Iniciante

As duas faces da Indústria Farmacêutica – Modelo Enem

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No documentário americano ´´What the Health“, é possível ver a relação entre a indústria farmacêutica e o capitalismo, tudo está entrelaçado em uma relação que infelizmente, na maioria das vezes não beneficia o consumidor. Remédios desnecessários e preços exorbitantes são só alguns exemplos do lado oculto das farmácias pelo mundo.

Em primeira instancia é preciso ressaltar que assim como toda empresa, as farmácias precisam bater uma meta de vendas, seja ela semanal ou mensal. O problema está em como esses medicamentos são oferecidos aos clientes. Em uma matéria realizada pelo Fantastico, programa da emissora globo, é mostrado como alguns funcionários se beneficiam com o ato de recomendar medicamentos ou vitaminas desnecessárias aos clientes. Além de antiético, essa ação pode ser muito perigosa, por colocar em risco a saúde do consumidor.

Por conseguinte, tem-se ainda o alto valor cobrado pelos remédios. Ultimamente, as farmácias e seus laboratórios estão focados em produzir medicamentos que possam ser vendidos por preços mais altos para o mercado, fazendo assim com que lucrem mais. Porém, ao produzir tais medicamentos, acabam negligenciando os remédios mais básicos ou antigos que são de extrema importância para muitas pessoas, de acordo com a matéria feita pelo site Outra Saúde, em 2019.

Portanto, para evitar futuros problemas na saúde dos brasileiros, será necessário que o Ministério da Saúde juntamente com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) implemente novas leis contra a coação para a compra desnecessária de medicamentos, além de alertar a população através das mídias sociais sobre os perigos da automedicação. Visando assim melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

não vou mentir, não gostei muito dessa redação, sejam sinceros okay?!

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5 Correções

  1. Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 140
    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com certa distância do senso comum, demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Sua nota nessa competência foi: 140
    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 140
    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

    Sua nota final foi: 740

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  2. Olá, boa noite.
    Na introduçao, é bom ter pelo menos três parágrafos. Seria interessante se limitasse o ambiente ao qual você quer abordar, por exemplo, falar da questão no Brasil e relacionar o repertório com a situação atual do país.
    *Notei algumas palavras com ortografia e acentuação erradas, talvez seja o corretor do seu aparelho.
    Gostei do seu D1, acho que só faltou alguns elementos de conexão (assim, desse modo, nesse sentido) para ornar os seus parágrafos e inicios de frases.
    No D1 seria interessante colocar primeiro o repertório, depois seu argumento para ficar mais organizado.
    Gostei da sua conclusão.
    Espero que tenha ajudado. Lembrando que eu também estou aprendendo.
    Se puder corrigir as minhas também, ficaria muito grata. Bjs

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  3. A introdução está boa porque você apresenta o tema e tese. A argumentação está bem estruturada com a introdução que você fala sobre altos preços e negligência e desenvolve essa tese na argumentação. A conclusão não está muito claro sua proposta de intervenção e não está bem desenvolvida na parte de como fará ? qual verba ? qual nome do projeto ? qual consequência ?

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  4. Gostei da redação, tem referencias na introdução e desenvolvimento, confirmando seus argumentos, fez seleção de base do problema e superfície do problema, tem coesão e coerência. Poderia no documentário contextualizar um pouco mais sobre o que ele retrata.
    Algo que eu gostaria de acrescentar seria a retomada de alguma referencia do seu texto, fazendo com que fique mais coerente e coesivo, que fique “amarrado”.
    “…Visando assim melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Desse modo o documentário…” Espero ter ajudado. Parabéns !!!!!

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  5. Gostei bastante da sua conclusão e do curso da escrita, a única coisa que venho corrigir é a falta de acento gramatical em algumas palavras, por exemplo a palavra instância, mas fora isso não há nada que me desagrade na redação ^^
    correção:
    Em primeira instancia*(instância)* é preciso ressaltar que assim como toda empresa, as farmácias precisam bater uma meta de vendas, seja ela semanal ou mensal. O problema está em como esses medicamentos são oferecidos aos clientes, em uma matéria realizada pelo Fantastico *(Fantástico)* , programa da emissora globo, é mostrado como alguns funcionários se beneficiam com o ato de recomendar medicamentos ou vitaminas desnecessárias aos clientes. Além de antiético, essa ação pode ser muito perigosa, por colocar em risco a saúde do consumidor.

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