As duas faces da indústria farmacêutica: quais os limites entre a necessidade dos doentes e o lucro das indústrias?

  • 0

“O ser humano nasce bom, é a sociedade que o corrompe”. A famosa frase do filósofo contratualista Jean Jacques Rousseau, pode ser interpretada em paralelo com a criação de grandes indústrias farmacêuticas que não é algo ruim porem se torna má quando a busca incessante por lucro vem em primeiro plano deixando de lado a principal função que seria a de levar medicamentos para o bem da população.

Segundo o relatório da organização mundial da saúde (OMS), a cada um dólar investido em pesquisa, a indústria obteve retorno de catorze dólares. Ou seja a indústria farmacêutica vem priorizando o estudo e fabricação somente de medicamentos que trazem elevados lucros, deixando de lado assim o remédios de baixo custo também necessários para as pessoas o que causa falta de muitos deles em hospitais por exemplo.

Em conseguinte vê-se todos os dia na grande mídia de massa, propagandas dos mais diversos tipos de remédios, que somados a facilidade de compra visto que a maioria não necessita de prescrição médica pode causar graves problemas  à população como dependência, overdose e até mesmo o surgimento e agravamento de outra doenças em decorrência da automedicação.

Tendo em vista tais situações, cabe ao Ministério da saúde por meio de campanhas alertar a população sobre os riscos de se automedicar, e também juntamente com o SUS (Sistema único de saúde) facilitar o acesso da população aos medicamentos de custo elevado, fazendo assim com que a saúde chegue para todos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, sua redação não está tão boa mas praticando você chega lá ok?

    C1 = 120 – possui muitos erros gramaticais, incluindo acentuação e pontuação.
    C2 = 160 – pouco conhecimento a respeito do tema, foi mal desenvolvido
    C3 = 160 – possui os dados? Sim mas não foram bem desenvolvidos
    C4 = 80 – não possui conectivos interpagráfos
    C5 = 120 – não possui modo/ meio, somente a ação, não tem detalhamento e a proposta está muito vaga, pouco desenvolvida.

    Nota = 640

    Boa sorte! E fique bem.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.