As dificuldades na inserção de jovens no mercado de Trabalho (Obrigada por corrigirem)

  • 0

Na contemporaneidade do Brasil, a taxa de desemprego  é uma das principais causas da inflação elevada e da economia em crise. Entretanto, vale ressaltar que existem muitos jovens que fazem parte da População Economicamente Ativa (PEA) que, ou possui uma graduação no exterior, ou possui apenas um curso técnico no currículo, o que dificulta a sua inserção no mercado de trabalho.

Mercado este que na maioria das vezes prefere contratar uma pessoa com baixa pretensão salarial, normalmente quem possui uma graduação e que tenha experiência na área, do que um jovem que tenha concluído recentemente a graduação e que possua pouca ou nenhuma experiência. Sob essa mesma perspectiva é notável perceber o como o ramo de atividades trabalhistas vem se tornando muito exigente, selecionando pessoas que estarão apenas compondo a base da empresa e restringindo indivíduos que poderiam dar uma nova visão a mesma.

Sob esse cenário é possível a associar com a alta taxa da desigualdade social, que priva o jovem de baixa renda do acesso a grandes oportunidades. É possível notar o quanto o problema anteriormente citado afeta empresas na hora de empregar um indivíduo, composta por pessoas não muito qualificadas (a maioria sem pós graduação) e que tenham conhecimentos básicos em informática e inglês, tendo é claro, que comprovar por meio de certificado que possui esses requisitos.

Para reverter a situação acima citada, é necessário haver uma mobilização por parte das empresas e instituições de graduação para ajudar os graduandos a conseguirem capacitações exigidas pelo mercado de trabalho. E também um grande agente de intervenção é o órgão público, que deve criar cursos capacitados e de fácil acesso para auxiliar na inserção do indivíduo no atual mercado de trabalho, tendo adquirido grande parte das exigências solicitadas.

Compartilhar

1 Correção

  1. INTRODUÇÃO: sua introdução não está coerente ao modelo de introdução que o enem exige. Sentir falta da alusão, sem ela sua introdução fica pobre e você acaba perdendo nota.
    D1: cuidado com a linguagem informal, e mais uma vez, você não usou nenhum repertório sociocultural, isso faz com que você perca muito ponto, e que deixe sua argumentação fraca. Você não começou esse parágrafo com conectivo, que é um erro grave também, você perde ponto com isso.
    D2: sempre que você usar um conectivo, se usa uma vírgula após ele. seu desenvolvimento está desestruturado não tem um repertório, argumentação fraca.
    CONCLUSÃO: sua proposta de intervenção está incompleta. Só conseguir encontrar agente e a ação.

    qualquer dúvida, é só me chamar. Bons estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.