Com a decadência do café no século XIX, uma nova economia ganhou espaço no cenário brasileiro, a industrialização. Esse novo processo econômico, diferentemente do que ocorreu nos países desenvolvidos, deu origem a cidades não planejadas, que mais tarde, possibilitariam o surgimento de problemas que repercutem na realidade das metrópoles brasileiras do século XXI, tais como as enchentes. No entanto, apesar de ter origens históricas, essa problemática também sofre influência e intensificação do modo de vida da sociedade.
A ausência de planejamento estrutural das cidades brasileiras, embora com início no passado, perdura até os dias atuais por meio dos governos subsequentes. O aumento da hipermeabilização do solo, decorre, principalmente, das medidas tomadas desde o presidente Jucelino Kubitschek, que ao intensificar a indústria automobilística aumentou o número de áreas asfaltadas nas grandes cidades sem manter as áreas florestais, o que por sua vez, influencia diretamente nas inundações que ocorrem na atualidade.
Ademais, tem-se a influência das mazelas socioeconômicas da sociedade e a especulação imobiliária nos alagamentos. Estes dois fatores, associados a ineficácia do governo quanto a sua resolutividade favorecem o deslocamento da população mais carente para as áreas de encostas, que além de serem lugares perigosos são mais propícios a sofrerem com cheias devido a baixa infraestrutura.
Embora sejam inúmeras as causas para que este fenômeno aconteça, a ação antrópica o intensifica. Um dos grandes desafios para superar esta problemática é quanto a conscientização da sociedade brasileira, visto que esta descarta lixo em locais inapropriados e cortam árvores próximas a sua residência para a construção civil, possibilitando assim, a maior número de enchentes.
Com base nisso, portanto, são necessárias a tomada de algumas medidas para a minimização do problema, dentre elas, a ação em conjunta da sociedade juntamento com o Ministério do Meio Ambiente no plantio de árvores perto de encostas e margens de rios a fim de diminuir o número de inundações nas metrópoles. Outrossim, palestras nas escolas oferecidas por professores sobre o meio ambiente, desenvolvendo, assim, o senso crítico na sociedades, sobre descarte correto de lixo e a atenuação das enchentes no Brasil.
AS ENCHENTES NAS GRANDES CIDADES
Compartilhar
Milla
Ótima Redação!!!
Excelente projeto (introdução-desenvolvimento-conclusão) de redação.
Boa introdução, porém ficou só um pouco grande.
Utilização muito boa da citações históricas.
Boa Tese.
Pouca repetição de palavras.
Argumentos Bons e fortes.
Utilizou bem conhecimento de outras áreas.
Tem vasto conhecimento de vocabulário de conectivos.
Tese de fácil identificação.
Bom desenvolvimento.
Respondeu as questões da conclusão – respondendo as questão.
CristianeVansim
Bom Texto! Porém a introdução ficou muito extensa.
O uso de conectivos enriqueceria mais seus argumentos.
na sua proposta de intervenção aconselho usar expressões linguísticas que marcam, claramente, os quatro elementos da proposta de intervenção; que são;Ação( O que deve ser feito?); modo/meio como se executa? (por meio do quê?);Agente social ( quem executa?);Detalhamento( da ação ou do modo);Efeito/objetivo( para que fazer?).
Bons estudos.
Notas por competências;
C 1- 120
C 2 – 200
C 3 – 160
C 4 – 160
C 5 – 180
Nota: 820
Milenamd45
A sua introdução um pouco grande, costuma-se mostrar o que vai falar no texto. Confira antes também questão de pontuação e acentuação, tente achar para as palavras seus sinônimos,houve muita repetição de algumas. Seu desenvolvimento, esta bom um pouco grande que pode ocorrer de não caber nas linhas do Enem, tenta dividi-las e colocar 3 a 4 parágrafos de desenvolvimento.
madriele03
PRIMEIRAMENTE, QUE EU ACHEI A QUANTIDADE DE PARÁGRAFOS DO DESENVOLVIMENTO MUITOS GRANDES.
NOTA 1 – 160 – ALGUNS ERROS GRAMATICAIS E REPETIÇÕES DE PALAVRAS.
NOTA 2 – 140 – PARÁGRAFOS MUITO LONGOS, MAS BOA APLICAÇÃO DE OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO.
NOTA 3 – 140 – NA SUA ARGUMENTAÇÃO FALTOU MAIS VISÃO CRÍTICA E PONTO DE VISTA.
NOTA 4 – 160 – USEI MAIS CONECTIVOS.
NOTA 5 – 120 – FALTOU O MEIO E O DETALHAMENTO NA CONCLUSÃO.
Rafaelds
Bom texto! O usa termos claros para apresentar o ponto de vista acerca do tema. No entanto, faltou alguns conectivos para fluir concatenar os períodos. Ademais, faltou um repertório sociocultural para dar peso nas ideias. Fora isso, o texto esta muito bem escrito!
C1 – 140
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 160
Nota: 820
Kari7388
A sua introdução ficou um pouco grande, tendo em vista que a introdução têm a função de informa oque a tese vai ser tratada ao longo do texto.
Seus parágrafos de desenvolvimento ficaram bons, interessante ter citado o JK, porém houve alguns erros na pontuação. Sua conclusão também está ótima, más tente minimizar um pouco o tamanho da próxima vez😊