As dificuldades enfrentadas pelo Brasil na área da educação

  • 0

Um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, o educador e filósofo Paulo Freire, afirmava que ” se a educação sozinha não transforma, sem ela tampouco a sociedade muda”. De maneira análoga à realidade do Brasil, verifica-se a necessidade de um olhar mais atento para as dificuldades enfrentadas no âmbito educacional. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e possível solução para atenuar esse impasse.

Em primeira análise, é válido ressaltar a falta de investimento em tecnologias como um dos principais fatores que corroboram o desencadeamento do impasse. De acordo com uma pesquisa realizada pelo ibope ” cerca de 81% das escolas públicas possuem laboratórios de informática, porém apenas 59% das escolas o usam “. Tal informação se concretiza, pois, a maioria  dos computadores nem sequer funcionam e justamente, por isso, torna-se difícil o uso desse ambiente para um ensino efetivo. Logo, faz-se imprescindível, portanto, a dissolução desse cenário.

Cabe abordar ainda, o déficit de infraestrutura como o segundo motivo que vai ratificar o desenvolvimento da problemática. Consoante aos estudos realizados pelo G1 ” apenas 4,5% das instituições têm infraestrutura completa”. Dessa forma, é inadmissível que professores e alunos continuem tendo que trabalhar em um espaço ,onde, as condições estruturais são de péssimas qualidades.

Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os impactos causados pelas dificuldades enfrentadas pelo Brasil na área da educação. Destarte, urge ao Ministério da Educação promover e realizar projetos, com a ajuda de profissionais qualificados para que, assim, aconteça a liberação de novas tecnologias e o aprimoramento do suporte escolar, por meio de verbas governamentais. Desse modo, espera-se, com isso, a melhoria  do panorama atual de iniquidade.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá.
    Gostei bastante da sua redação, você está de parabéns!
    Utilizou repertórios excelentes,isso tornou a sua redação rica em informações.
    Usou muito bem os conectivos trazendo coerência.
    A D1 e D2 como consequências que se complementam foi ótimo.
    E a proposta de intervenção foi muito bem detalhada.

    • 0
  2. Olá.
    Gostei bastante da sua redação, você está de parabéns!
    Utilizou repertórios excelentes,isso tornou a sua redação rica em informações.
    Usou muito bem os conectivos trazendo coerência.
    A D1 e D2 como consequências que se complementam foi ótimo.
    E a proposta de intervenção foi muito bem detalhada.

    • 0
  3. Parabéns! Deveras uma redação muito bem estruturada. Tens um vocabulário extenso, isso é ótimo! É o que um corretor de vestibular espera. Soube usar corretamente os conectivos, soube deixar o texto claro e coezo e soube concluir cada parágrafo. Parabéns mesmo, se continuar usando esse modelo de redação você conseguirá ir longe!

    • 0
  4. Está muito bem elaborada, estruturada, gostei da estrutura de sua tese, gostei também da forma como abordastes o assunto, muito bem com o uso dos conectivos, você fez o uso dos seus argumento muito bem, ao meu ver, você está de parabéns, continue assim, se esforce bastante, tô só tentando preencher isso aqui.

    • 0
  5. Texto super bem elaborado,com uma tese super bem elaborada,conectivos no uso certo!
    Acredito que na redação o contexto foi bem específicos,dando a perceber do que se tratava sem travar ou ficar confuso.Usou perfeitamente o uso da argumentação,encaixando corretamente os dados base,sendo assim acredito que ao meu ver está de parabéns
    Espero ter ajudado :)

    • 0
  6. Competência I : 160 pontos competência II: 200 pontos CompetênciaIII: 160 pontos Competência IV: 160 pontos Competência V: 160 pontos Competência V : que profissionais? Texto bem elaborado com uso de conectivos retomada de tese boa argumentação

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.