As implicações das redes sociais nas relações interpessoais do indivíduo contemporâneo

  • 2

O advento da internet trouxe profundas transformações na sociedade. Isso possibilitou a democratização do conhecimento, a troca instantânea de mensagens e informações e aproximou os indivíduos pelas redes sociais. Contudo, o uso excessivo e indiscriminado da internet, com as redes sociais, podem trazer resultados negativos nas relações pessoais e o afastamento do indivíduo da realidade em detrimento do mundo virtual.

  Primeiramente, é importante enfatizar que o uso equilibrado das redes sociais traz inúmeros benefícios, como o encurtamento das distâncias entre pessoas. Não obstante, com o avanço tecnológico, e com o encurtamento do tempo, o indivíduo imerge em um cotidiano onde tem que lidar com múltiplos problemas de uma única vez. O que acarreta ansiedade, depressão e uma exacerbada cobrança da sociedade por resultados, fazendo o indivíduo recorrer a redes sociais para escapar da realidade que o oprime. O resultado é cada vez mais o afastamento e isolamento dos indivíduos da sociedade para o mundo virtual.

  Outrossim, o isolamento do mundo real tem como efeito o prejuízo nas relações interpessoais. Essa realidade corresponde com o conceito de modernidade líquida do Sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que caracteriza a sociedade moderna como fugaz e maleável como o líquido. Analisado a concepção do sociólogo, percebe-se que o contato social e os relacionamentos foram banalizados, sendo intermediados por aparelhos eletrônicos e pela internet – especialmente as redes sociais.

  Infere-se, portanto, que o uso desregrado das redes sociais traz implicações negativas nas relações interpessoais. Nessa lógica, é imperativo que o Governo Federal, em parceria com o Ministério de Educação financie projetos educacionais sobre os benefícios e malefícios das redes sociais nas escolas, através de divulgações midiáticas, incluído propagandas televisivas, assim como, por entrevistas em jornais e debates entre psicólogos, elucidado a importância das relações pessoais e o perigo do isolamento social. Nesse sentido, o intuito de tais ações é que o indivíduo moderno possa usufruir das redes sociais e das relações sociais sem sobrepor um em detrimento do outro.

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa tarde, tudo bem?
    Vou deixar a minha impressão sobre o seu texto e gostaria que aceitasse a minha correção com bons olhos, pensando nela como uma crítica construtiva e não ao contrário.

    No seu parágrafo de introdução, você trouxe um fato, mas eu senti falta de um repertório para fortalecer a sua introdução. Na próxima, tente trazer alguma citação de um livro/filme/série/música/sociólogo/filósofo ou um repertório de sua preferência. Você faz bom uso da norma-padrão da língua, parabéns!

    No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, você também voltou a trazer fatos e deixou um posicionamento. Mas eu senti falta do uso de conectivos nesse parágrafo, como: desse modo, além disso, dessa forma, etc. O uso de conectivos é primordial para ligar as partes não só do seu texto como um todo, mas, também, dentro dos parágrafos.

    No seu segundo parágrafo de desenvolvimento, você trouxe um bom repertório, de forma que se encaixou dentro do tema escolhido. O parágrafo está bom, só achei que você poderia ter desenvolvido ele mais do que desenvolveu, ficou com poucas linhas e sem detalhamento.

    Agora, o sua proposta de intervenção cumpriu com todos os requisitos, você atendeu ao que é pedido, parabéns!

    COMPETÊNCIA 1 = 160
    COMPETÊNCIA 2 = 200
    COMPETÊNCIA 3 = 120
    COMPETÊNCIA 4 = 160
    COMPETÊNCIA 5 = 200
    TOTAL = 840

    Não sou profissional, mas espero ter te ajudado de alguma forma, continue praticando e estudando bastante, você chegará ao 1000.

    • 2
  2. Olá, gostei de sua redação, mas acho que há pontos em que poderia melhorar.
    —————————————————
    Não há o que mexer no que diz respeito a estrutura. Acho que poderia aprofundar e contextualizar mais seus pensamentos.
    Outro ponto é a intervenção, que está boa, mas poderia ser mais direta para torna-la menor. E prestar mais atenção em palavras que não se deve utilizar em redações..
    ——————————————–
    Não entendo muito, mas espero que ajude. Sei que você consegue!!

    • 1
  3. Lendo o seu texto eu achei ele muito bom em geral, trazendo um assunto muito importante principalmente com as pessoas mais jovens. há alguns problemas como a falta de citação de algumas fontes como no primeiro paragrafo, mas tirando isso não consegui achar muitas coisas para criticar. Gostei muito da sua conclusão no ultimo paragrafo e é algo que deve ser realmente tratado na nossa sociedade moderna. eu daria um 8/10

    • 1
  4. Gostei da redação, no entanto, achei que poderia ter contextualizado um pouco mais. Sugiro que dê uma olhada no seriado Black Mirror, Segunda Revolução Industrial e a trilogia Matrix,(Para o eixo temático tecnologia). Ademais, também senti falta de conectivos entre os períodos que enriqueceriam ainda mais o seu texto, com destaque para o desenvolvimento 1.
    A intervenção está bacana, mas não precisa ser grande, basta ser direta-, Uma sugestão, é diminuir um pouco mais a intervenção e contextualizar mais no desenvolvimento.

    C1= 160
    C2= 160
    C3= 120
    C4= 160
    C5= 200
    TOTAL= 800

    Ainda tenho muito a melhorar, mas espero ter ajudado de alguma forma com o pouco que sei.

    • 1
  5. Eu selecionei alguns tópicos sobre a sua redação. A estrutura do texto, está perfeita! Continue assim.
    Agora vamos para os erros que eu verifiquei:

    Introdução:
    Eu não entendi muito bem essa sua frase de início. Você simplesmente soltou essa informação e não aprofundou. Mas o que eu te falaria é, o ideial é você começar a redação com um repertório sociocultural. Pode ser pop (filmes, séries, música), pode ser filosóficos (citações), pode ser alusões histórias… mas tem que ser pertinente ao tema – tem que fazer sentido com o tema da redação. Um ponto negativo: onde estão as palavras-chave? Você precisa usar na introdução todas as palavras-chave do tema, você só utilizou as redes sociais e indivíduo, onde está a parte das implicações? Toma cuidado que as vezes isso dá fuga ao tema e iria interferir na Competência 2.
    Outro ponto, arrasou na tese. Ficou bem claro para que a pessoa ao ler a sua redação consiga identificar o que você irá abordar nos argumentos. E sobre a estrutura, arrasou também. Muitas pessoas fazem 1 ou 2 períodos, continua assim.

    Desenvolvimentos:
    1- No seu primeiro argumento já começou com o tópico frasal. Muito bem.
    Agora, qual é o seu repertório? Você quis falar do avanço tecnológico? Mas em qual sentido? Queria trazer um dado estatístico? Queria fazer uma citação? Você tem que apresentar um repertório, com isso você perderia ponto na Competência 2. Outro ponto negativo, conectivos! Toda vez que for iniciar um período é necessário o uso de conectivo TODA VEZ. E isso faz com que você perca pontos na Competência 4, porque você usou apenas “primeiramente” e “não obstante”.
    Você também iria perder ponto por ter utilizado “onde”. NUNCA usa “onde” NUNCA! A não ser que for falar de lugares físicos ex: “esse é o hospital onde eu nasci”. Porque não seria utilizado como uma forma de escrita formal, e poderia perder ponto na Competência 1.

    2- No segundo parágrafo você iniciou com o tópico frasal e usou o sociólogo como repertório, já foi melhor que o argumento 1.

    Conclusão:
    Você começou com a frase de efeito, parabéns! Respondeu as perguntas que seriam necessárias para a proposta de intervenção e finalizou com a frase final para encerrar o texto. Sua conclusão ficou boa.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.