Iniciante

As favelas nas dinâmicas das cidades

  • 0

No limiar do século XXI,integrar as favelas no dinamismo das cidades têm sido um grande desafio na nossa sociedade,devido a visão discriminatória introduzida pelo povo elitizado sobre quem reside na favela.Nesse contexto,romper com os estereótipo construídos pela sociedade é um passo para uma conquista.

Em primeiro lugar,vale destacar a estereotipação.Em sua canção,o cantor Chris Mc,menciona sobre o morador de favela ser tratado como animal que vive preso em grades,devido ao fato do preconceito que existe contra as pessoas que residem neste local.Demonstrando que existe o ponto de vista de que na favela apenas existe a criminalidade,o uso de drogas e a prostituição,visão esta que é reforçada nas mídias televisionais e principalmente filmes,com o intuito de depreciar o local de moradia dos cidadãos que não possuem uma infraestrutura de qualidade prestado pelo Estado.

Em segunda análise,é evidente o descaso do Estado,com a população da periferia.Na música Favela Vive 2,o mestre de cerimônia,BK,retrata sobre o ministério detestar os moradores da comunidade ,por motivo de serem vistos como invisíveis e com total desapreço,não prestando nenhum tipo de assistência,deixando faltar um saneamento básico de qualidade,o acesso a educação,etc.Muita das vezes,é preciso a mobilização dos habitantes do subúrbio,para superar a política da ausência do Estado,um modelo disso é o movimento ”As Mulheres da Rocinha”,que com a soliedariedade dos moradores ultrapassaram as dificuldades presentes no cotidiano,com luta por direitos e melhorias de condições de vida.

É explicíto que a população suburbana precisa de cuidados maiores.Em virtude dos fatos mencionados,é necessário a aplicação de medidas,visando o bem estar social.O Governo,deve implementar um projeto por meio de atividades voluntárias,chamada ”Favela é o paraíso”,-uma vez que ações filantrópicas têm o poder transformador-,a fim de que a sociedade forneça melhorias nas áreas carecidas.Desse modo,tornando um lugar melhor para residir.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, sou iniciante mas espero que algumas das minhas críticas possam lhe ajudar.

    Acredito que você poderia tomar um cuidado maior com a coerência de seus argumentos apesas de eu particularmente ter conseguido entender seus pontos.

    Também acredito que no desenvolvimento você possa investir um pouco mais nas soluções para os problemas citados, sei que os avaliadores gostam muito quando você entrega de “mão beijada” as soluções.

    Espero que eu possa ter ajudado e te desejo boa sorte nas provas!

    • 0
  2. Sou novo nisso então sugiro que você não leve em conta só a minha correção.

    INTRODUÇÃO – “Nesse contexto,romper com os estereótipo construídos pela sociedade é um passo para uma conquista.” Conquista de que? Acho que a sua tese precisa ser mais específica.

    Para os desenvolvimentos eu sugiro usar a seguinte estrutura: Tópico frasal + argumento + fundamentação(repertório que dá credibilidade ao ponto de vista). Por exemplo:

    Em primeiro lugar,vale destacar que existe uma esteriotipação das pessoas que moram em favelas. **ESSA PRIMEIRA FRASE É UM TÓPICO FRASAL, É UMA AFIRMAÇÃO QUE VOCÊ VAI FAZER** Isso acontece porque…**AQUI VOCÊ USA UM ARGUMENTO JUSTIFICANDO O QUE VOCÊ DECLAROU NO TÓPICO FRASAL** esse fato é evidenciado pela música do cantor Chris MC, que diz…**AQUI É O SEU REPERTÓRIO FUNDAMENTANDO O SEU ARGUMENTO**

    Conclusão: A proposta de intervenção precisa conter AGENTE + AÇÃO + MODO DE AÇÃO + FINALIDADE + DETALHAMENTO DELES(principalmente o modo de ação). Nunca use só o Governo como agente, especifique qual órgão do governo. E você não disse qual ação o projeto social fará e nem como(modo de ação) além de ter sido genérica na finalidade.

    C1 – NORMA CULTA – 160
    C2 – COMPREENSÃO DA PROPOSTA, ADEQUAÇÃO AO GÊNERO E REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL – 140
    C3 – ARGUMENTATIVIDADE – 100
    C4 – COESÃO TEXTUAL – 120
    C5 – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – 80
    TOTAL – 600

    • 0
  3. Percebi uma grande incoerência partindo dos dois parágrafos de desenvolvimento, em que o primeiro finaliza citando a infraestrutura de qualidade prestada pelo Estado, e o segundo se inicia citando o descaso do mesmo! O que com certeza inviabiliza um dos dois parágrafos por completo, se não os dois…

    • 0
  4. Olá, Boa Noite!

    Sua redação está com ótimos argumentos!
    Ao ler o seu texto percebi que há alguns erros quanto o uso de vírgulas para fazer a pausa das frases. Sugiro que você dê uma estudada no tópico de utilização correta da vírgula em redações do ENEM. Na internet tem bons vídeos!

    Além disso, foi possível inferir que você tem um grande conhecimento de mundo pelas citações de diferentes áreas sobre o tema proposto. Isso é muito bem valorizado na pontuação.

    Acredito que a redação está na faixa dos 860 para cima! Bons estudos e Boa Sorte !

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.