Iniciante

AS IMPLICAÇÕES DO SISTEMA TRIBUTÁRIO

  • 1

De acordo com o sociólogo Zigmunt Bauman: “Não são as crises que mudam o mundo, mas a reação a elas”. Por analogia, no contexto vigente é possível notar que a população está indignada com os altos impostos instituídos. Isso ocorre, em virtude de uma ineficiência administrativa econômica do estado, gerando um sentimento de revolta social constituída popularmente por indivíduos de baixa renda ou pobres.

Em primeira análise, vale salientar que a tentativa governamental de suprir a dívida externa , é uma das principais responsáveis do aumento excessivo de taxas. Sob essa ótica, o Tratado de Methuen ou Acordo de Panos e Vinhos é similar ao entrave, pois Portugal precisou pagar uma grande indenização bancária á Espanha, a partir da taxação na metrópole e na colônia. Além do mais, essa dependência internacional configura-se nos dias atuais em uma relação entre países subdesenvolvidos, emergentes (Brasil) e desenvolvidos. Sendo assim, os brasileiros são obrigados a pagar determinados preços aos respectivos estados de suas localidades, independentemente da condição financeira de cada.

Em segunda análise, é indubitável que a falta de reformas no sistema tributário gera insatisfação por grande maioria dos cidadãos. Sob tal pré-texto, a Revolução Francesa ocorrida na idade moderna ilustra o nível de gravidade que isto pode ocasionar, em que por causa da isenção de cobrança aos nobres e igreja, a mobilização burguesa surgiria violentamente contra tais grupos. Além disso, o cotidiano na nação demonstra sinais de possíveis protestos e rebeliões que são organizados em grande massa por jovens, a partir de mecanismos em redes sociais ou sites opositores ao governo. Dessa forma, a reivindicação por um sistema igualitário torna-se gradativa diariamente.

Portanto, urge-se medidas capazes de amenizar os impactos na cidadania. Sendo assim, é necessário que o Governo Federal  (GOV) em conjunto com  Ministério da Economia (ME), a instituição de um novo meio de arrecadação tributária, a partir de uma cobrança adequada ao estado monetário nacional, para o desenvolvimento consciente da democracia e igualitarismo. Além de, ser favorável que haja alguma diminuição no custo de impostos inadequados ou exorbitantes para a nação. Dessa forma, irar se presenciar no país um contentamento por diversos indivíduos vítimas desse obstáculo, e conforme o que foi dito por Bauman, a população estará realizando mais um passo em busca de solucionar os problemas vivenciados desde muito tempo atrás, servindo de exemplo nacional e global.

Compartilhar

1 Correção

  1. A tua introdução ficou boa, mas faltou um segundo argumento para desenvolver no desenvolvimento 2. Você falou da ineficiência do estado, mas faltou outro argumento.

    O teu desenvolvimento 1 tem um problema fundamental, não é só por causa da dívida externa que os impostos aumentam . O tratado de methuen( panos e vinhos) foi entre Portugal e Inglaterra, pois Portugal precisava de uma fonte de renda visto que na colônia( Brasil) tinha ocorrido o declínio da cana, vale lembrar tbm que a atividade mineradora ainda não tinha se iniciado.
    O desenvolvimento 2 ficou bom

    Não precisa abreviar “governo federal ” e “ministério da economia” para (gov) e (Me) tirando isso a tua conclusão ficou boa.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.