Segundo o pensamento de Maquiavel, não há nada mais difícil do que tomar a frente na introdução de uma mudança. Esse panorama exemplifica as dificuldades para o aumento da doação de orgãos no Brasil, visto que considera-se uma decisão complexa e pouco discutida na sociedade, o que promove a falta de informação diante da família e escassez de infraestrutura hospitalar regularizada. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.
Sabe-se que o transplante de orgãos é um assunto de grande impacto e pouco discutido diante da sociedade brasileira. Desse modo, a falta de informação abrange questionamentos plausíveis, aumentando a taxa de recusa familiar perante a doação. Segundo o Datafolha, o balanço entre 2010 e 2016 aumentou significativamente em 25% na recusa dos orgãos.
Além disso, a infraestrutura hospitalar reflete de modo negativo no Brasil, visto que o sistema apresenta falhas e exige uma série de cuidados, principalmente visando a importância da doação de orgãos. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Orgãos (ABTO), normalmente, apenas 20% dos orgãos doados podem ser reutilizados, visto que a infraestrutura de diversos hospitais não são regularizadas.
Infere-se, portanto, que as dificuldades para o aumento da doação de orgãos é uma problemática para a sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao Governo criar, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento do transplante. Ademais, é vital a melhoria do sistema hospitalar, pelo ministério da saúde, com o fito de implementar equipamentos e insumos, a fim de aumentar a taxa de doadores e transplantes realizados com sucesso. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhoria na saúde do Brasil.
As dificuldades para o aumento das doações de orgãos no Brasil
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mariandr
competências:
c1: não achei erros gramáticas, demonstrou muito domínio da língua (200 pontos)
c2: em alguns momentos você poderia ter explorado mais os dados, alguns pontos ficaram superficiais. (120 pontos)
c3: Alguns dados ficaram desconexos (120 pontos)
c4: Gostei dos conectivos que você usou, demonstrou grande domínio das articulações feitas por eles. (160 pontos)
c5: A proposta de intervenção foi muito bem feita e tem todos os elementos (agente, modo, detalhamento, finalidade e ação) (200 pontos)
nota: 800 :)
[email protected]
Vamos lá !
Sua redação está ótima. Vou destacar os pontos que notei serem mais pertinentes:
Sua introdução esclareceu muito bem o tema, porém quando na fala ” pode se analizar que essas problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas” vc deveria ter exemplificado isso no Des.1 e Des.2 ou então omitido essa frase não a acredito q ela foi relevante .
Seu Desenvolvimento 1 e 2 estão bem ficaram bem estruturados só senti falta de alguns repertórios e por fim sua conclusão precisa de detalhadamente mais fora isso está escelente. Parabéns por sua redação!
gioosmx
eu não sou especialista, mas vamos lá.
1° parágrafo: é um bom parágrafo introdutório, você trouxe repertório sociocultural, trouxe a sua tese, introduziu bem, usou os conectivos e não vi erros gramaticais.
2° parágrafo: é um bom parágrafo, apresenta a sua tese, tem repertório sociocultural e bom uso de conectivos. Entretanto, acho que faltou um aprofundamento nos argumentos e ligar o repertório ao parágrafo.
3° parágrafo: é parágrafo muito bom, você argumentou bem, trouxe repertório e interligou ao parágrafo, teve um aprofundamento. O único ponto negativo foi a repetição do “visto que”. (uma dica, um site muito bom para achar sinônimos e evitar repetições é o https://www.sinonimos.com.br/ . eu uso muito em redações para evitar repetições.)
4° parágrafo: eu amei a sua conclusão, você trouxe os cinco elementos necessários para uma boa conclusão e usou bem os conectivos.
agora, por competência:
Competência I : Demonstrar o domínio da forma culta. (200 pontos)
Competência II : Compreensão da proposta de redação. (120 pontos)
Competência III : Seleção e organização das informações. (160 pontos)
Competência IV : Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160 pontos)
Competência V : Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (200 pontos)
nota final: 840
parabéns!!!
[email protected]
C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. 200.
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo. 200.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200.
C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos. 160.
C5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto. 200.
Total: 960
Volder
Competência 1: 180
É “Ministério da Saúde” e não “ministério da saúde”.
Competência 2: 160
Há presença de argumentação na introdução.
Competência 3: 80
Falta um maior desenvolvimento da argumentação, por meio de conceitos e ideias; também há presença de pensamentos do senso comum, sem originalidade.
Competência 4: 150
Falta uma coerência mais sofisticada entre as partes do texto e possui um erro de coesão ao utilizar o gerúndio depois da virgula em “, aumentando” no segundo parágrafo.
Competência 5: 110
Ausência de detalhamento, finalidades das ações e modo como serão feitas pouco desenvolvidos, falta de especificação do primeiro agente, “Governo”, e ideias muito clichês.
Total: 680