudantil.

Outro ponto relevante, nessa temática, é o conceito de modernidade líquida, criado pelo filósofo Zygmunt Bauman, que explica a queda das atitudes éticas pela fluidez de valores, a fim de atender os interesses pessoais, aumentando o individualismo. A partir dessa linha de raciocínio, é perceptível que esse comportamento está presente nas grandes corporações tecnológicas, que utilizam de seu poderio econômico para impor preços que visam, acima de tudo, a maior margem de lucro. Por conseguinte, tornando tais equipamentos tecnológicos inacessíveis a grande parcela da população, resultando assim, na elitização dos meios educacionais. Dessa forma, o capitalismo agressivo das grandes empresas tecnológicas se mostra como um dos fatores que atuam para a formação de um falho sistema de ensino digital.

Infere-se, portanto, que medidas públicas são imperiosas para reverter o atual cenário. Para tal, é necessário que o governo federal por intermédio do Ministério da Educação, por meio de projetos de lei, aumente os investimentos destinados ao setor estudantil, com a finalidade de oferecer uma melhor infraestrutura pública aos estudantes, bem como uma melhor qualidade de ensino. Outrossim, também é cabível ao Ministério da Justiça, por meio de legislações impostas as grandes corporações, torne os itens tecnológicos mais acessíveis a toda a população, para assim, tornar o meio educacional digital mais inclusivo. Somente assim, será possível a formação de um corpo social mais democrático e próxima da mostrada no filme “Astroboy”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite, Pedro! que proposta tentadora kkkkk… mas, só marque se achar que realmente merece. Vamos lá! :)

    Vou fazer com outro modelo, mas irei apontar e comentar os erros.

    INTRO

    No filme estadunidense, (1) “Astroboy” é retratada uma realidade utópica na qual o sistema de ensino possui total conexão com o meio digital, dessa forma, oferecendo um ensino de altíssima qualidade a toda população. Em contradição (2) à este cenário, está o atual contexto do meio educacional brasileiro. Nesse viés, (3) em que a deficiente estrutura de educação pública(4) somada (5) a inacessibilidade dos meios digitais, (6) acabam por fomentar um panorama que o sistema (7) EAD não oferece a devida inclusão digital a todos os alunos, formando, assim, um meio extremamente ineficaz, no que concerne ao oferecimento de uma igualitária qualidade de ensino.

    1. vírgula indevida, sempre coloque a vírgula após o nome da obra (quando vc iniciar a oração com “No”; caso comece com “O”, não coloque vírgula, se não estará separando sujeito de verbo)
    2. crase indevida, a crase não antecede pronomes demonstrativos; “este”
    3. sem coesão; retire “em que”
    4. ausência de vírgula; isole todo o termo “[,] somada ….digitais[,] …)
    5. ausência de crase; “à inacessibilidade”
    6. erro de concordância; “acaba”, pois concorda com ”
    7. sigla sem explicação; sem que você colocar uma sigla, por mais conhecida que seja, traga a sua explicação antes e coloque a sigla em parênteses

    -> Introdução completa e bem estruturada. Eu, particularmente, achei bem grandinha, mas se você consegue coloca-la em 5-6 linhas não tem problema nenhum. Cuidado com intros longas, rouba espaço dos seus desenvolvimentos.

    DESENVOLVIMENTO 1

    Em primeiro plano, evidencia-se que o descaso estatal é um dos fatores que (1) perpetuam o problema. Conforme o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da Justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recurso financeiro a todos os setores, promovendo uma igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Seguindo essa lógica, nota-se que o atual comportamento do estado brasileiro se contrapõe (2) a ética afirmada por Rawls, sob a ótica que, devido à falta de investimentos estatais no corpo educacional, este não oferece a devida instrução ao corpo docente a lidar com o meio digital, além de não ter condições de adquirir os aparatos tecnológicos necessários para o oferecimento de um método de ensino (3) on-line (4) eficiente e democrático ao âmbito estudantil.

    1. erro de concordância; “perpetua”, pois concorda com “o descaso”
    2. ausência de crase: “à ética”
    3. ausência de aspas: “on-line”; coloca-se aspas em palavras “emprestadas” à língua portuguesa, isto é, palavras estrangeiras
    4. ausência de vírgula: isole o adjunto adnominal “eficiente e democrático” entre vírgulas, marcando a ênfase

    -> Perfeitamente bem construído e argumentado esse seu parágrafo. Você usou uma linguagem formal, mas em momento algum ficou dificil a compreensão. Se eu fosse mudar alguma coisa, seria apenas o termo inicial, “Em primeiro plano”, somente pelo fato de não ser conectivo, mas não é errado usar, apenas não recomendável.

    DESENVOLVIMENTO 2

    Outro ponto relevante, nessa temática, é o conceito de modernidade líquida, criado pelo filósofo Zygmunt Bauman, que explica a queda das atitudes éticas pela fluidez de valores, a fim de atender os interesses pessoais, aumentando o individualismo. A partir dessa linha de raciocínio, é perceptível que esse comportamento está presente nas grandes corporações tecnológicas, que utilizam de seu poderio econômico para impor preços que visam, (1) acima de tudo, a maior margem de lucro. (2) Por conseguinte, tornando tais equipamentos tecnológicos inacessíveis a grande parcela da população, resultando assim, na elitização dos meios educacionais. Dessa forma, o capitalismo agressivo das grandes empresas tecnológicas se mostra como um dos fatores que atuam para a formação de um falho sistema de ensino digital.

    1. generalização, troque “acima de tudo” por “majoritariamente” ou “principalmente”
    2. a pontuação deveria ser de uma vírgula, visto que você ainda estava terminando o assunto do período anterior, além do gerundismo que você acabou exacerbando e transformando em um “vício da língua”. Vou fazer as duas formas coerentes:

    COM VÍRGULA
    -“…a maior margem de lucro que, por conseguinte, torna tais equipamentos tecnológicos inacessíveis…”

    COM PONTO FINAL
    -“…a maior margem de lucro. Por conseguinte, torna tais equipamentos tecnológicos inacessíveis…”

    -> Novamente, perfeitamente argumentado e problematizado, você sabe muito bem mostrar seu ponto de vista. Porém, tenho 2 pontos negativos, o primeiro é não iniciar seu parágrafo pela citação, sempre traga o tópico frasal, da mesma forma que você fez no D1. O outro ponto é evitar o uso do gerúndio (ação ainda em ocorrência), sua nota na C1 acaba diminuindo por conta disso.

    Um exemplo de como evitar o gerundismo, é colocar o “o que” na frente:
    -” a fim de atender os interesses pessoais, aumentando o individualismo”
    -> “a fim de atender os interesses pessoais, o que aumenta o individualismo”

    Assim como não pode usar muito gerundio, também não é pra colocar “o que” igual granulado na redação, seja proporcional.

    CONCLUSÃO

    Infere-se, portanto, que medidas públicas são imperiosas para reverter o atual cenário. Para tal, é necessário que o (1) governo federal (2) por intermédio do Ministério da Educação, (3) por meio de projetos de lei, aumente os investimentos destinados ao setor estudantil, com a finalidade de oferecer uma melhor infraestrutura pública aos estudantes, bem como uma melhor qualidade de ensino. Outrossim, também é cabível ao Ministério da Justiça, por meio de legislações impostas (4) as grandes corporações, torne os itens tecnológicos mais acessíveis a toda a população, para assim, tornar o meio educacional digital mais inclusivo. Somente assim, será possível a formação de um corpo social mais democrático e (5) próxima da mostrada no filme “Astroboy”.

    1. iniciais maiusculas; Governo Federal (nome próprio)
    2 e 3. Pedro, o que marca o meio/modo é o uso do termo “por meio/intermédio de”, aqui você usou dois meios que o Governo teria que fazer. O correto seria trocar o “por intermédio” por “juntamente/ em paralelo…”
    4. ausência de crase: “às grandes”
    5. erro de concordância: “próximo do mostrado”, concorda com “corpo”

    -> Proposta completa e bem detalhada, apenas aquela falha (2,3), mas não deixou de apresentar os 5 elementos corretamente.

    C1: 160 (erros de português)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160 (erros de coesão)
    C5: 200
    = 920 [representativa]

    • 2
  2. Texto bem longo, você conseguiria adequá-lo a 30 linhas na redação do enem? Mas, supondo que sim, vamos lá.
    Introdução: Bem completa, tudo ok, com apenas um erro de português, mas em relação à estruturação, tudo ok.
    Parágrafos de desenvolvimento: todos bem bacanas com poucos erros de português, mas uma dica, procure colocar mais pausas (pontos), o corretor acaba se cansando.
    Conclusão: Sem nenhum erro aparente, só o tamanho, que está gigante!, espero que tenha uma letra bem pequena para fazê-lo.

    1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa : 160
    2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
    4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200

    Nota: 940

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.