O termo “Modernidade Líquida” – criado por Zygmunt Bauman – apresenta a contemporaneidade como relações que estão cada vez menos concretas, em um clima de frequente incerteza e insegurança. Nesse contexto, observa-se que a narrativa não diverge da realidade atual, visto que, a problemática se deve ao anonimato dos indivíduos em relação aos seus atos nas redes sociais e, indubitavelmente, gera transtornos mentais inseridos no âmbito hodierno.
Mediante ao elencado, a Constituição Federal de 1988, assegura a todos os indivíduos o direito à segurança virtual e ao bem-estar social, no entanto, vê-se que a garantia prevista não é válida. Desse modo, o anonimato presente nas redes sociais permite que atos errôneos como exposição pessoal, cyberbullying e violência prejudiquem as relações interpessoais entre a população e, dessa forma, o direito proposto pela constituição torna-se inválido.
Por conseguinte, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), pessoas que utilizam do anonimato para expor a violência a outros indivíduos acarreta, explicitamente, implicações pessoais como depressão, ansiedade e crises de pânico aos afetados. Além disso, ao adquirir tais síndromes, o cidadão se apresenta em total estado de vulnerabilidade e, consequentemente, representa a perda de seu direito acerca de sua segurança virtual.
Em suma, é imprescindível que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em conjunto com mediadores digitais, promova a abolição do anonimato nas redes sociais, por meio da obrigatoriedade de nome e foto do indivíduo. Logo, a fiscalização da veracidade será feita através da inserção confidencial do CPF do cidadão e, ao não demonstrar a correta autenticidade, o aplicativo não será aberto. Espera-se com essa ação que as implicações das redes sociais nas relações interpessoais seja reduzidas ou, até mesmo, dissipadas.
Chokmah
Oi Lana, tudo bem?Espero que esteja, rs Adorei sua redação, muito boa! Bora lá!
Eu analisei seu texto e essa foi a correção que consegui.
•Em um texto dissertativo-argumentativo você precisa expôr argumentos que vão persuadir o leitor fazendo-o concordar com seu ponto de vista, para isso, você precisa saber elaborar bem a sua redação.
•Lembre-se, em um modelo de redação genérico (padrão ENEM) precisa conter no mínino 4 parágrafos, a saber, introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
•Título e tema são conceitos similares, mas não são iguais. Conhecê-los e saber como utilizá-los é imprescindível para uma boa redação. Basicamente, chamamos de título a expressão Inicial que introduz a redação, mostrando o assunto e o posicionamento do texto. Isto é, o seu título deve ser condizente com o assunto abordado na sua temática textual.
•Introdução: a introdução consiste em levar para o leitor o tema, a tese, momento em que irei escolher mnha estratégia que vou utilizar. Ppoderão ser estas: Dois argumentos, pontos negativos e pontos positivos ou causa e consequência. Na introdução devem ser mencionados o tema que será abordado no texto. , ou problema, de modo a situar o interlocutor, não esqueça disso! Uma introduçãoo adequada de um texto dissertativo-argumentativo deve apresentar, pelo menos, os seguintes elementos; 1º explicitação do problema, de forma contextualizada.
2°: A TESE deve ser exposta de forma tímida na INTRO, pois em verdade é no DESENVOLVIMENTO que irá discorrer sobre o tema (que pode ser uma afirmação ou negação) com uma opinião impessoal baseada em uma verdade “absoluta” , pautada em argumentos sólidos ou argumentos de autoridade (É NESSE MOMENTO QUE A IDÉIA SERÁ DEFENDIDA) fazendo menção ou citação a órgãos, cientístas, professores, doutores ou até mesmo dados , estatísticas, números gerados por órgãos e instituições governamentais, no DESENVOLVIMENTO , usarão dois parágrafos a serem desenvolvidos. Lembre-se que é no desenvolvimento que será o “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como próprio nome diz, desenvolvido. Após introduzir o tema, é hora de debatê-lo, através da exposição dos argumentos. É necessário que as ideias estejam claras e exemplificadas, se for o caso, evite repetições de termos ou orações que tenha o mesmo sentido. Evite também períodos muito longos, pois tendem a tornar a leitura enfadonha, ponto final em alguns pontos ao invés de vírgulas é crucial, pois além disso, se não souber utilizar as vírgulas de forma congruente pode fazer com que o escritor se perca em meio às suas próprias argumentações. Lembre-se período curto é a chave.
•Conclusão: Concluir e acabar, finalizar, portanto, é o desfecho do texto. Esses são os conectivos que você poderá usar na conclusão. Em um parágrafo, a conclusão deve reunir as ideias apontadas, ao longo do texto, contudo, com posicionamento por parte do escritor ou uma solução para um problema apresentado. Nesse sentido lembre-se, que no desfecho. Você será obrigado a fazer uma retomada sucinta do tema mais a proposta de intervenção e as considerações finais (Se necessário). Lembre-se que é neste momento em que se busca a solução para o problema exposto. Assim, é interessante apresentar a síntese da discussão, a retomada da tese (ideia principal ciência parênteses. E além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.
• Seu tema fala a respeito das consequências das redes sociais nas relações sociais com as pessoas é muito bem recepcionada, creio que seria melhor abordado ao englobar o preconceito e a segregação ocasionada pelo racismo ( tema em alta discussão hodiernamente) PS: APENAS UMA OPINIÃO MINHA.
•Não há erros gramaticais, todavia, considere aprimorar seu vocabulário buscando ler livros clássicos, novos textos informativos ou notícias jornalística para se informar com o devido embasamento. Uma vez que a Constituição Federal é o pilar das leis em uma nação. A CF/88 assegura em seu artigo 5º , IV a defesa a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Todavia, deve-se atentar para que esta cláusula inserida no inciso VI pode colidir com o inciso IX que prescreve: “é livre a expressão da atividade intelectual artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença”, isto é, tais direitos são relativos e um só pode sobrepor ao outro se aplicado ao caso em tela não existir outra saída para tal finalidade. Você argumentou bem, juntamente com a inviolabilidade da intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas assegurado.
• Houve a intervenção notável, no entanto, cuidado com radicalismo, o Ministério da Ciência e Tecnologia é órgão do Estado, logo se o Estado atenta contra uma das Cláusulas Pétreas (Artigo 5º da Constitucão, estará ele incorrendo em ações arbitrárias e tirânicas, que viola o princípio Democrático do Estado de Direito.
200 – Competência 1: Dominio amplo da norma culta da língua escrita.
200 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, argumentação baseada em outras disciplinas combinadas com a epistemologia. ( O uso da Constitucão foi primordial, atenção aos apontamentos sobre ela).
180 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista. O texto foi pautado na tipologia dissertativa-argumentativa ( que é aquele que apresenta juízo de valores, o que a pessoa pensa a respeito sobre o tema, desta forma interferindo no processo de fala sobre determinado tema).
170 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
150– Competência 5: Proposta de intervenção. ( Cuidado com radicalismo).
TOTAL: 900
PARABÉNS! 💡
Espero ter ajudado! (Qualquer dúvidas, às ordens).
TamiresRosa
160 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
• Espera-se com essa ação que as implicações das redes sociais nas relações interpessoais seja reduzidas: SEJAM REDUZIDAS
200 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
160 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
200 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
160 – Competência 5: Proposta de intervenção
TOTAL: 880
Parabéns!!