As dificuldades para o aumento da doação de órgãos no Brasil

  • 0

É notório que no Brasil, a doação de órgãos ainda surte um efeito de discriminação por muitos, principalmente em relação as famílias religiosas. A Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, legaliza a remoção de órgãos para transplante e doações, desde que seja autorizado pelo doador ou responsável. Essa situação dificulta a salvação de vidas, pois a autorização deste ato encontra-se fragilizada pelo momento que o responsável ou o doador passa.
Em decorrência desses aspectos é viável salientar que essa atitude é de livre-árbitro, e por isso, diversas vezes não é debatida pelos órgãos governamentais, o que dificulta a compreensão dos cidadãos sobre o assunto, pois muitos não tem informações suficientes ou de total forma da questão.
Em consequência disso, as taxas de mortalidade brasileira aumentam cada vez mais, ademais milhões de pessoas morrem na fila de espera por um órgão, ou procuram mercados clandestinos que lhe causam a mesma. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mais de 30 mil pacientes estavam na fila de espera em 2018 e destes, 1.286 faleceram no primeiro semestre. Esses agravantes mostram a dificuldade enfrentada para a recepção de um órgão, que ainda leva vários fatores em consideração, como a compatibilidade para ser ou não transplantado.
Faz-se necessário portanto, que a Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com o Governo Brasileiro, aumentem o nível de campanhas sobre a conscientização da doação de órgãos, através de palestras introduzidas nos âmbitos escolares, além de relacionar uma autorização familiar na Certidão de Nascimento que possibilite ou não o transplante de órgãos, sendo, que a mesma possa ser alterada no futuro. Essas medidas fazem de suma importância para relacionarem-se com o famoso ditado popular “fazer o bem sem olhar a quem”, assim é possível salvar mais vidas e diminuir os índices de mortalidades no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. E foje foj cieh f ieh ieh hc iehc ishc ihwc ich ihf sib eisbisbcishc isbcisbosbcibsc isbcisbcisbihc ihw f ofhw owb oeb oeb ob oeb owb oh f oceb h osc osbc owb ofwb oefh wib ofb ifw ifwh owf ccwih o h wifb ihw i wbcwib icwhc iwhf ifwh wich wich cwihf ohw ohfw ofh fwoh iwf fwoh fwih fihf obwf ibb fwiwb fifw ifw ihfwifwh wfob iwh owh hihfwb b ib wibc hiwc bicwb oda hcwo hobw ixw h diwbd obf owf fwih owfoh fwobwf ofwb ibfwb ibfw ifwb ibwb iwfb obw dbo

    • 0
  2. Sua redação está bem argumentada com os dados estatísticos, mas, como dito em outras correções, não exagere nas informações de terceiros. Os corretores do Enem analisam o seu conhecimento. Houve alguns erros com conectivos, mas de fácil resolução.
    Fora isso, está tudo bem estruturado.

    • 0
  3. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 200. domina bem a linguagem formal e escreveu corretamente
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200. compreendeu a proposta de redação, a plicou conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema e argumentou perfeitamente.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200 argumentou sem medo, parabéns.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 150. teve alguns erros de coesão textual, porém nada que não da pra resolver
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 180.Lembre-se de responder claramente, o quê, quem, como e para quê da medida.
    930 parabém, continue assim.

    • 0
  4. Gostei da sua redação
    Introdução ✔️
    Relacionou bem seus Desenvolvimentos✔️
    Conclusão quando mencionou os agentes✔️
    Só toma cuidado com excesso de alusões, dados essas coisas, pois o mais importante é o seu ponto de vista, sua tese.
    Conectivos usados da maneira certa✔️
    Lendo bastante no dia a dia e trazendo tudo ao seu favor só vai lhe ajudar

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.