Iniciante

As duas faces da indústria farmacêutica: quais os limites entre as necessidades dos doentes e os lucros das indústrias?

  • 1

O filme de animação The Lorax ilustra como uma campanha de marketing aplicada da forma correta pode influenciar diversas pessoas a comprar um produto. É possível observar esse cenário na atualidade, em que diversos indivíduos consomem medicamentos apenas pela influência da propaganda. Além disso é necessário afirmar que a indústria farmacêutica é uma instituição que inegavelmente traz diversos benefícios para a sociedade, porém a venda de medicamentos traz um lucro evidente para essa indústria.

Em primeiro momento, a indústria farmacêutica é uma ferramenta de bastante importância para a atualidade, já que por meio dela ocorre a produção de medicamentos e consequentemente o controle de diversas enfermidades que poderiam causar vários óbitos. Entretanto esse ramo industrial é marcado por diversas polêmicas e teorias da conspiração, que acusam a indústria de ser um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas patologias, para que assim uma nova droga seja administrada e vendida para população trazendo um rendimento eminente para o meio de produção dos fármacos. Foi notório acompanhar essa realidade anteriormente exposta durante a pandemia de corona vírus que ocorreu em 2020, onde uma das principais teorias do surgimento do vírus séria que ele foi criado na china e liberado propositalmente apenas para gerar lucro por meio da venda das vacinas.

Somado a isso, a discrepância dos preços de alguns fármacos também é uma discursão bastante presente na contemporaneidade, já que inúmeros medicamentos possuem um preço exorbitante, impossibilitando que pessoas com baixa renda possam tratar as conformidades que os afetam, com isso é possível exemplificar que há medicamentos que podem valer mais de um milhão de reais tornando o tratamento praticamente impossível. Em contraparte há indivíduos que consomem um alto índice de fármacos de forma desnecessária seja por influência do marketing criado pela indústria farmacêutica ou por outras pessoas, normalmente essas drogas consumidas possuem um preço acessível facilitando assim o surgimento de uma dependência nesses pacientes. Com isso são criadas cada vez mais acusações de que a indústria farmacêutica se importa apenas com o ganho.

 

Portanto, para que ocorra a resolução dessa problemática é necessário que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde crie leis que impeçam o consumo e a prescrição de medicamentos de forma desnecessário, impedindo que assim os pacientes possam vim a ter uma dependência nessas drogas, também será necessária a criação de um auxílio destinada aos indivíduos que necessitam de medicamentos com preços exorbitantes para sobreviver, trazendo assim uma maior qualidade de vida para essas pessoas. Logo com a aplicação desses regulamentos haverá uma melhora evidente da qualidade de vida de toda a população da nação brasileira.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. *Modelo correção (escrever online)*

    Oi, bom dia! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação.

    🔶 Introdução: já há fuga do tema, pois você não evidenciou ele e já começou a jogar seus argumentos, como a questão da propaganda. Recomendo usar a estrutura: repertório (+tópico frasal) + tema (+ relação com o repertório) + tese (+ fechamento do parágrafo.
    🔺 The lorax (linha 1) entre aspas
    🔺 Vírgula depois de “além disso” (linha 8)
    🔺 Repetição do termo “indústria”
    🔺 Falta de fechamento do parágrafo

    🔶 D1: apesar do seu argumento ser bom e criativo, o parágrafo está muito longo e desorganizado. Tente sintetizar mais as informações.
    🔺 Vírgula depois de entretanto (linha 7)
    🔺 Coronavírus se escreve junto (linhas 18-19)
    🔺 “onde” só pode ser usado para se referir a um local físico, substitua por em que/no qual (linha 18)
    🔺China com letra maiúscula (linha 20)
    🔺 Falta de fechamento do parágrafo

    🔶 D2: não acho uma escolha muito boa escolher 2 pontos para falar no mesmo parágrafo, mesmo eles tendo relação, pois acaba ficando muito grande e você pode acabar não aprofundando o suficiente um deles. Nesse caso, os pontos foram: alto preço dos medicamentos e baixo preço, eu ficaria só com o primeiro. No mais, o mesmo que disse no D1.
    🔺 Falta de tópico frasal
    🔺 Virgula depois de “em contraparte” (linha 12)
    🔺 Vírgula depois de “com isso” (linha 21)

    🔶 Conclusão: proposta de intervenção boa, que resolveu os dois problemas que você propôs no D1 e D2. Entretanto, acho que o meio que você colocou não conta e faltou deixar a finalidade em evidência.
    🔺 Falta de tópico frasal
    🔺 Ponto final depois de “nessas drogas” (linha 8)
    🔺 Vírgula depois de “logo” (linha 14)
    🔺 Repetição do termo “qualidade de vida”

    🔶 Geral: vejo potencial na sua redação, mas tem vários pontos a serem melhorados, como: sintetizar as informações, coesão textual, uso da vírgula e estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Lembre-se que a prática leva à perfeição.
    🔹 Sempre há vírgula depois do conectivo, principalmente se ele for conclusivo ou adversativo.
    🔹 Todo parágrafo tem que ter um tópico frasal e um fechamento.
    🔹 Para conseguir 200 pontos na competência 2, eu sugiro trazer pelo menos 3 repertórios, sendo um na introdução, um no D1 e um no D2. Lembrando que eles tem que ter relação com o tema, não use referências apenas para encher linguiça. Eu usei essa técnica ano passado e tirei 200.

    🔶 Nota
    – C1: 120
    – C2: 120
    – C3: 120
    – C4: 160
    – C5: 180
    🔹 Total: 700

    ~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa 🌸

    • 1
  2. Olá! Excelente redação, mas vamos rever alguns pontos.
    1. Na introdução, você fez uma boa relação, colocando os principais requisitos. Porém, quando usa nome de algum filme, série… coloca o nome em aspas e após usar conectivos, principalmente quando estão deslocados, é preciso colocar vírgulas.
    2. Ótimo desenvolvimento, mas, novamente, quando um termo está deslocado ou é restrito usa-se virgulas, como em “,consequentemente,” no primeiro parágrafo de desenvolvimento e após o “entretanto” também é preciso. Ainda no segundo parágrafo, é bom revisar os termos.
    3. No próximo parágrafo de desenvolvimento, é possível notar que o primeiro período está muito longo e isso não é muito bom. Tente colocar o seu argumento de forma resumida, ponto e logo depois explique o que quer, a fim de que não fique com períodos grandes. Novamente a regra das vírgulas.
    4. A conclusão cumpriu os requisitos, apenas se atente que também não é muito positivo usara palavras no gerúndio e sempre revise a redação.

    Fora isso, está boa, apenas melhorar na parte ortográfica. Continue assim! Não sou professora para dar nota, mas estaria na média dos 900.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.