A ocorrência de epidemias na sociedade atual não é algo recente, tendo em vista que é um problema histórico pois ocorre desde o período Medieval. No século XIV na Europa, por exemplo teve-se uma epidemia de peste negra responsável pela morte de 1/3 da população.
No Brasil, este problema apresenta-se também de forma histórica, tendo em vista que no século XIX, na obra de Aluísio Azevedo apresentava-se os problemas decorrentes da falta de condições básicas de vida nos cortiços do Rio de Janeiro. A população vivia em pequenas casas, insalubres e assoladas pela desigualdade social e de renda sofriam com a disseminação de doenças.
As epidemias que assolam a sociedade acabam atingindo a população que tem menor acesso a saúde pública gratuita e de qualidade. Além disso, ressalto que as epidemias atuais têm como origem a própria desigualdade social, tendo em vista que os bairros e comunidades de classes menos abastadas não apresentam condições mínimas de habitação tais como saneamento básico, água encanada, recolha e destinação correta do lixo.
No Brasil as epidemias ocorreram no passado e persistem no presente. Vale mencionar aqui a epidemia de varíola ocorrida em 1904, no Rio de Janeiro e que resultou na tão conhecida “Revolta da Vacina”, que por falta de maior conscientização da população sobre a importância da vacina, desencadeou o conflito.
Neste sentido acredito que uma das formas de combater as epidemias que assolam a população será uma maior conscientização da população sobre a importância de fazer as vacinações necessárias, como também mudanças instituídas pelo Ministério da Saúde na saúde pública buscando proporcionar o acesso a vacinação nas áreas de difícil acesso, aumentando assim a imunização. Faz-se necessário também maiores investimentos na infraestrutura dos bairros investindo em saneamento básico, tratamento de água, esgoto e recolha do lixo urbano de forma adequada, evitando a proliferação de doenças.
MárcioMacedo
Olá Salete! Devo dizer que a sua redação tá muito boa, os repertório sociocultural que você usou combina muito com o tema, mas tem outro pontos no texto que eu quero destacar:
Introdução: Ficou muito legal o paralelo que você fez da doença do tempo Medieval com a obra de Aluísio Azevedo, porém acho que seria bom também você colocar a obra “o cortiço” no primeiro parágrafo de desenvolvimento, pois você falou sobre acesso à saúde pública e de qualidade e falta de saneamento básico, então seria bom usar a obra pra comparar com a realidade dos Brasileiros sendo que na obra as pessoas Vivian em casa insalubres.
Monalissa
Olá, Salete!
Segue minhas análises:
Seu texto foi ótimo, com princípio, meio e fim. Você apresentou sua tese e as possibilidades de solução.
Só no fechamento você poderia melhorar, pois se o seu texto for dissertativo-argumentativo deve-se evitar o verbo na primeira pessoa do plural, como: “Neste sentido acredito…”.
Espero ter ajudado ;)
PatríciaLuzia
Olá, Ótimo texto!
Revise e releia o ultimo parágrafo, frases, palavras e conectivos repetitivos!
Muito boa sua escrita e apresentação do fatos historias, nos outros parágrafos existe algumas palavras e artigos repetitivos.
Faça uma releitura bem sucinta e veja o que pode ser trocado!
São 5 parágrafos, se é um texto dissertativo veja uma possibilidade de resumir-los.
Espero ter ajudado. Parabéns!!!
amandinha
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 170. Erros gramáticos básicos e equívocos. Evite expressões do senso comum.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 80. Traga mais conhecimento e analogias a sua redação.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 120. Problemas com a organização dos argumentos. Deve-se melhorar a organização dos fatos, lembrado que um parágrafo deve ter as três estruturas básicas.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 80. Estude conectivos e use os com abundância.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 120.
Lembre-se de responder, de forma clara e objetiva, O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada.
[820]
*DICA:* Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o GERÚNDIO e expressões COTIDIANAS.
Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais objetivo melhor. Você tem potencial.
Um texto ideal Enem conta com 4 parágrafos : introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
Parabéns!!!!
Tchau!
E até a próxima!😁