Estudante

As implicações das redes sociais nas relações interpessoais do indivíduo contemporâneo

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O termo “Modernidade Líquida” – criado por Zygmunt Bauman – apresenta a contemporaneidade como relações que estão cada vez menos concretas, em um clima de frequente incerteza e insegurança. Nesse contexto, observa-se que a narrativa não diverge da realidade atual, visto que, a problemática se deve ao anonimato dos indivíduos em relação aos seus atos nas redes sociais e, indubitavelmente, gera transtornos mentais inseridos no âmbito hodierno.

Mediante ao elencado, a Constituição Federal de 1988, assegura a todos os indivíduos o direito à segurança virtual e ao bem-estar social, no entanto, vê-se que a garantia prevista não é válida. Desse modo, o anonimato presente nas redes sociais permite que atos errôneos como exposição pessoal, cyberbullying e violência prejudiquem as relações interpessoais entre a população e, dessa forma, o direito proposto pela constituição torna-se inválido.

Por conseguinte, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), pessoas que utilizam do anonimato para expor a violência a outros indivíduos acarreta, explicitamente, implicações pessoais como depressão, ansiedade e crises de pânico aos afetados. Além disso, ao adquirir tais síndromes, o cidadão se apresenta em total estado de vulnerabilidade e, consequentemente, representa a perda de seu direito acerca de sua segurança virtual.

Em suma, é imprescindível que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em conjunto com mediadores digitais, promova a abolição do anonimato nas redes sociais, por meio da obrigatoriedade de nome e foto do indivíduo. Logo, a fiscalização da veracidade será feita através da inserção confidencial do CPF do cidadão e, ao não demonstrar a correta autenticidade, o aplicativo não será aberto. Espera-se com essa ação que as implicações das redes sociais nas relações interpessoais seja reduzidas ou, até mesmo, dissipadas.

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2 Correções

  1. Oi Lana, tudo bem?Espero que esteja, rs Adorei sua redação, muito boa! Bora lá!
    Eu analisei seu texto e essa foi a correção que consegui.
    •Em um texto dissertativo-argumentativo você precisa expôr argumentos que vão persuadir o leitor fazendo-o concordar com seu ponto de vista, para isso, você precisa saber elaborar bem a sua redação.
    •Lembre-se, em um modelo de redação genérico (padrão ENEM) precisa conter no mínino 4 parágrafos, a saber, introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
    •Título e tema são conceitos similares, mas não são iguais. Conhecê-los e saber como utilizá-los é imprescindível para uma boa redação. Basicamente, chamamos de título a expressão Inicial que introduz a redação, mostrando o assunto e o posicionamento do texto. Isto é, o seu título deve ser condizente com o assunto abordado na sua temática textual.
    •Introdução: a introdução consiste em levar para o leitor o tema, a tese, momento em que irei escolher mnha estratégia que vou utilizar. Ppoderão ser estas: Dois argumentos, pontos negativos e pontos positivos ou causa e consequência. Na introdução devem ser mencionados o tema que será abordado no texto. , ou problema, de modo a situar o interlocutor, não esqueça disso! Uma introduçãoo adequada de um texto dissertativo-argumentativo deve apresentar, pelo menos, os seguintes elementos; 1º explicitação do problema, de forma contextualizada.
    2°: A TESE deve ser exposta de forma tímida na INTRO, pois em verdade é no DESENVOLVIMENTO que irá discorrer sobre o tema (que pode ser uma afirmação ou negação) com uma opinião impessoal baseada em uma verdade “absoluta” , pautada em argumentos sólidos ou argumentos de autoridade (É NESSE MOMENTO QUE A IDÉIA SERÁ DEFENDIDA) fazendo menção ou citação a órgãos, cientístas, professores, doutores ou até mesmo dados , estatísticas, números gerados por órgãos e instituições governamentais, no DESENVOLVIMENTO , usarão dois parágrafos a serem desenvolvidos. Lembre-se que é no desenvolvimento que será o “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como próprio nome diz, desenvolvido. Após introduzir o tema, é hora de debatê-lo, através da exposição dos argumentos. É necessário que as ideias estejam claras e exemplificadas, se for o caso, evite repetições de termos ou orações que tenha o mesmo sentido. Evite também períodos muito longos, pois tendem a tornar a leitura enfadonha, ponto final em alguns pontos ao invés de vírgulas é crucial, pois além disso, se não souber utilizar as vírgulas de forma congruente pode fazer com que o escritor se perca em meio às suas próprias argumentações. Lembre-se período curto é a chave.
    •Conclusão: Concluir e acabar, finalizar, portanto, é o desfecho do texto. Esses são os conectivos que você poderá usar na conclusão. Em um parágrafo, a conclusão deve reunir as ideias apontadas, ao longo do texto, contudo, com posicionamento por parte do escritor ou uma solução para um problema apresentado. Nesse sentido lembre-se, que no desfecho. Você será obrigado a fazer uma retomada sucinta do tema mais a proposta de intervenção e as considerações finais (Se necessário). Lembre-se que é neste momento em que se busca a solução para o problema exposto. Assim, é interessante apresentar a síntese da discussão, a retomada da tese (ideia principal ciência parênteses. E além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.
    • Seu tema fala a respeito das consequências das redes sociais nas relações sociais com as pessoas é muito bem recepcionada, creio que seria melhor abordado ao englobar o preconceito e a segregação ocasionada pelo racismo ( tema em alta discussão hodiernamente) PS: APENAS UMA OPINIÃO MINHA.
    •Não há erros gramaticais, todavia, considere aprimorar seu vocabulário buscando ler livros clássicos, novos textos informativos ou notícias jornalística para se informar com o devido embasamento. Uma vez que a Constituição Federal é o pilar das leis em uma nação. A CF/88 assegura em seu artigo 5º , IV a defesa a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Todavia, deve-se atentar para que esta cláusula inserida no inciso VI pode colidir com o inciso IX que prescreve: “é livre a expressão da atividade intelectual artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença”, isto é, tais direitos são relativos e um só pode sobrepor ao outro se aplicado ao caso em tela não existir outra saída para tal finalidade. Você argumentou bem, juntamente com a inviolabilidade da intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas assegurado.
    • Houve a intervenção notável, no entanto, cuidado com radicalismo, o Ministério da Ciência e Tecnologia é órgão do Estado, logo se o Estado atenta contra uma das Cláusulas Pétreas (Artigo 5º da Constitucão, estará ele incorrendo em ações arbitrárias e tirânicas, que viola o princípio Democrático do Estado de Direito.
    200 – Competência 1: Dominio amplo da norma culta da língua escrita.
    200 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, argumentação baseada em outras disciplinas combinadas com a epistemologia. ( O uso da Constitucão foi primordial, atenção aos apontamentos sobre ela).
    180 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista. O texto foi pautado na tipologia dissertativa-argumentativa ( que é aquele que apresenta juízo de valores, o que a pessoa pensa a respeito sobre o tema, desta forma interferindo no processo de fala sobre determinado tema).
    170 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    150– Competência 5: Proposta de intervenção. ( Cuidado com radicalismo).
    TOTAL: 900
    PARABÉNS! 💡
    Espero ter ajudado! (Qualquer dúvidas, às ordens).

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  2. 160 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
    • Espera-se com essa ação que as implicações das redes sociais nas relações interpessoais seja reduzidas: SEJAM REDUZIDAS
    200 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
    160 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
    200 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    160 – Competência 5: Proposta de intervenção
    TOTAL: 880
    Parabéns!!

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