As dificuldades para o aumento da doação de órgãos no Brasil

  • 0

A doação de órgãos e tecidos é um assunto sendo cada vez mais discutido no Brasil. As doações podem ser feitas com vida, com órgãos específicos, ou sem, quando a causa da morte permitir. No entanto, o número de indivíduos que doam seus órgãos é relativamente pequeno, e tal recusa, na maior parte dos casos, é por inseguranças da família e falta de informações verídicas sobre o procedimento. É preciso que tais visões sejam transformadas.
Em primeiro plano, é visto que um dos principais motivos do baixo número de doações de órgãos no Brasil é por parte da falta de confiança da família em tal processo. A morte encefálica, que permite a retirada de órgãos, geralmente deixa a família do indivíduo apreensiva e com esperança que o mesmo não tenha de fato morrido. Ademais, muitas pessoas levam em conta a religião, que pode descrever a doação como um ato proibido. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, ABTO, em 2012, apenas 1800 doações das 6 mil possíveis foram autorizadas pelas famílias das vítimas de morte cerebral.
Em segundo plano, é observado que a maior parte das pessoas não aceitam doar órgãos em vida por medo, assim como quando um ente querido tem morte encefálica, sendo consequência da falta de informações seguras. A temática doação de órgãos não é trabalhada nas escolas como deveria, sendo considerada muito delicada. De fato, o assunto é delicado e tratado como tabu, mas se não for desconstruído e incentivado desde a infância, o número de pacientes na fila de espera crescerá e o medo e desconhecimento da população também.
Em virtude dos fatos apresentados, é necessário que mudanças ocorram na sociedade e que alterem a forma de pensar da população. Inicialmente, o assunto deve ser discutido na escola, em prováveis reuniões para pais e alunos. Conversas com especialistas da saúde sendo apresentadas para a comunidade, cartazes em locais públicos, assim como a discussão dessa pauta nas mídias sociais, televisão e rádio, são estratégias para amadurecer o pensamento de muitos. Sendo responsabilidade do governo, juntamente com o ministério da saúde, oferecer recursos para tais ações. Desta forma, os números de doação de órgãos poderão crescer e a mesma poderá ser vista melhor perante a sociedade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Para tirar 1000 no enem aqui está os critérios
    1.Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
    Dicas: use o máximo de conectivos após os pontos finais para ligar as orações, sempre que usar siglas escreva o nome inteiro, quando usar dados informe a fonte, a conclusão deve ter agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento, pegue essas informações e arrase! Acredite no seu potencia!l
    Espero ter ajudado, avalie meu comentário !

    • 1
  2. Olá.
    No primeiro parágrafo, seria interessante o uso de uma boa alusão/citação, por se tratar de uma introdução, deve ser bem colocada.
    O desenvolvimento 1 foi bem relacionado com o dado apresentado.
    O desenvolvimento 2 teve a ausência de uma boa alusão que comprove sua argumentação.
    O conclusão apresentou uma proposta de intervenção completa.
    *Erros ortográficos que encontrei: na última frase da conclusão, a palavra doação está no singular, não concordando com “os números” que estão no plural.
    O Ministério da Saúde também deverá estar em letras maiúsculas por se tratar de um nome próprio.

    • 1
  3. Nota 01 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 140 – é desenvolvido de maneira adequada, mas apresenta abordagem superficial.
    Nota 03 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 05 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.